O intuito principal desta atividade é dar a base de neurociências com finalidade de auxiliar o ensino das funções e localizações das estruturas corticais e desenvolver habilidades acessórias como a criatividade e a coordenação motora.
Por meio de minhas pesquisas bibliográficas de diversos referenciais teóricos, como Gardner e Vigotsky, aliadas aos meus estudos em formação continuada, comecei a elaborar e executar estratégias pedagógicas focadas no aspecto lúdico para que, durante as atividades consiga desenvolver a criatividade. O lúdico é importante no processo cognitivo de receber e interpretar as informações recebidas por um estímulo visual, pois olho e o cérebro compreendem, analisam, organizam e colocam o estímulo recebido em categorias mentais a partir de sua figura, fundo, tamanho, cor, contraste, contorno, simetria, localização e na ação protagonista do alunado. Atualmente, tanto no campo profissional quanto no pessoal, pessoas criativas são muito valorizadas e na inserção da interdisciplinaridade - com o objetivo de melhorar o desempenho e facilite a aquisição dos conteúdos do currículo.
De posse de linhas de lã nas 5 cores que o professor precisará dispor e uma pequena fichinha da representação das regiões corticais em cores, os alunos podem começar a montagem do seu cérebro observando a ficha e utilizando as mesmas cores que representam a região e sua função.
O ensino do Sistema Nervoso é complexo ao nível de abstração para alunos do sexto ano, os paus possuem por volta de 11- 12 anos. Diante disso, tive a ideia de inserir a ludicidade para aproximar a relação do conteúdo com a efetiva aprendizagem.
Os alunos gostaram bastante da atividade, conseguiram compreender que o nosso cérebro possui regiões distintas e que cada região ou pedaço do cérebro (como eles falaram) é responsável por diversas ações e sentimentos nos seres humanos. Foi possível e bastante proveitoso a transformação de forma divertida do abstrato em palpável. Os alunos só conhecem o cérebro por imagens, torando difícil compreender como é a organização lá por dentro.
É um encantamento a partilha de algumas crianças sobre o cérebro realmente possuir essas divisões e que “ninguém consegue ver” (mais um fator positivo da metodologia lúdica). Algumas crianças perguntaram se as regiões corticais “possuem essas cores de verdade” - essas associações são enriquecedoras do processo, as quais o professor precisar caminhar junto ao seu aluno ofertando ferramentas para sistematizar o conteúdo de forma legítima. Também foi partilhado que a região frontal deve ser bem “ativa” nos professores que montam aulas maneiras – já que é a região da criatividade e imaginação.
Interessante também observar nessa prática o modo que cada criança usa as linhas de lã e como ela monta o cérebro, revelando assim diversas pistas par o professor conhecer seu aluno de modo mais afetivo e sensível. A disposição das linhas e a montagem revelam talentos artísticos, estética, equilíbrio, meticulosidade, simetria, e organização espacial.