ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Cultura carioca
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EM Sergio Vieira de Mello - 2ª CRE
Rua Adalberto Ferreira Nº19 - Leblon
AUTOR(ES)
Luciana Lima

Meu nome é Luciana. Sou professora da rede há 19 anos e sou formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Trabalho há cinco anos na E.M. Sergio Vieira de Mello (2ª CRE), no Leblon. Até o ano passado estava em sala de aula, mas este ano aceitei o desafio de estar na coordenação da escola.

Como integrante do grupo escolar e diante dos desafios de o grupo se reconhecer como parte do meio em que vive, montamos um projeto coletivo de reconhecimento do aluno como produtor da cultura carioca, movidos por nosso projeto político-pedagógico A Escola Sergio Vieira de Mello vai à Rocinha
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF / Coordenadora
OBJETIVOS

  • Reconhecer as manifestações culturais do povo carioca como forma de produção de conhecimentos e saberes;
  • Valorizar o autoconhecimento dos alunos, através da sua história, origem e cultura.

HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer o respeito às diferenças como expressão dos nossos direitos e dos outros.
2º ano - Anos Iniciais - Valorizar a existência da diversidade, reconhecendo caracteres identitários básicos e discutindo regras de convivência para diferentes espaços.
5º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022

No início do ano letivo de 2022, nossa equipe reavaliou o projeto político-pedagógico da escola e enxergou a necessidade de o aluno se reconhecer como protagonista da sua história e cultura. Nesse contexto, o projeto concentrou-se na identidade carioca, partindo do micro (Rocinha) para o macro (Rio de Janeiro).

Dividimos o ano de 2022 em duas grandes culminâncias: uma feira literária e uma mostra cultural. Denominada Conto e Encanto, nossa feira aconteceu no dia 1º de setembro, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do gosto e do prazer pela leitura.

Cada professor trabalhou um autor carioca em sua turma e fez da sala de aula um ambiente de leitura com exposição de trabalhos. Nesse dia, tivemos visitações entre as salas, com rodas de leitura entre as turmas e a participação de cinco escritores conhecidos pelos alunos: Ricardo Jaheem, Estevão Ribeiro, Otávio Junior, Silvia Castro e Vitor Lobisomen – um momento incrível de troca e aprendizagem!

O projeto, que é anual, termina com nossa mostra cultural em 25 de novembro, com apresentações dos materiais produzidos durante o ano.

Nosso evento trouxe até os alunos a experiência do contato com os autores de obras trabalhadas ao longo do período letivo. Com a presença deles, todos nós pudemos vivenciar uma experiência inusitada de fomento à leitura e à produção textual.

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.