ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Cultura Maker
Projeto Semáforo com Arduino
GET
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Coelho Neto - 6ª CRE
Rua Umbuzeiro 455 - Ricardo de Albuquerque
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Experimental Tecnológico - GET
AUTOR(ES)
André Máximo Silva do Carmo
Meu nome é André e sou professor na rede de escolas da Prefeitura do Rio desde 2011. Bacharel e licenciado em História, atualmente faço pós-graduação em Tecnologia e Cultura Maker. Atuo na E.M. Coelho Neto (6ª CRE, Ricardo de Albuquerque) que, em março de 2022, foi a segunda escola a se tornar GET (Ginásio Experimental Carioca) no município. Fui escolhido para ser professor articulador (PA) desse projeto por conta do meu gosto por tecnologia. Fui o responsável por criar a eletiva de Informática na Escola, o que me possibilitou ensinar Word, Excel e Powerpoint aos alunos durante muitos anos. Como PA, procuro inserir as práticas tecnológicas e auxiliar os professores nas demandas pertinentes ao projeto do GET. Como docente do GET, procuro inserir nas aulas temas relacionados à abordagem STEAM (sigla em inglês para metodologia educacional interdisciplinar que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e fomentar os quatro pilares da Cultura Maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ensino Fundamental II atualmente exercendo a função de professor articulador do Get Coelho Neto.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
O objetivo principal desta atividade é fomentar o interesse pela educação no trânsito, despertando nos alunos a conscientização para um diálogo melhor entre motoristas e pedestres. Outro ponto de destaque é o conhecimento das funções do Arduino, um microcontrolador destinado a realizar programações em Robótica e circuitos elétricos. O ensino da Robótica, aliado às práticas pedagógicas, torna-se muito pertinente neste projeto.
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Identificar as relações de causa e consequência.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Março/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Nosso projeto foi realizado inicialmente com os alunos no final do ano passado. Fui convidado a replicar essa boa prática para todos os professores articuladores dos GETs em formação realizada pela MultiRio.

A prática envolveu o seguinte roteiro:

  • Púbico-alvo: PAs dos Ginásios Experimentais Cariocas.
  • Metodologia: Aula expositiva com momento mão-na-massa (a equipe de professores produziu uma programação que simulava o funcionamento de um semáforo por meio do software do Arduino).
  • Materiais utilizados: computador, internet, o software Arduino, a placa do Arduino, 1 cabo de conexão, 3 LEDs (1 vermelho, 1 amarelo e 1 verde), 3 resistores de 220 ou 330 ohms, jumpers, e uma protoboard (placa de prototipagem; ferramenta que permite montar circuitos eletrônicos de forma temporária).

Habilidades BNCC

  • EF08CI02 – Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

Competências BNCC

  • 02 – Pensamento científico, crítico e criativo.
  • 05 – Cultura digital.

A atividade está inserida no projeto político-pedagógico da escola, um GET, pois envolveu a Robótica e o Pensamento Computacional e as Tecnologias Digitais da Informação (TDICs).

Os resultados foram bem satisfatórios. Separamos cinco grupos de quatro a seis professores. Cada grupo deveria efetivar a montagem dos componentes na protoboard e, em seguida, criar a programação no Arduino, no tempo estipulado de uma hora. (Também pode ser feita uma maquete representando uma estrada com veículos e incluir os LEDs ou um semáforo eletrônico em miniatura já pronto – este semáforo deverá ser programado da mesma forma pelo Arduino). Todos conseguiram dar conta das atividades no tempo determinado, fazendo com que os LEDs piscassem simulando um semáforo.

Achei pertinente o desenvolvimento do projeto para a comunidade escolar, na medida em que contribui para a educação no trânsito, a obediência às sinalizações e ajuda a evitar acidentes e infrações. Quanto ao resultado, acho importante este tipo de prática nas escolas, pois desperta o sentido de responsabilidade e respeito às regras de sinalização, já que os alunos serão os futuros motoristas nas nossas ruas, estradas e avenidas. Vale a pena também ressaltar que, ao trabalhar com Robótica na programação do Arduino, os alunos desenvolvem concentração, raciocínio lógico e o Pensamento Computacional.

Registros
IMAGENS
Momento da explicação sobre o Arduíno e suas possibilidades
Explicação sobre os componentes do projeto
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.