ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Uma manhã no museu
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rivadávia Manoel Pinto - 10ª CRE
Avenida Litorânea S/N - Guaratiba
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Karina Trotta
Sou professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede de ensino da Prefeitura do Rio. Tenho graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com especializações em Supervisão Educacional e em Educação Corporativa. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação, atuei nos projetos Transforma – programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016, fruto de parceria do MEC com a TV Escola, que proporcionou a professores e estudantes da rede pública a oportunidade de conhecer novos esportes e vivenciar os valores olímpicos e paraolímpicos – e Núcleo Avançado em Educação (Nave), programa de Ensino Médio Integrado Profissionalizante desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. Sou defensora da escola pública de qualidade para todos!
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
OBJETIVOS

  • Proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer um museu, destacando a importância dessas instituições para a sociedade carioca; e
  • explorar a geografia da cidade através do trajeto escola–museu.

HABILIDADES
4º ano - Geografia - Identificar distintos tipos de representações cartográficas em diferentes escalas, reconhecendo e elaborando legendas com símbolos.
4º ano - Geografia - Identificar os principais elementos naturais do município
4º ano - Geografia - Reconhecer os sistemas de transporte de pessoas e de cargas do município do Rio de Janeiro.
4º ano - História - Perceber as diferenças entre os espaços públicos, privados e as áreas de preservação ambiental no contexto de sua comunidade, bairro, cidade ou município.
4º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos individual e coletivamente, com uma sequência lógico -temporal ( início, meio, fim, passado, presente e futuro), observando os elementos que compõem a narrativa.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Maio/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Nossa prática culminou com a realização de uma aula-passeio ao Museu das Comunicações e Humanidades (Musehum), empreendimento do espaço de cultura e encontro Futuros – Arte e Tecnologia, localizado no bairro do Flamengo. Nossos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e reconhecer a importância dos museus enquanto espaços culturais e de preservação da nossa história.

Na atividade, além de explorar o acervo das telecomunicações do museu, aproveitamos o trajeto entre os bairros de Pedra de Guaratiba (Zona Oeste do Rio) e Flamengo (Zona Sul) para traçar a rota virtual do passeio pelo aplicativo Google Maps, observar os diferentes meios de transporte que circulam pelos bairros do Rio e reconhecer os variados tipos de paisagem (praias, montanhas, lagoas e rios) da cidade.

  • 77% dos estudantes nunca haviam ido a um museu;
  • Os estudantes reconheceram a importância de um museu para a preservação de nossa história e cultura;
  • A atividade proporcionou a possibilidade de conhecer paisagens da cidade, mesmo que somente de dentro de um ônibus.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort