ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Jornal ‘Marechal News’
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Marechal Alcides Etchegoyen - 8ª CRE
Avenida Central S/N - Bangu
AUTOR(ES)
Renato Caminha Corrêa
Meu nome é Renato. Sou formado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desde 2009 e atuo em sala de aula desde 2010. Atualmente, estou cursando Engenharia de Produção na mesma instituição. Creio que, assim, conseguirei absorver novas informações para o desenvolvimento de projetos na área da educação.

Conduzi muitas atividades educacionais nas escolas estaduais do Rio de Janeiro por que passei e desejo continuar esse trabalho na E.M. Marechal Alcides Etchegoyen (8ª CRE) em Bangu. Sempre acreditei que a mudança de vida começa pela educação. A falta de oportunidades sempre me incomodou.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF 40 horas - Matemática
OBJETIVOS
O projeto Jornal Marechal News tem como meta promover a leitura, a escrita, a oralidade e a pesquisa, para que os alunos criem oportunidades e possam obter a compreensão de diversos assuntos, utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Português, Matemática, Projeto de Vida e História, entre outros.
ANOS DE ESCOLARIDADE
8º ano e 9º ano
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião
8º ano - Língua Portuguesa - Participar de debates e exposições orais, formulando perguntas coerentes com relação ao assunto abordado
9º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

A dinâmica das aulas envolveu a discussão entre o professor orientador e os alunos sobre os temas abordados nas edições do jornal, de modo a facilitar a redação das matérias pelos estudantes. Na dinâmica, cada um deles propôs um tópico que julgasse interessante.

Utilizamos muita leitura, análise de gráficos e de dados e desenvolvemos a oralidade para que os alunos aprendessem se expressar. Após a pesquisa e a escrita, formatamos as matérias para publicação. As articulações estão todas descritas no PPP da escola.

Por meio da leitura, observamos progressos na escrita, nas análises de gráficos e nas interpretações de dados dos alunos. As pesquisas realizadas por eles fizeram com que se interessassem cada vez mais pelos assuntos que procuravam escrever para o jornal.

Os professores, por sua vez, passaram cada vez mais a trabalhar com notícias para introduzir a interpretação e a análise de informações.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.