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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
XII Fórum das Trabalhadoras e Trabalhadores do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja)
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
Creja - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens E Adultos - CREJA
Rua da Conceição 74/76-a - Centro
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Luciana Pucu Wollmann do Amaral, Priscila de Andrade de Oliveira Leal e Raffaela Araujo D'Angelo

  • Luciana Pucu Wollmann do Amaral é professora de História nas redes municipal do Rio e municipal de Niterói (RJ). É mestra em História Social do Território pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj) e doutora em História Política e Bens Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente, atua como professora da Equipe de Educação Continuada e Mundo do Trabalho do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja/SME-Rio);
  • Priscila de Andrade de Oliveira Leal é professora da rede municipal do Rio. Atua nos Anos Iniciais e Finais (História). É pós-graduada em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hoje é diretora-adjunta do Creja/SME-Rio; e
  • Raffaela Araujo D'Angelo é professora de Ciências nas redes municipal do Rio e municipal de Nova Iguaçu (RJ). É pós-graduada em Gestão e Planejamento Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e tem mestrado e doutorado em Geociências pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em convênio com a Universidade de Bordeaux (França). No Creja, atua como professora regente de Ciências.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Luciana Wollmann: Professora I (História); Priscila Leal: Professora I (História) e Professora II; Raffaela D'Angelo: Professora I(Ciências).
COMPONENTE CURRICULAR
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PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até Abril/2022
Objetivos das Orientações Curriculares da EJA

  • Contribuir para o estudante reconhecer-se como sujeito de sua história e como participante dos diferentes grupos sociais que constroem a história da sociedade.
  • Despertar nele o interesse para pensar cientificamente o mundo por meio de pesquisas, observações, debates e elaboração de hipóteses.
  • Fazê-lo refletir sobre a cidadania como processo de participação do indivíduo na sociedade em que vive.
  • Levá-lo a compreender que a saúde é um bem individual e coletivo e, portanto, de responsabilidade de cada um, da sociedade e do Estado.
  • Fazê-lo reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis e relacionando-os aos efeitos sobre a própria saúde e à melhoria da saúde coletiva.
  • Levá-lo a compreender como relações de poder e dominação são construídas socialmente, indicando um determinado modelo de desenvolvimento socioespacial.
  • Desenvolver nele os processos de escrita, revisão, análise e reescrita do próprio texto, observando sua adequação ao(à) leitor(a), aos objetivos propostos e aos recursos linguísticos.
  • Fazê-lo analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo nele a capacidade de avaliação de texto.
  • Levá-lo a avaliar como o desenvolvimento tecnológico influencia as relações de trabalho, a construção cultural, o ambiente e o cotidiano individual e coletivo das pessoas.
  • Conscientizá-lo de que deve ser um agente transformador do meio em que vive.
  • Fazê-lo conhecer a geografia e história da cidade do Rio de Janeiro e de seu entorno, bem como o processo de evolução e ocupação da cidade, a fim de fortalecer sua identidade como cidadão.

O XII Fórum das Trabalhadoras e Trabalhadores do Creja ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2022, com a realização de diferentes atividades entre o horário de abertura da escola, às 7h30, até seu horário de fechamento, às 22h.

Atividades do Fórum

  • Diálogo 1: Saúde das trabalhadoras e trabalhadores | 7h30 às 9h30 | Professor: Osvaldo Carmo | Auditório do Creja;
  • Diálogo 2: Classe trabalhadora e o direito à alimentação | 9h45 às 11h45 e 17h45 às 19h45 | Convidados: Luana Carvalho A. Leite e Pedro Valença Reis – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) | Auditório do Creja;
  • Espaço literário, exposição: O 1º de maio e o sarau | 14h às 17h30h | Professoras: Márcia Cazer, Valéria Poubell, Ana Cristina e Luciana Pucu Wollmann | Espaço literário e a área externa, em frente à fachada do Creja;
  • Performance artística e apresentação indígena: O 1° de maio e Canto indígena | 17h45 às 18h e 19h45 às 20h | Convidado: Carlos Maia (ator) | Fachada e auditório do Creja;
  • Oficina: Teatro do Oprimido | 20h às 22h | Convidado: Antônio Terra (ator) | Auditório do Creja;
  • Cinedebate: Vidas entregues: o cotidiano e as mobilizações dos entregadores de aplicativos | 7h30 às 9h30, 9h45 às 11h45, 17h45 às 19h45 e 20h às 22h | Convidados: Maria Eldane e Lucas Gomes (entregadores ciclistas e membros-fundadores do Despatronados (cooperativa de entregadores); Renato Prata Biar (historiador e cineasta) | Auditório do Creja;
  • Oficina: Divisão sexual do trabalho | 7h30 às 9h30 |Professoras: Aline Paixão e Mariana Souza | Auditório do Creja;
  • Aula-passeio (1ª sessão): Lugares da memória do trabalho no Centro do Rio de Janeiro | 9h45 às 11h45 | Coordenação: Professor Vítor José da Rocha Monteiro;
  • Aula-passeio (2ª sessão): Lugares da memória do trabalho no Centro do Rio de Janeiro | 17h45 às 19h45 | Coordenação: Professor Rodrigo Bastos Santiago

  • Encerramento musical: Samba das trabalhadoras e dos trabalhares;
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As atividades que compuseram o XII Fórum das Trabalhadoras e Trabalhadores do Creja foram capazes de dialogar com estudantes, professoras e professores que delas participaram. As diferentes falas trazidas tanto por professoras e professores do Creja, como por convidadas(os) externas(os) constituíram um debate de alta qualidade sobre o cotidiano das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, ressaltando, ainda, a importância das lutas desta classe pela garantia de direitos já vigentes e pelas conquistas de novos direitos.

A precarização das relações de trabalho que já circunda o dia a dia de nossas(os) estudantes foi explorada, principalmente, durante a conversa com as(os) profissionais que trabalham com aplicativos de entregas, dentre outros.

A partir das falas de educadoras(es) ao longo do evento, observa-se a necessidade e a relevância desses momentos tanto para a formação das(os) estudantes, como das(os) docentes.

Registros
IMAGENS
A luta dos povos indígenas. Ricardo e Aline Tupinambá
Roda de conversa: Saúde das trabalhadoras e trabalhadores. Professor: Osvaldo Carmo
Lugares da memória do trabalho no Centro do Rio de Janeiro. Coordenação: Professor Rodrigo Bastos Santiago
Oficina: Teatro do Oprimido. Convidado: Antônio Terra (ator)
PDFs
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