ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Pequenos exploradores e o planeta Terra!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Mariza Alves Pimenta - 6ª CRE
Rua Tocantins S/nº - Pavuna
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Daniela Santos Siqueira Jardim e Munique Espinheira Pereira Macedo

Daniela Siqueira trabalhava em empresa privada e se encantou pela Educação Infantil (EI). Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, foi aprovada em concurso da SME-Rio para professor adjunto de Educação Infantil.

Munique Espinheira concluiu a Formação de Professores no CE Heitor Lira, no bairro da Penha, é graduada em Letras pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e dedica-se à formação continuada. Sua atuação e o encanto que sente pela Educação Infantil a levaram a fazer um curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade Faveni (ES).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PAEI-PROFESSORAS ADJUNTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
OBJETIVOS

  • Explorar o planeta Terra e seus movimentos que criam os dias, as noites e as estações do ano;
  • promover na comunidade escolar a conscientização dos cuidados que devemos ter com o nosso planeta;

  • falar da influência da Lua nos nossos mares, conhecer o nosso continente e todo o mundo;
  • experimentar as sensações que vivemos em nossa rotina com experiências significativas e transformações; e
  • conhecer o espaço, os planetas e a importância da nossa densidade demográfica para a sociedade humana.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Junho/2023

As atividades estão sendo exploradas a partir da curiosidade e criatividade do grupo, para que as crianças possam conhecer os movimentos do planeta Terra e do Sistema Solar. Através de vídeos, diálogos, figuras e contações de histórias, elas têm participação efetiva como autoras de suas próprias histórias.

As experiências têm significados relevantes para nossas pequenas crianças. Elas pertencem à pré-escola (Pré I), com idades na faixa dos 4 anos. Os campos de experiências em nossa unidade são interligados, dialogam com o Currículo Carioca da Educação Infantil e são respeitados, visando garantir espaços de troca e aprendizado em sua totalidade.

O objetivo é incentivar nossas crianças como pequenos exploradores, tema do nosso PPA (projeto pedagógico em ação), que instiga a curiosidade e conscientiza nossos pequenos a cuidar do nosso planeta. Nossa instituição, o EDI Mariza Alves Pimenta (6ª CRE), valoriza nossos pequenos com suas riquezas culturais e também nossos educadores em suas práticas cotidianas.

As observações foram impactadas no cotidiano da EI com perguntas qualitativas e repletas de curiosidade, do tipo: “Como é o dia e a noite?” “Como é o movimento do vento?”, explorando as estações do ano. No campo Território, perguntas do tipo: “Como estão cuidando do ambiente?” “E a família, como cuida da casa e do planeta?”
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort