Karina Trotta Karina é professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede de ensino do Rio de Janeiro. É pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com especializações em supervisão educacional e educação corporativa. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação atou nos programas TRANSFORMA - programa de educação dos Jogos Rio 2016 e NAVE – Núcleo Avançado em Educação. É defensora da escola pública de qualidade para todos!
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
OBJETIVOS
Proporcionar aos estiudantes a oportunidade de conhecer um museu, destacando a importência destas instituições para nossa sociedade. Explorar a geografia da cidade através do trajeto escola X museu.
HABILIDADES
4º ano - Geografia - Identificar distintos tipos de representações cartográficas em diferentes escalas, reconhecendo e elaborando legendas com símbolos. 4º ano - Geografia - Identificar os principais elementos naturais do município 4º ano - Geografia - Reconhecer os sistemas de transporte de pessoas e de cargas do município do Rio de Janeiro. 4º ano - História - Perceber as diferenças entre os espaços públicos, privados e as áreas de preservação ambiental no contexto de sua comunidade, bairro, cidade ou município. 4º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos individual e coletivamente, com uma sequência lógico -temporal ( início, meio, fim, passado, presente e futuro), observando os elementos que compõem a narrativa.
A Prática consiste na realização de uma ula passeio ao Futuros - Artes e Tecnologia/ Musehum. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e reconhecer a importâncias dos museus, enquanto espaços culturais e de preservação da nossa história. Exploramos o acervo das telecomunicações do museu. Além disso aproveitamos o trajeto Pedra de Guarattiba (zona oeste) X Flamengo (zona Sul) para explorarmos mapa no google maps, observar os diferentes meios de transporte que circulam pela cidade, reconhecer paisagens da nossa cidade (praia, lagoa, etc).
- 77% dos estudantes nunca tinha ido a um museu
- Os estudantes reconheceram a importâncias dos museu para nossa história e preservação da cultura
- Possibilidade de conhecer a cidade, mesmo que somente dentro do ônibus
Política de Cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação no site e entender melhor como os visitantes utilizam os nossos serviços on-line.
Não são coletados dados pessoais por meio de cookies em nosso site. Ao clicar em Aceitar Cookies você concorda com o uso de cookies.
Você também pode visitar Configurações de Cookies para outras opções. Para mais informações, consulte os Termos de Uso, Aviso de Privacidade e Política de Cookies.
Os cookies categorizados como necessários são essenciais para as funcionalidades básicas do site e não podem ser desativados em nossos sistemas.
Cookies necessários
ATIVADO
Os cookies analíticos nos ajudam a entender a forma como os usuários utilizam o site e a monitorar a performance do site e são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Contudo, você tem a opção de desativar esses cookies.