A entrada do aluno no sexto ano é um importante momento de passagem para ele e de expectativa para professores e demais profissionais da escola. Para o primeiro, a experiência de uma nova lógica de funcionamento escolar que envolve novos colegas e um número maior de professores e disciplinas numa administração diferente do tempo. Para os últimos, a necessidade de (re)conhecimento de novas identidades individuais, de grupos em formação e suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais a partir das quais o trabalho pedagógico será desenvolvido.
Para este trabalho, nossa equipe apostou no desenvolvimento de ações que favorecessem o autoconhecimento dos alunos como forma de valorizar aprendizagens já estabelecidas no primeiro segmento e incentivar novas maneiras de aprender. Esta proposta está em consonância com o eixo do Niap (Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares): Direito de aprendizagem e Permanência na escola.
Utilizamos a metodologia do História, Memória e Cultura, que é um projeto especial do Niap e que privilegia a utilização de múltiplas linguagens tanto nas produções dos alunos quanto no planejamento dos encontros.
Muitas das atividades desenvolvidas foram baseadas em livros da literatura infantojuvenil com desdobramentos a posteriori, tais como: desenhos, registros escritos, registros orais, dinâmicas, atividades artísticas e audiovisuais.
Em todo o processo, os alunos foram incentivados a compartilhar e a valorizar a sua história de vida, bem como a respeitar e a valorizar a história do outro e da comunidade como um todo.
Cabe ressaltar que o planejamento de cada atividade aconteceu a partir de cada encontro, de acordo com as demandas levantadas pelo grupo.
Os encontros, por sua vez, ocorreram uma vez por semana, em um tempo de aula, durante um semestre.
SANTHIAGO, R.; MAGALHÃES, V. B. de. História oral na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. (Coleção Práticas Docentes).
NIAP/SME-RIO. Projeto História, Memória e Cultura na Escola. Disponível em https://youtu.be/FlcCiZthslc [acessado
em 08 de março de 2022].