Reconhecer-se como sujeito de sua história e como participante dos diferentes grupos sociais que constroem a história da sociedade.
Despertar o interesse para pensar cientificamente o mundo por meio de pesquisas, observações, debates e elaboração de hipóteses.
Refletir sobre a cidadania como processo de participação do indivíduo na sociedade em que vive.
Compreender que a saúde é um bem individual e coletivo e, portanto, é de responsabilidade de cada um, da sociedade e do Estado.
Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e melhoria da saúde coletiva.
Compreender como relações de poder e dominação são construídas socialmente, indicando um determinado modelo de desenvolvimento socioespacial .
Desenvolver os processos de escrita, revisão, análise e reescrita do próprio texto, observando adequação ao (à) leitor(a) os objetivos propostos e os recursos linguísticos.
Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos.
Avaliar como o desenvolvimento tecnológico influencia nas relações de trabalho, na construção cultural, no ambiente e no cotidiano individual e coletivo das pessoas.
Conscientizar o aluno que ele deve ser um agente transformador do meio em que vive.
Conhecer a geografia e a história da cidade do Rio de Janeiro e seu entorno, sobre o processo de evolução e ocupação urbana, a fim de fortalecer a identidade dos alunos como cidadão.
O XII Fórum das trabalhadoras e trabalhadores do CREJA ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2022, com a realização de diferentes atividades entre o horário de abertura da escola, às 7:30h, até seu horário de fechamento, às 22h.
Atividades do Fórum :
Diálogo 1: "Saúde das trabalhadoras e trabalhadores". 07:30 às 9:30h/ Professor: Osvaldo Carmo /Auditório do CREJA ;
Diálogo 2: "Classe trabalhadora e o direito a alimentação". 09:45 às 11:45h e 17:45 às 19:45, Convidada(o): Luana Carvalho A. Leite e Pedro Valença Reis - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)/Auditório do CREJA;
Espaço literário, Exposição: "O 1º de maio" e o Sarau 14:00 às 17:30h/Professoras: Márcia Cazer, Valéria Poubell, Ana Cristina e Luciana Pucu Wollmann/Espaço literário e a área externa, em frente a fachada do CREJA;
Performance artística e apresentação indígena: "O 1° de maio" e "Canto indígena"/17:45 às 18:00 e 19:45 às 20:00h /Convidado: Carlos Maia (ator)/Fachada e auditório do CREJA;
Oficina: "Teatro do Oprimido"/ 20:00 às 22:00/ Convidado: Antônio Terra (ator)/Auditório do CREJA;
Cine debate: "Vidas entregues: o cotidiano e as mobilizações dos entregadores de aplicativos"/ 07:30 às 9:30h, 9:45 às 11:45h, 17:45 às 19:45h e 20:00 às 22:00/ Convidada(os): Maria Eldane e Lucas Gomes (entregadores ciclistas e membros fundadores do "despatronados" - cooperativa de entregadores); Renato Prata Biar (historiador e cineasta)/ Auditório do CREJA;
Oficina: "Divisão sexual do trabalho"/ 07:30 às 09:30 /Professoras: Aline Paixão e Mariana Souza/Auditório do CREJA;
Aula passeio (1ª sessão): "Lugares da memória do trabalho no Centro do Rio de Janeiro"09:45 às 11:45/ Coordenação: Professor Vítor José da Rocha Monteiro
Aula passeio (2ª sessão): "Lugares da memória do trabalho no Centro do Rio de Janeiro"/17:45 às 19:45 Coordenação: Professor Rodrigo Bastos Santiago
Encerramento musical: "Samba das trabalhadoras e dos trabalhares
As atividades que compuseram o XII Fórum das trabalhadoras e trabalhadores do CREJA foram capazes de dialogar com as/os estudantes, professoras e professores participantes das mesmas. As diferentes falas trazidas tanto pelas professoras e professores do CREJA, como pelas/os convidadas/os externas/os constituíram um debate de alta qualidade sobre o cotidiano das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, ressaltando, ainda, a importância das lutas desta classe pela garantia de direitos já vigentes e pela conquistas de novos.
A precarização das relações de trabalho que já circunda o dia-a-dia das/os nossas/os estudantes foi explorado, principalmente dentro da conversa com as/os profissionais que trabalham com os aplicativos de entregas, dentre outros.
A partir das falas das/os educadoras/es ao longo do evento, observa-se a necessidade e a relevância desses momentos tanto para a formação das/os estudantes, como das/os docentes.