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Boas Práticas
Anos Finais
Pequenos Escritores
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Oswaldo Teixeira - 5ª CRE
Rua Milão 95 - Quintino Bocaiúva
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Aline de Azeredo Laversveiler Guedes e Rose Monteiro da Silva Cézar
Aline de Azeredo L. Guedes é professora da Rede Municipal desde 2015. É graduada em Português e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui especialização em Ensino de Língua Portuguesa pelo Colégio Pedro II e atualmente é mestranda, pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com linha de atuação em Estudos de Linguagem e Práticas Sociais.

Rose Monteiro da Silva Cézar é professora da Rede Municipal desde 2011. É graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Português e Italiano. Possui mestrado em Didattica d`italiano come lingua straniera pela Università Ca` Foscari di Venezia.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

O Projeto Pequenos Escritores tem por objetivo principal promover a ressignificação do universo da escrita.

Neste projeto, os alunos são inseridos em uma didática do texto que não prevê somente uma nota atribuída ao final do bimestre, mas sim o percurso percorrido pelos alunos após as etapas de produção textual. Por terem ciência de que as produções em sala estarão disponíveis para a comunidade, os alunos sentem-se verdadeiramente motivados em participar do processo de criação e não sentem a tarefa de escrita e revisão do próprio texto como algo enfadonho.

Quando os textos dos alunos ganham visibilidade para além da sala de aula, observamos como o trabalho com a escrita criativa pode trazer mudança de comportamento, promovendo autonomia. E isso se reflete, invariavelmente, na autoestima dos alunos.

HABILIDADES
6º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos com linguagem, estrutura e elementos próprios dos textos em versos (verso, estrofe, rima, ritmo etc. ).
6º ano - Língua Portuguesa - Realizar processo de revisão de textos, verificando a adequação ao leitor e aos objetivos da comunicação.
6º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as estruturas de textos em prosa e em verso (parágrafos, períodos, orações, estrofes, versos), explicando as diferentes estruturas e o propósito comunicativo dos diferentes textos.
6º ano - Língua Portuguesa - Reescrever o texto, levando em conta o proposto na revisão textual.
7º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, letra maiúscula).
8º ano - Língua Portuguesa - Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
9º ano - Língua Portuguesa - Planejar a escrita do texto, adequada ao interlocutor e aos objetivos da comunicação, levando com conta: a finalidade, a circulação, o suporte, a linguagem, o gênero, o tema e o assunto.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2022 até Abril/2022

Dentre as dez competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), figuram como eixos relevantes o exercício do protagonismo, através da autoria na vida pessoal e coletiva, e a participação em práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Dentro deste viés, implementamos, em nossa escola, o Projeto “Pequenos Escritores”. Nele, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental produzem textos que são compartilhados com a comunidade escolar em evento de culminância dos trabalhos.

Consta, como habilidade indicada pela BNCC (EF69LP51), em todos os anos finais do ensino fundamental, o trabalho com o fazer textual, em que estão previstas as etapas de planejamento, revisão e reescrita. Sendo assim, a escrita deve ser vista como um ato de construção, em que seu processo de aprimoramento ocorre de modo contínuo.

Para desenvolver proficiência na escrita e contribuir para a segurança linguística dos alunos, concebemos o ensino da prática textual como um meio processual, em que estão previstos os seguintes passos: planejamento, produção, revisão e refacção. Sendo imperativo, portanto, perceber o evento de escritura como uma construção.

A metodologia do trabalho feito em sala contou com as seguintes etapas: círculos de leitura voltados para a temática da infância e para o gênero textual poema (alguns autores abordados em sala: Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Roseana Murray, Jose Paulo Paes, Manoel de Barros, dentre outros); bingo de rimas e jogos coletivos e oficinas de poesia de onde surgiram as primeiras versões dos textos.

A prática da produção e da refacção textual em sala, prevendo o engajamento dos alunos nos processos de planejamento, escrita, revisão/ reescrita contribuiu para um trabalho colaborativo, fazendo com que os alunos percebessem a atividade escrita como atividade processual e que pudessem ainda encontrar motivação para aprimorar o próprio texto, uma vez que estes seriam expostos em evento de culminância da Feira Literária que ocorre todos os anos, com o lançamento de um livro de poemas.

O trabalho com a práticas de linguagem em sala de aula deve ser aquele que se propõe a oferecer ao aluno maior agenciamento sobre seu fazer textual. Nesse sentido, o professor será a figura que vai, de modo dialógico, discutir os caminhos possíveis para que o aluno compreenda o processo de revisão e refacção de seu texto como uma tarefa importante em seu projeto de dizer.

Por fim, o trabalho desenvolvido contemplou as seguintes habilidades propostas pela Rede em todos os anos finais do Ensino Fundamental:

Reconhecer as estruturas de textos em prosa e em versos;

Produzir textos individual ou coletivamente de acordo com as condições de produção

Valorizar a Literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade

Planejar a escrita do texto, levando em conta a finalidade e a circulação

Produzir textos com linguagem, estrutura e elementos próprios dos textos em versos

Realizar o processo de revisão dos textos, ve

O projeto Pequenos Escritores trouxe um impacto positivo para a dinâmica da sala de aula, pois ao exercitar a prática da escrita criativa, tivemos uma ressignificação de como o aluno encara a tarefa da produção textual.

Anteriormente a mentalidade dos alunos perante a tarefa de produção escrita seguia o seguinte raciocínio: cumprir objetivos de aspectos gramaticais e alcançar os objetivos discursivos propostos pelo professor, para assim conseguir uma boa nota, encerrando-se nela sua relação com a tarefa de escrever textos.

Com o desenvolvimento do projeto, os alunos se mostraram engajados e dispostos a participar da Feira Literária promovida pela escola. Isto se deve ao fato de estarem expostos a práticas que valorizam a autoria e o exercício da criatividade, com trabalhos que podem ser compartilhados alunos da escola ou até mesmo com a comunidade escolar. Isto é, escrever deixou de ser uma tarefa meramente avaliativa para se tornar uma oportunidade de desenvolver o protagonismo.

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