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Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
QUEM TEM MEDO DO 6º ANO? SUBJETIVIDADE E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Visconde de Porto Seguro - 8ª CRE
Rua Teófilo Guimarães 604 - Jardim Sulacap
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Lívia Sheila Dias e Michelle Caldeira
Lívia Sheila Dias
Graduada em Psicologia pela UFF, Licenciada em História pela Simonsen, Pós-graduada em Arteterapia para Educação e Saúde. Servidora Pública, na SME desde 2006.

Michelle Caldeira
Graduada em Psicologia pela UFF. Servidora Pública, na SME desde 2008.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Psicóloga/Assistente Social
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
OBJETIVOS
Nosso principal objetivo foi contribuir com o processo ensino aprendizagem dos alunos em questão, especialmente no que tange à leitura e escrita. Mas também propor ações que estimulassem a troca de ideias e experiências relativas ao processo de ensino da leitura e escrita, e assim identificar os problemas que interferem na aprendizagem, além de levantar novas estratégias e possibilidades pedagógicas; promover um espaço de troca e parceria com os alunos a fim de construir novas maneiras de lidar com suas dificuldades; aprofundar e integrar o conhecimento pessoal e a realidade escolar, possibilitando ao aluno se reconhecer enquanto sujeito de responsabilidades, pertencente a um espaço escolar, um bairro, uma cidade e um país e estimular a prática do debate e da pesquisa de forma autônoma e colaborativa.
HABILIDADES
6º ano - História - Relacionar os locais de vivência à formação de cultura, memória e história, comparando o uso de diferentes finalidades e linguagens usadas no passado e no presente.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Agosto/2022

A entrada do aluno no sexto ano é um importante momento de passagem para eles e de expectativa para professores e demais profissionais da escola. Para os primeiros, a experiência de uma nova lógica de funcionamento escolar envolvendo novos colegas, um número maior de professores e disciplinas numa administração diferente do tempo, para os últimos a necessidade de (re)conhecimento de novas identidades individuais, de grupos em formação e suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais a partir das quais o trabalho pedagógico será desenvolvido.

Para este trabalho, nossa equipe apostou no desenvolvimento de ações que favorecessem o autoconhecimento dos alunos, como forma de valorizar aprendizagens já estabelecidas no primeiro segmento e incentivar novas maneiras de aprender. Esta proposta está em consonância com o eixo do NIAP: Direito de aprendizagem e Permanência na escola.

Utilizamos a metodologia do História, Memória e Cultura, que é um projeto especial do NIAP e privilegia a utilização de múltiplas linguagens tanto nas produções dos alunos quanto no planejamento dos encontros.

Muitas das atividades desenvolvidas foram baseadas em livros da literatura infantojuvenil com desdobramentos a posteriori, tais como: desenhos, registros escritos, registros orais, dinâmicas, atividades artísticas e áudio visuais.

Em todo o processo, os alunos foram incentivados a compartilhar e a valorizar a sua história de vida, bem como a respeitar e valorizar a história do outro e da comunidade como um todo.

Cabe ressaltar que o planejamento de cada atividade aconteceu a partir de cada encontro, de acordo com as demandas levantadas pelo grupo.

Os encontros ocorreram uma vez por semana, em um tempo de aula, durante um semestre.

Consideramos que os objetivos propostos foram alcançados, como explicitou a atividade desenvolvida como culminância. Nesta, foi proposto que os alunos imaginassem uma viagem ao futuro e de lá enviassem um cartão postal para uma criança de sexto ano, contando como foi sua própria experiência. Os relatos demonstraram capacidade de superação de conflitos e destaque para momentos felizes.
Referências Bibliográficas

SANTHIAGO, R.; MAGALHÃES, V. B. de. História Oral na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica

Editora, 2015. (Coleção Práticas Docentes).

NIAP SME, Projeto História, Memória e Cultura na Escola. Youtube, https://youtu.be/FlcCiZthslc [acessado

em 08 de março de 2022]

Registros
IMAGENS
Algumas atividades realizadas.
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