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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Quem tem medo do 6º ano? Subjetividade e processos de aprendizagem
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Visconde de Porto Seguro - 8ª CRE
Rua Teófilo Guimarães 604 - Jardim Sulacap
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Lívia Sheila Dias e Michelle Caldeira

  • Lívia Sheila Dias é graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciada em História pela Faculdades Integradas Simonsen e pós-graduada em Arteterapia para Educação e Saúde. Lívia integra a rede de ensino da Prefeitura do Rio desde 2006.
  • Michelle Caldeira é graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e integra a rede de ensino da Prefeitura do Rio desde 2008.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Psicóloga/Assistente Social
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
OBJETIVOS

  • Nosso principal objetivo foi contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos – especialmente no que tange à leitura e à escrita – e também propor ações que estimulassem a troca de ideias e experiências relativas ao processo de ensino da leitura e da escrita e, assim, identificar os problemas que interferissem na aprendizagem deles e levantar novas estratégias e possibilidades pedagógicas;
  • promover um espaço de troca e parceria com os alunos para que construam novas maneiras de lidar com as dificuldades;
  • aprofundar e integrar o conhecimento pessoal e a realidade escolar, possibilitando ao aluno reconhecer-se enquanto sujeito de responsabilidades, pertencente a um espaço escolar – um bairro, uma cidade e um país – e
  • estimular a prática do debate e da pesquisa de forma autônoma e colaborativa.

HABILIDADES
6º ano - História - Relacionar os locais de vivência à formação de cultura, memória e história, comparando o uso de diferentes finalidades e linguagens usadas no passado e no presente.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Agosto/2022

A entrada do aluno no sexto ano é um importante momento de passagem para ele e de expectativa para professores e demais profissionais da escola. Para o primeiro, a experiência de uma nova lógica de funcionamento escolar que envolve novos colegas e um número maior de professores e disciplinas numa administração diferente do tempo. Para os últimos, a necessidade de (re)conhecimento de novas identidades individuais, de grupos em formação e suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais a partir das quais o trabalho pedagógico será desenvolvido.

Para este trabalho, nossa equipe apostou no desenvolvimento de ações que favorecessem o autoconhecimento dos alunos como forma de valorizar aprendizagens já estabelecidas no primeiro segmento e incentivar novas maneiras de aprender. Esta proposta está em consonância com o eixo do Niap (Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares): Direito de aprendizagem e Permanência na escola.

Utilizamos a metodologia do História, Memória e Cultura, que é um projeto especial do Niap e que privilegia a utilização de múltiplas linguagens tanto nas produções dos alunos quanto no planejamento dos encontros.

Muitas das atividades desenvolvidas foram baseadas em livros da literatura infantojuvenil com desdobramentos a posteriori, tais como: desenhos, registros escritos, registros orais, dinâmicas, atividades artísticas e audiovisuais.

Em todo o processo, os alunos foram incentivados a compartilhar e a valorizar a sua história de vida, bem como a respeitar e a valorizar a história do outro e da comunidade como um todo.

Cabe ressaltar que o planejamento de cada atividade aconteceu a partir de cada encontro, de acordo com as demandas levantadas pelo grupo.

Os encontros, por sua vez, ocorreram uma vez por semana, em um tempo de aula, durante um semestre.

Consideramos que os objetivos propostos foram alcançados, como explicitou a atividade desenvolvida como culminância. Nesta, propusemos que os alunos imaginassem uma viagem ao futuro e de lá enviassem um cartão postal para uma criança de sexto ano, contando como foi sua própria experiência. Os relatos demonstraram capacidade de superação de conflitos e destaque para momentos felizes..
Referências Bibliográficas

SANTHIAGO, R.; MAGALHÃES, V. B. de. História oral na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. (Coleção Práticas Docentes).

NIAP/SME-RIO. Projeto História, Memória e Cultura na Escola. Disponível em https://youtu.be/FlcCiZthslc [acessado

em 08 de março de 2022].

Registros
IMAGENS
Algumas atividades realizadas.
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


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