ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
TV Doutor Sócrates
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Doutor Sócrates - 10ª CRE
Rua Bidú Sayão S/N - Pedra de Guaratiba
AUTOR(ES)
Emanuel Fraga de Oliveira
Tenho graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB). Atualmente, sou treinador de Natação no GEO (Ginásio Educacional Olímpico) Doutor Sócrates (10ª CRE) em Pedra de Guaratiba.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor 1 - Educação Física
OBJETIVOS
A disciplina eletiva TV Doutor Sócrates se destina a capacitar grupos de alunos na divulgação de ações, eventos e projetos diretamente ligados à nossa escola em canal do YouTube.
ANOS DE ESCOLARIDADE
6º ano , 7º ano , 8º ano e 9º ano
HABILIDADES
6º ano - Língua Portuguesa - Narrar fatos do cotidiano.
7º ano - Língua Portuguesa - Realizar exposições orais de assuntos, de forma fluente, expressiva e com sequência lógica, coerente.
8º ano - Língua Portuguesa - Comparar textos, estabelecendo relações entre eles (assunto/tema e estrutura).
9º ano - Língua Portuguesa - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2019 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

O trabalho, cuja ênfase é o esporte escolar, é realizado por alunos do sexto ao nono ano, com a supervisão do professor Emanuel Fraga de Oliveira. A atividade inclui produzir e veicular informações, dirigidas principalmente a pais e responsáveis, sobre treinos, torneios e demais eventos acadêmicos que envolvam a nossa escola.

O grupo de estudantes produz um trabalho de cunho jornalístico, o que inclui as funções de roteiristas, apresentadores, fotógrafos, entrevistadores, editores e pessoal de apoio.

Na prática da eletiva, esses alunos desenvolvem habilidades como iniciativa, criatividade e liderança. É permanente o diálogo do grupo com os demais setores da escola como direção, professores, alunos e funcionários na escolha das pautas para que os assuntos abordados sejam relevantes para a escola.

Desde o início, a comunidade escolar não se cansa de elogiar o projeto TV Doutor Sócrates, que permite acompanhar o que de mais relevante acontece na escola por meio de vídeos publicados no YouTube.

Os alunos relatam que se sentem mais comunicativos e perdem a timidez com a atividade. A renovação da equipe é constante, com a formatura dos alunos do nono ano que saem e o ingresso de novos integrantes do sexto ano, o que, ano a ano, amplia as possibilidades de inovação dos conteúdos produzidos.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.