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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Apoio, acolhimento e articulação
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Acre - 3ª CRE
Rua Santos Titara 50 - Todos Os Santos
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Maíra Fernandes e Viviane Cascardo

  • Maíra da Silva Fernandes concluiu graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002, cursou MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade de Economia da UFRJ em 2010 e ingressou na Prefeitura do Rio em 2012, onde vem atuando há 15 anos na área de Saúde Mental e há 11, em Psicologia Escolar.
  • Viviane Pereira Cascardo é professora de Espanhol desde 2012 na rede de ensino da Prefeitura do Rio, onde atuou como professora dos Anos Iniciais de 1999 a 2011. Viviane concluiu licenciatura em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2002 e especialização em Avaliação Educacional e em Espanhol Instrumental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2004.

    CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
    Psicóloga e professora
    ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
    6º ano
    7º ano
    8º ano
    9º ano
    PEJA I - Bloco 2

    OBJETIVOS

    • Apoiar a escola nas situações relacionadas à saúde mental dos alunos e dos profissionais que atuam na escola, colaborando assim para a plena harmonia da comunidade escolar.

    PERÍODO DE REALIZAÇÃO
    Fevereiro/2022 até Dezembro/2022

Entendemos que para o pleno desenvolvimento pedagógico do aluno é necessário garantir um ambiente que promova a saúde física e mental da comunidade escolar. Por isso, utilizamos como metodologia os seguintes procedimentos:

  • atendimento individual a alunos e responsáveis encaminhados quer pela direção da escola ou por funcionários;
  • articulação com os serviços disponíveis; e
  • encaminhamento de alunos e familiares aos equipamentos que prestarão o cuidado necessário a cada situação.

De acordo com Lev S. Vygotsty, o ser humano se constrói na interação com o outro. Para ele, o homem é um ser que se constitui em contato com a sociedade. Assim, o indivíduo transforma o ambiente e o ambiente o transforma de volta.

Tendo essa transformação como norte de nosso trabalho, entendemos que atuar com foco na evolução da qualidade das relações interpessoais estabelecidas na escola favorece a transformação de um ambiente hostil e inseguro em um lugar sadio e acolhedor.

Tivemos como resultado desse trabalho a mitigação do sofrimento de mais de 30 casos de saúde mental acompanhados, um avanço nas relações interpessoais da comunidade escolar e um fortalecimento da gestão da escola para lidar com os impasses e conflitos presentes no cotidiano.

Referências Bibliográficas
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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