ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Explorando o meu bairro via Google Maps
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rivadávia Manoel Pinto - 10ª CRE
Avenida Litorânea S/N - Guaratiba
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Karina Trotta
Sou professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública da Prefeitura do Rio desde 2021. Formei-me pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com especializações em Supervisão Educacional e em Educação Corporativa. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação, atuo nos programas Transforma (Programa de Educação dos Jogos Rio 2016) e Nave (Núcleo Avançado em Educação). Sou defensora da escola pública de qualidade para todos!
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental (PEF)
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
3º ano
OBJETIVOS

  • Apresentar o bairro (seus principais equipamentos públicos etc.) via ferramenta Google Maps.
  • Desenvolver nos estudantes um olhar crítico sobre os problemas do bairro (questões ambientais, falta de espaços de lazer etc.).
  • Conhecer as representações cartográficas (atividades da apostila).
  • Aproximar os alunos de seu território, despertando neles a sensação de pertencimento.

HABILIDADES
3º ano - Geografia - Identificar distintos tipos de representações cartográficas em diferentes escalas, reconhecendo e elaborando legendas com símbolos.
3º ano - Geografia - Identificar os problemas ambientais enfrentados em sua comunidade e no seu cotidiano escolar, relacionando os modos de vida, hábitos e culturas locais com o meio ambiente.
3º ano - História - Distinguir vizinhança de comunidade e bairro, a partir do referencial da casa ou da escola.
3º ano - História - Identificar e mapear os equipamentos públicos, além da escola, que estão presentes no bairro.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2022 até Junho/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Moro há mais de 25 anos em Pedra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Tenho o privilégio de ser educadora da rede pública municipal da cidade e de atuar em minha comunidade.

Como moradora e educadora, busco sempre valorizar a cultura local em minhas aulas. No início do ano, percebi que meus alunos do 3º ano do Fundamental mal conheciam a história do lugar onde vivem, já que transitam pouco pelo bairro e ficam restritos ao trajeto casa-escola-casa. Quando questionados sobre onde moravam, muitos apontavam o beco ao lado do bar do sr. fulano, na rua do mercado X, por exemplo.

Em uma atividade de representação cartográfica proposta pela Apostila Rioeduca, da SME, identifiquei a oportunidade de explorarmos o bairro, mostrar a importância de informar o endereço completo, os pontos de referência e, principalmente, de estimular o sentimento de pertencimento. Desenvolvi uma atividade composta de três etapas: Registro do Endereço, Localização da Residência no Google Maps e Representação Cartográfica.

Na primeira, Registro do Endereço, cada aluno trouxe de casa seu endereço completo escrito no caderno com a ajuda da família. Na atividade, pudemos explorar os conceitos de bairro, rua, número, complemento e CEP, definir em que situações utilizamos nosso endereço e discutir a importância de conhecermos nosso endereço completo.

Na aula seguinte, Localização da Residência no Google Maps, eu pude exibir, via aplicativo, a quadra onde se situa nossa escola (E.M. Rivadávia Manoel Pinto) e apresentar as imagens em street view (modo de visualização real da rua). Em seguida, exploramos os pontos de referência da rua da escola. Depois, mostrei a localização da minha residência e apresentei seus pontos de referência. Os alunos puderam ler seus endereços (com a minha ajuda, sempre que necessário) e buscamos localizá-los na internet.

Uma primeira constatação foi que os estudantes que não tinham trazido de casa seus endereços completos escritos no caderno não conseguiram localizar suas casas. Mas tiveram a oportunidade de apresentar a informação completa na aula seguinte.

A atividade foi um verdadeiro sucesso! Todos conseguiram participar e não foram necessárias grandes adaptações para os alunos incluídos. Todos conseguiram localizar suas casas quando entravam em suas ruas.

Também Identificamos e debatemos problemas como depósitos de lixo em locais impróprios, ausência de asfalto nas vias, ausência de saneamento básico nas moradias, falta de espaços de lazer para a comunidade local e, sempre que possível, retomamos essas questões.

Em seguida, os estudantes foram fotografados localizando suas casas na tela projetada. Eu digitava o nome da rua no Google Maps e eles iam me guiando: “pra frente, pra trás, ao lado do mercado! (…)” Quando eles localizavam as casas, era uma felicidade! Ficavam extremamente orgulhosos de apresentar seus lares e perguntavam se eu achava a casa bonita. Muitos contaram que foram seus pais e avós que as construíram. E gostaram bastante de descobrir onde a professora mora e de saber que agora eu sei onde eles moram!

  • Resultado para o educador: maior conhecimento da realidade dos alunos; mais empatia e sensibilidade.
  • Resultado para os estudantes: maior conhecimento do bairro e de seus equipamentos culturais; reflexão sobre problemas do bairro (ambientais, falta de espaços de lazer etc.).
  • Representação cartográfica de mapas (atividade da apostila).

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort