Iniciamos a ação Acessando a Plataforma 3.0, verificando a frequência diária dos alunos e quantificando a porcentagem dos presentes. Em seguida, fizemos uma assembleia para explicar aos estudantes e a toda comunidade escolar o desenvolvimento desta ação, bem como a importância da frequência diária no processo de ensino-aprendizagem.
O passo seguinte foi registrar a contagem feita pela equipe em uma tabela afixada no pátio da unidade de ensino. É por esta tabela que os estudantes acompanham a frequência mensal de cada turma, que vem destacada com as cores verde, vermelho e amarelo (respectivamente, ótimo, crítico e atenção). A turma que obtém o maior percentual de frequência em cada mês é contemplada com atividades recreativas e esportivas no pátio da escola.
Com a prática, estimulamos a competição entre as turmas e constatamos que o empenho dos alunos foi notório. A disponibilização de informações no pátio da escola despertou a curiosidade no alunado e todos passaram a acompanhar atentos os dados da frequência diária.
No decorrer do mês, o estímulo foi frequente! As lideranças passavam nas salas incentivando o processo competitivo. No dia 03/04, um mês após o início do plano, fizemos outro levantamento e o resultado foi surpreendente! Obtivemos como menor percentual 89,8% de frequência em uma turma. As demais, apresentaram frequência superior a 91%. Os resultados altamente positivos nos dão a certeza de continuidade aos procedimentos até aqui adotados.