Iniciamos nosso projeto com uma roda de conversa sobre o conceito de cultura que os estudantes trazem. A partir das falas e da leitura das imagens contidas no material Rioeduca blocos 1 e 2, falamos sobre o conceito de cultura. A partir da discussão, produzimos um registro escrito coletivo, sobre o conceito de cultura. Inicialmente, os estudantes faziam associação de cultura somente aos equipamentos culturais e, então, percebemos a oportunidade de conceituar equipamentos culturais e registrar quais equipamentos culturais eles já haviam visitado. Conversamos sobre a superioridade/inferioridade de uma cultura sobre a outra e, também, sobre um indivíduo ter ou não ter cultura. Concluindo essa etapa conceitual, respondemos à pergunta “c” da atividade 1, do material Rioeduca da EJA I, bloco 2. A fim de entendermos como as culturas brasileiras foram constituídas, conhecemos um pouco sobre a influência e as heranças das culturas Indígena e Africana, para
tanto, iniciamos a contextualização e a problematização, a partir do material Rioeduca, página 11, que trata sobre a diversidade cultural brasileira e registro de resposta para a pergunta “e” da atividade 1, página 10; e na página 12, respondendo quais manifestações culturais eles estão familiarizados e o que entendem sobre o Brasil ser diverso culturalmente? Posteriormente, utilizamos os vídeos “Arte Indígena - Nossa História: hábitos e cultura”, disponível no canal da MultiRio no Youtube, e “A influência Africana na cultura brasileira”. A partir dos vídeos, pesquisamos e registramos palavras e culinária de origens Indígenas e Africanas que fazem parte do nosso cotidiano. Iniciamos a terceira etapa com uma roda de conversa sobre etnia, descendência familiar e sobre a alimentação na cultura dos povos, destacando-a como expressão cultural. Nessa etapa, utilizamos o vídeo “Comida e Cultura”, disponível no Youtube. Identificamos no mapa do Brasil os estados de origens dos estudantes e em uma roda de conversa, ouvimos suas memórias afetivas com registro escrito. Em seguida, pesquisamos os estados de origens dos estudantes e suas manifestações culturais, confeccionamos as respectivas bandeiras, registro das informações pesquisadas e produzimos um livro de receitas afetivas.
Identificamos no mapa do Brasil os estados de origens dos estudantes e em uma roda de conversa, verificamos suas memórias afetivas com registro escrito. Fizemos a pesquisa dos estados de origens dos estudantes e suas manifestações culturais, confecção das respetivas bandeiras, registro das informações pesquisadas e produzimos um livro de receitas afetivas.
Após a conclusão do livro, fizemos uma mostra cultural com o material produzido durante o projeto.
Reconhecer e valorizar a multiplicidade das matrizes que constituem a identidade do povo brasileiro;
Construir a escrita adequada ao leitor e aos objetivos da comunicação, desenvolvendo o processo de revisão e reescrita do próprio texto;
Compreender e interpretar diferentes gráficos e tabelas.
Tendo em vista a diversidade presente nas turmas da EJA I bloco 2 e o Eixo Cultura, que vem sendo desenvolvido ao longo do primeiro trimestre de 2023, percebeu-se a oportunidade de ampliar, destacar e pesquisar o conceito de cultura e a identidade cultural dos estudantes.
Propomos investigar e pesquisar as diferentes culturas e suas relações no processo de construção da identidade dos sujeitos na perspectiva de suas diferenças culturais, das diferenças culturais existentes no Brasil e a relevância de todas as diferenças para a sociedade brasileira, reforçando que não há uma cultura superior ou melhor do que a outra.
Entendemos que as relações interculturais podem dialogar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando as experiências de aprendizagem mais significativas.