Através de rodas de conversa, abordamos temáticas como convivência, resolução de conflitos, empatia e quaisquer outros temas que pudessem se classificar como demandas do grupo. A roda de conversa é uma metodologia que permite o desenvolvimento do protagonismo e ao mesmo tempo possibilita uma mediação guiada, sempre gerando uma reflexão crítica do que é abordado.
Desenvolvi com as alunas a atividade do contrato de convivência em suas salas, mas a iniciativa não surtiu o efeito desejado. Ao refletir sobre o insucesso da atividade, ouvi das alunas justificativas como “a gente não sabe nem da gente, como é que vai conviver com o outro?” (R., 8º ano).
Assim, o primeiro tema a ser desenvolvido passou a ser o autoconhecimento. Na atividade, para falar de si mesmas, as alunas construíam um acróstico com seus nomes, com a temática “eu”. E todos demais encontros, sempre definidos pelo grupo, passaram a estimular a autonomia, a resolução de conflitos e a sensação de pertencimento.
FREIRE P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
_______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
SAMPAIO, J.; SANTOS, G.; AGOSTINI, M.; SALVADOR, A. Limites y potencialidades de las rondas de conversación acerca del cuidado de la salud: análisis de una experiencia con los jóvenes en el interior de Pernambuco, Brasil. Interface (supl.), Botucatu, n. 18: 1299-1312, 2014.