Moro há mais de 25 anos em Pedra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Tenho o privilégio de ser educadora da rede pública municipal da cidade e de atuar em minha comunidade.
Como moradora e educadora, busco sempre valorizar a cultura local em minhas aulas. No início do ano, percebi que meus alunos do 3º ano do Fundamental mal conheciam a história do lugar onde vivem, já que transitam pouco pelo bairro e ficam restritos ao trajeto casa-escola-casa. Quando questionados sobre onde moravam, muitos apontavam o beco ao lado do bar do sr. fulano, na rua do mercado X, por exemplo.
Em uma atividade de representação cartográfica proposta pela Apostila Rioeduca, da SME, identifiquei a oportunidade de explorarmos o bairro, mostrar a importância de informar o endereço completo, os pontos de referência e, principalmente, de estimular o sentimento de pertencimento. Desenvolvi uma atividade composta de três etapas: Registro do Endereço, Localização da Residência no Google Maps e Representação Cartográfica.
Na primeira, Registro do Endereço, cada aluno trouxe de casa seu endereço completo escrito no caderno com a ajuda da família. Na atividade, pudemos explorar os conceitos de bairro, rua, número, complemento e CEP, definir em que situações utilizamos nosso endereço e discutir a importância de conhecermos nosso endereço completo.
Na aula seguinte, Localização da Residência no Google Maps, eu pude exibir, via aplicativo, a quadra onde se situa nossa escola (E.M. Rivadávia Manoel Pinto) e apresentar as imagens em street view (modo de visualização real da rua). Em seguida, exploramos os pontos de referência da rua da escola. Depois, mostrei a localização da minha residência e apresentei seus pontos de referência. Os alunos puderam ler seus endereços (com a minha ajuda, sempre que necessário) e buscamos localizá-los na internet.
Uma primeira constatação foi que os estudantes que não tinham trazido de casa seus endereços completos escritos no caderno não conseguiram localizar suas casas. Mas tiveram a oportunidade de apresentar a informação completa na aula seguinte.
A atividade foi um verdadeiro sucesso! Todos conseguiram participar e não foram necessárias grandes adaptações para os alunos incluídos. Todos conseguiram localizar suas casas quando entravam em suas ruas.
Também Identificamos e debatemos problemas como depósitos de lixo em locais impróprios, ausência de asfalto nas vias, ausência de saneamento básico nas moradias, falta de espaços de lazer para a comunidade local e, sempre que possível, retomamos essas questões.
Em seguida, os estudantes foram fotografados localizando suas casas na tela projetada. Eu digitava o nome da rua no Google Maps e eles iam me guiando: “pra frente, pra trás, ao lado do mercado! (…)” Quando eles localizavam as casas, era uma felicidade! Ficavam extremamente orgulhosos de apresentar seus lares e perguntavam se eu achava a casa bonita. Muitos contaram que foram seus pais e avós que as construíram. E gostaram bastante de descobrir onde a professora mora e de saber que agora eu sei onde eles moram!