ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Práticas alfabetizadoras 2021: Emília
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Alberto de Oliveira - 11ª CRE
Avenida Sete 1411 - Galeão
AUTOR(ES)
Renata Fernandes Tavares Botelho
Nasci em 24/11/1988 em Minas Gerais, mas sou carioca de coração desde a minha chegada à Cidade Maravilhosa em 1992.

Aluna da rede pública municipal na Educação Básica, estudei em escolas da CRE em que atuo. Formei-me inicialmente em Gestão de Recursos Humanos e concluí depois um curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, o Iserj, onde me apaixonei por educação.

Durante o curso, estagiei na E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE) no bairro da Portuguesa, onde em seguida trabalhei como agente educadora concursada. Ainda durante o curso de Pedagogia, tomei posse como secretária escolar na E.M. Lavínia Dória (11ª CRE) no Galeão e lá trabalhei por cerca de três anos.

Finalmente formada, em 2015, comecei a lecionar na E.M. Anita Garibaldi (11ª CRE) no Galeão.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF Anos Iniciais
OBJETIVOS

  • Apresentar Monteiro Lobato – o autor homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil – e seus mais conhecidos personagens: a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo;
  • Promover uma reflexão sobre a importância da leitura e da escrita; e
  • Estimular o interesse pela leitura através do lúdico.

ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
1º ano - Língua Portuguesa - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2021 até Abril/2021

Na semana que antecedeu o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), trabalhei o tema Sítio do Pica-pau Amarelo, dando ênfase aos personagens Emília e Visconde – além de manter a rotina de leitura diária, estimulando na turma o interesse pela leitura.

Trabalhamos as letras iniciais e a quantidade de letras e sílabas das palavras. Observamos características dos personagens, interpretamos textos curtos, fizemos reflexões sobre o autor dos personagens (Monteiro Lobato) e sobre qual é considerada sua principal obra, na qual aparecem os personagens estudados: Reinações de Narizinho.

Ouvimos as canções Emília, de Pepeu Gomes e Baby do Brasil e Sítio do Pica-pau Amarelo, de Gilberto Gil. Em seguida, procuramos vogais, consoantes e palavras nas letras dessas canções e os alunos assistiram a vídeos (clipes) delas.

Na Matemática, o Sítio também despontou como tema. As crianças montaram Emílias e Viscondes de papel e criamos cartazes. A atividade foi seguida pela confecção de máscaras de Emília para as meninas e de Visconde para os meninos.

No dia 20 de abril, fizemos uma culminância com a participação de professores e outros funcionários da escola, dando vida aos personagens principais do Sítio em uma apresentação no auditório da escola para alunos de todas as turmas.

A rotina é essencial na alfabetização: roda/momento de leitura, chamadinha, alfabeto, calendário etc.

Conectar as atividades com o momento vivido na escola facilita o processo de contextualização e a compreensão da importância de se ler e escrever.

O lúdico torna a aprendizagem mais prazerosa e, por essa razão, devemos usá-lo sempre.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Atividade texto e interpretação, classificação silábica: Emília, Sítio do Pica-pau Amarelo. Ideia Criativa Educa, 27 abr. 2011. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/834080793503851953/. Acesso em 9 abr.2021.

Bonecos para montar

Maria Delfina. Dia 18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil: trabalhos e texto para imprimir. Ler com Prazer. Disponível em: http://ler-com-prazer.blogspot.com/2011/04/dia-18-de-abril-dia-nacional-do-livro.html. Acesso em 12 abr. 2021.

Desenhos e máscaras do Sítio do Pica Pau Amarelo para pintar, recortar e imprimir. Atividade para imprimir.

Disponível em http://atividades-imprimir.blogspot.com/2014/07/desenhos-e-mascaras-do-sitio-do-pica.html. Acesso em 12 abr. 2021

Emília, a boneca gente – Baby Consuelo (com imagens). YouTube, 10 set. 2016. Disponível em: https://youtu.be/vYcHA-1kT94. Acesso em 9 abr. 2021.

Fazendo arte! Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/604045368745997031/. Acesso em 12 abr. 2021.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24.ed. atualizada. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Reimpressão, 2007. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 39.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

Imagens

Imagens Sítio do Pica-pau Amarelo. Disponível em https://br.pinterest.com/pin/658581145521472192/. Acesso em 12 abr. 2021.

Sítio do Pica-pau Amarelo – Abertura. YouTube, 2016. Disponível em https://youtu.be/GO94XCuXEqs. Acesso em 9 abr. 2021.

Personagens.

Sítio do Pica-pau Amarelo. Disponível em https://br.pinterest.com/pin/604045368774399751/. Acesso em 12 abr. 2021

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1.ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.