ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Prevenção a depressão na terceira idade dos alunos da EJA
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Avenida dos Desfiles - 1ª CRE
Avenida Salvador de Sá S/N Setor 12 - Cidade Nova
Unidade não vocacionada


AUTORES

TALITA DE ALMEIDA STUTZ

Licenciada em Geografia pela Universidade Gama Filho (2010). Especialização em Dificuldade de Aprendizagem pela Cândido Mendes (2019).
Professora da SME desde 2009.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora Adjunta

Rosália da Silva Marques

Licenciada em Pedagogia em 2005. Pós-graduada em Neurociência em 2021.
Desde 2011 na SME. em 2022 Assumiu a Coordenação Pedagógica do Ciep Avenida dos Desfiles na EJA.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Coordenadora Pedagógica

Alessandra Aranha Teixeira

Licenciada em História pela UERJ. Mestrado em História Política.
Na SME desde 1999. Na direção do Ciep Avenida dos Desfiles desde 2012.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora IV

Rosane Abrantes da Silva Gonçalves

Ensino Superior Normal e licenciada em pedagogia.
Na SME desde 1999. Diretora Adjunta do Ciep Avenida dos Desfiles desde 2018.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora Adjunta

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA I - Bloco 1
EJA I - Bloco 2
EJA II - Bloco 1
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA

Essa atividade teve como objetivos:

Promover a temática da saúde mental abordando a prevenção da depressão e do suicídio , fortalecendo a resiliência emocional dos alunos e membros da comunidade escolar, através de ações educativas, divulgação de suporte psicológico, atividades de convivência e campanhas de conscientização, visando criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo que priorize o bem-estar emocional e a qualidade de vida.

COMPONENTE CURRICULAR
EJA I - Bloco 1 - Educação Física - Conhecer o seu corpo e atitudes promotoras de saúde, como a prática de exercícios físicos, os hábitos de higiene e a alimentação saudável.
EJA I - Bloco 2 - Ciências - Compreender a saúde como um direito social constitucional, como bem individual e coletivo, e como o completo bem-estar físico, mental e social, base para as ações dos sujeitos no meio em que vivem.
EJA II - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Experimentar a oralidade como meio de produção de si e do mundo; de criação, expressão, comunicação, argumentação e interação social, em situações e contextos diversos, formais e informais, inclusive em meio digital, adequados aos objetivos, gêneros discursivos e interlocutores, nas culturas brasileira, popular, indígenas e afro-brasileiras.
EJA II - Bloco 2 - Educação Física - Analisar criticamente os valores difundidos pelas mídias como padrões para beleza, saúde, desempenho físico, comportamentos e cultura, seus contextos e como impactam os diferentes grupos sociais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/8/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A ideia de abordar a temática de depressão na terceira idade surgiu ao final do ano de 2023 quando os alunos assistiram o documentário "Falas da terceira idade" em comemoração ao Dia do Idoso, onde muitos alunos fizeram relatos sobre o medo da solidão, tristeza de ficar sozinho após os filhos saírem de casa, o sentimento de inutilidade depois da aposentadoria e conforme o tempo passa a perda dos parentes e amigos. Outro fator marcante para a realização deste projeto, foram duas alunas que se afastaram da escola com atestados médicos e diagnóstico de depressão. Então, a equipe diretiva da escola percebeu a urgência em abordar a especificidade da depressão na terceira idade que se manifesta de forma diferenciada do que na juventude.

O projeto teve início nos centros de estudos com o planejamento das as ações para combater a depressão, com auxílio do PROINAPE, que nos orientou para uma abordagem tranquila sobre o tema com os alunos. No primeiro momento, realizamos rodas de conversas empáticas sobre a temática em sala de aula, onde os alunos puderam compartilhar seus conhecimentos sobre o tema. Nas rodas de conversa, a equipe docente realizou uma escuta ativa, ouvindo relatos a cerca das experiências envolvendo questões de saúde mental dos alunos pertencentes a terceira idade.

No segundo momento, a escola convidou a psicóloga Jessica Campos, que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, para esclarecimentos dúvidas sobre a temática e também orientou a todos onde procurar ajuda e o que fazer quando a pessoa se encontra em estado de vulnerabilidade psicológica, seja os próprios alunos ou pessoas próximas.

No terceiro momento, os alunos já munidos de informações do tema, fizeram registros escritos tanto de forma individual quanto coletiva dos principais pontos abordados durante toda discussão sobre saúde mental e prevenção a depressão e suicídio com o foco na terceira idade.

A partir desses registros foi produzido uma pequena cartilha de prevenção a depressão na terceira idade que foi elaborada coletivamente pelos alunos da EJA I bloco 1 e 2, destacando o que foi de mais marcante para eles: identificação dos sintomas de depressão e as ações de prevenção a ela.

Durante todo o projeto percebeu-se a motivação, interesse e envolvimento dos alunos de todas as idades que participaram dando seus sinceros relatos e compartilhando suas experiências. Ao final do projeto, tivemos um número expressivo de alunos que solicitaram ajuda a direção da escola pedindo encaminhamentos para avaliação psicológica na Clínica da Família. O maior ganho, no entanto, foi a aproximação entre os alunos e equipe pedagógica e diretiva que sensibilizados a partir das atividades desenvolvidas, construíram laços afetivos durante o processo e assim se tornou possível a produção de um ambiente escolar mais acolhedor para todos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/pdf/viewer.php?arquivo=orientacoes-curriculares-eja-rio-ed-2023&pdf=../arq

https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/cartilha_setembroamarelo_2020-2.pdf

https://www.ifpb.edu.br/prae/assistencia-estudantil/panfleto-oficial-pdf.pdf

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_viver_mais_melhor_melhor_2006.pdf

Registros
IMAGENS
Entendendo a Depressão na Terceira da idade.
Cartilha produzida pelos alunos.
Roda de conversa com a psicóloga.
convite da roda de conversa.
Roda de conversa com a psicóloga.
Roda de conversa com a psicóloga.
Roda de conversa com a psicóloga.
Mural participativo sobre saúde mental.
Mural participativo sobre saúde mental.
Mural participativo sobre saúde mental.
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.