ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Revista Digital Os Carioquinhas
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Isaias Alves - 6ª CRE
Rua Dom José de Sousa S/nº - Guadalupe
AUTOR(ES)
Gisele Alves, Jaqueline Borges e Ivone Taranto

Gisele Silva Azevedo Alves, 44 anos, é diretora lV da E.M. Isaías Alves (6ª CRE) em Guadalupe. Professora do município do Rio há 23 anos, Gisele é pós-graduada em Neurociência Pedagógica.

Jaqueline Borges Jacinto de Barros, 50, é professora de Sala de Leitura há nove anos na E.M Isaías Alves. Jaqueline também é pós-graduada em Língua Portuguesa.

Ivone Ferreira de Souza Taranto, 59, é professora há 24 anos, dos quais 11 no município do Rio. Ivone é graduada em Língua Portuguesa.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Diretora, Sala de Leitura e Coordenadora
OBJETIVOS

Cônscios da importância da apropriação e utilização das diferentes mídias na escola como recurso inestimável no resgate da qualidade da educação – e na perspectiva da formação de cidadãos críticos –, criamos em nossa escola a revista digital Os Carioquinhas.

Elaborado pelos alunos (e para os alunos) como elemento motivador da escrita espontânea e ao mesmo tempo funcional, esse projeto envolve toda a comunidade escolar, refletindo valores, desejos, aspirações e expectativas de todos os segmentos.

O projeto também possibilita aos educandos a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento do raciocínio crítico, estimulando-os a participar ativamente da vida social e tornando-os cada vez mais leitores e escritores.

ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano , 2º ano , 3º ano , 4º ano , 5º ano e 6º ano
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos, identificando seus usos sociais, contextuais. Com ou sem mediação do professor.
3º ano - Língua Portuguesa - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas
4º ano - Língua Portuguesa - Ler e explorar textos verbais, não verbais e multimodais que circulam no espaço escolar.
5º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

A revista foi dividida em seções adequadas a cada turma. O material é produzido bimestralmente em reuniões semanais fora do horário das aulas e enviado à equipe de edição, formada por alunos do 6° ano da unidade de ensino.

A equipe de alunos se encarrega da leitura, seleção, digitação e edição do material, que também contempla a participação da comunidade com a divulgação de receitas e serviços. A plataforma Canva é utilizada para a formatação de textos e imagens. A publicação do material alcança toda a comunidade escolar por meio das redes sociais da unidade de ensino.

A condução à apropriação dessa tecnologia permitiu que os alunos desempenhassem os papéis de protagonistas e autores, desenvolvendo a autoestima e a autonomia.

Através do envolvimento de toda a comunidade escolar em uma ação contextualizada e significativa, constatamos a valorização da escola e um maior interesse dos alunos pelos estudos.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.