A atividade foi realizada em três etapas, como se vê a seguir:
3.1: Os alunos ouviram um podcast que eu havia criado sobre os impactos da tecnologia na definição do ser humano, da nossa relação cada vez mais mediada pela inteligência artificial e outros recursos e dispositivos tecnológicos;
3.2. Em duplas, os alunos foram construindo um roteiro sobre os pontos a ser mencionados no podcast: o que significa fake news; dicas de checagem das publicações recebidas; locais de maior divulgação de fake news; e o que fazer caso você repasse uma fake news sem querer.
Ao analisar o planejamento e execução da atividade, acredito que ela tenha alcançado as três dimensões propostas pela pedagogia midiaeducativa, como a seguir: análise contextual; análise textual e produção criativa.
O planejamento e a realização da atividade se deram a partir da observação de fenômenos do cotidiano que estavam materializados em forma de vídeo e notícia.
A partir desta análise contextual e textual, problematizou-se o fenômeno fake news, sobretudo no que tange a compartilhamento e prevenção.
Durante todo o processo a dimensão criativa foi provocada. Em meio às discussões, os alunos expressaram suas opiniões, leram e interpretaram uma notícia, construíram um roteiro e gravaram um podcast.
Os estudantes foram provocados a produzir um conteúdo digital (podcast) de forma crítica e criativa. Além do protagonismo deles, que compartilharam o podcast no Instagram da escola, foi possível ultrapassar os muros da unidade e chegar a toda a comunidade escolar.