Entendemos que para o pleno desenvolvimento pedagógico do aluno é necessário garantir um ambiente promotor de saúde física e mental.
Utilizamos como metodologia: atendimentos individuais aos alunos e responsáveis encaminhados pela gestão escolar e pelos funcionários.
Articulação com os serviços.
Encaminhamento de alunos e familiares para os equipamentos que prestarão o cuidado necessário a cada situação.
De acordo com Lev S. Vygotsty, o ser humano se constrói na interação com outro. Para ele, o homem é um ser que se constitui em contato com a sociedade. Dessa forma, o indivíduo transforma o ambiente e o ambiente, o transforma de volta.
Por conseguinte, entendemos que atuar com foco no estabelecimento do aumento da qualidade das relações interpessoais estabelecidas na escola, favorece a transformação de um ambiente hostil e inseguro em um ambiente sadio e acolhedor.
Tendo essa transformação como norte do trabalho, pudemos colher como resultados, a diminuição do sofrimento de mais de 30 casos de saúde mental acompanhados, a melhora nas relações interpessoais da comunidade escolar e um fortalecimento da gestão da unidade para lidar com os impasses e conflitos presentes no cotidiano.
VYGOTSKY, L.S. Formação Social da mente: o desenvolvimento social da mente. 6a edição, São Paulo. Editora
Martins Fontes, 1998.