TALITA DE ALMEIDA STUTZ
Licenciada em Geografia pela Universidade Gama Filho (2010). Especialização em Dificuldade de Aprendizagem pela Cândido Mendes (2019).
Professora da SME desde 2009.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora Adjunta
Rosália da Silva Marques
Licenciada em Pedagogia em 2005. Pós-graduada em Neurociência em 2021.
Desde 2011 na SME. em 2022 Assumiu a Coordenação Pedagógica do Ciep Avenida dos Desfiles na EJA.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Coordenadora Pedagógica
Alessandra Aranha Teixeira
Licenciada em História pela UERJ. Mestrado em História Política.
Na SME desde 1999. Na direção do Ciep Avenida dos Desfiles desde 2012.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora IV
Rosane Abrantes da Silva Gonçalves
Ensino Superior Normal e licenciada em pedagogia.
Na SME desde 1999. Diretora Adjunta do Ciep Avenida dos Desfiles desde 2018.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora Adjunta
Essa atividade teve como objetivos:
Promover a temática da saúde mental abordando a prevenção da depressão e do suicídio , fortalecendo a resiliência emocional dos alunos e membros da comunidade escolar, através de ações educativas, divulgação de suporte psicológico, atividades de convivência e campanhas de conscientização, visando criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo que priorize o bem-estar emocional e a qualidade de vida.
A ideia de abordar a temática de depressão na terceira idade surgiu ao final do ano de 2023 quando os alunos assistiram o documentário "Falas da terceira idade" em comemoração ao Dia do Idoso, onde muitos alunos fizeram relatos sobre o medo da solidão, tristeza de ficar sozinho após os filhos saírem de casa, o sentimento de inutilidade depois da aposentadoria e conforme o tempo passa a perda dos parentes e amigos. Outro fator marcante para a realização deste projeto, foram duas alunas que se afastaram da escola com atestados médicos e diagnóstico de depressão. Então, a equipe diretiva da escola percebeu a urgência em abordar a especificidade da depressão na terceira idade que se manifesta de forma diferenciada do que na juventude.
O projeto teve início nos centros de estudos com o planejamento das as ações para combater a depressão, com auxílio do PROINAPE, que nos orientou para uma abordagem tranquila sobre o tema com os alunos. No primeiro momento, realizamos rodas de conversas empáticas sobre a temática em sala de aula, onde os alunos puderam compartilhar seus conhecimentos sobre o tema. Nas rodas de conversa, a equipe docente realizou uma escuta ativa, ouvindo relatos a cerca das experiências envolvendo questões de saúde mental dos alunos pertencentes a terceira idade.
No segundo momento, a escola convidou a psicóloga Jessica Campos, que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, para esclarecimentos dúvidas sobre a temática e também orientou a todos onde procurar ajuda e o que fazer quando a pessoa se encontra em estado de vulnerabilidade psicológica, seja os próprios alunos ou pessoas próximas.
No terceiro momento, os alunos já munidos de informações do tema, fizeram registros escritos tanto de forma individual quanto coletiva dos principais pontos abordados durante toda discussão sobre saúde mental e prevenção a depressão e suicídio com o foco na terceira idade.
A partir desses registros foi produzido uma pequena cartilha de prevenção a depressão na terceira idade que foi elaborada coletivamente pelos alunos da EJA I bloco 1 e 2, destacando o que foi de mais marcante para eles: identificação dos sintomas de depressão e as ações de prevenção a ela.
https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/pdf/viewer.php?arquivo=orientacoes-curriculares-eja-rio-ed-2023&pdf=../arq
https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/cartilha_setembroamarelo_2020-2.pdf
https://www.ifpb.edu.br/prae/assistencia-estudantil/panfleto-oficial-pdf.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_viver_mais_melhor_melhor_2006.pdf