Foram feitos 4 encontros, começando na segunda-feira e indo até a quinta-feira.
1º encontro (segunda-feira):
Com todas as turmas do PEJA, foram utilizados 2 vídeos sobre o porquê do Dia Internacional das Mulheres com a utilização de palavras de incentivo à equidade, respeito as escolhas e engajamento na luta. Ao final, foi feita uma distribuição de uma lembrancinha para todas as mulheres.
No 2º encontro e no 3º encontro, uma dupla de professores ficou com duas turmas e foram feitas as seguintes atividades:
2º encontro (terça-feira)
Turmas 171 e 191.
Os alunos assistiram vídeos motivadores falando sobre mulheres que fizeram história no passado deixando seu legado para as gerações futuras.
Turmas 151 e 161,
diante da história de grandes personalidades femininas brasileiras, foram criadas as próprias histórias dos alunos de acordo com a identidade de cada um através de redações produzidas por eles mesmos e, por fim, a confecção de cartazes com as biografias dos alunos e alunas.
Turmas 152 e 162,
em um primeiro momento, a partir do curta "Vista a minha pele", foi feito um debate sobre a questão racial. Depois foi assistido 3 vídeos da série "Projeto Pixaim" e discutido o sobre o papel do corpo e da beleza instituídos na sociedade atual. No terceiro momento, foi assistido dois vídeos, um sobre a prisão de George Floyd e outro sobre prisões feitas por foto de jovens negros no Brasil, utilizando uma reportagem falando que 83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico no Brasil são negros e negras. Foi então, discutido o papel do racismo na desigualdade social, mutilando jovens negros e, principalmente, afetando mulheres negras. Por fim, em um 4º momento, foi assistido dois vídeos, um de uma entrevista de Muhammad Ali em 1971 para a BBC e outro do Bluesman que mostra um jovem negro correndo. Foi novamente debatido a questão no racismo na sociedade atual e de que modo isso afeta a vida das pessoas negras, principalmente, as mulheres negras.
3º encontro (quarta-feira)
Turmas 171 e 191,
foi feita uma escolha de algumas personagens femininas que fizeram história usando o alfabeto móvel. Depois foi feita uma pesquisa sobre a contribuição de cada uma, chegando à confecção de cartazes no estilo fichamento. Por fim, foi feita uma pesquisa do significado de algumas palavras relativas ao mundo feminino.
Turmas 151 e 161,
foi apresentado exemplo de mulheres que fizeram história, analisando dentre os exemplos, algumas mulheres negras. Quantas somos? Foi elaborada uma estatística de mulheres na ciência e esclarecido como se faz ciência, pedindo aos alunos que se eles pudessem, o que inventariam, como cientista, que seria bom para a humanidade?
Foi apresentado uma série de fotos das cientistas e depois, os alunos e alunas vestiram uma beca de cientista e tiraram fotos como possíveis cientistas futuramente.
Turmas 152 e 162,
foi apresentado Mulheres cientistas que marcaram o mundo. Depois, foi feita uma apresentação de vídeos curtos sobre o aumento do número de mulheres em diversas esferas da sociedade (Recorde de mulheres em ministérios), abrindo um debate sobre o assunto. E, por fim, foi pedido que os alunos elaborassem um pequeno texto sobre uma figura feminina importante em suas vidas.
4º encontro (quinta-feira)
As turmas foram divididas não por turma, mas por homens e mulheres.
Foi aberta uma roda de conversa com todas as alunas e professoras de todas as turmas e a partir de algumas palavras (amor, empoderamento, misoginia, patriarcado, sexismo, feminicídio, machismo, entre outras), abriu-se a discussão.
Os homens, juntamente com os professores, assistiram dois episódios da série Olhos que condenam e depois foi aberto uma discussão sobre o racismo.
A partir da comemoração do Dia Internacional da Mulher – dia de luta, reflexão e celebração das conquistas - pensar nos avanços e retrocessos para o avanço da sociedade, discutindo a equidade de gênero, a valorização do papel da mulher na sociedade no passado, hoje e no futuro. Sendo assim, dias de se discutir e se mobilizar, utilizando palavras de incentivo à equidade, respeito às escolhas e engajamento na luta, sendo esta diária.
Foi observada uma dinâmica muito grande durante os 4 dias de atividades que envolveu toda a escola, da EJA 1, bloco 1 e 2, à EJA 2, bloco 1 e 2 em comunicação com todas as disciplinas cujo objetivo era fazer a reflexão da luta pela igualdade de gênero, as origens históricas desta luta e ouvir bastante os alunos e alunas a partir das suas falas e das suas experiências.
No 4ª encontro, uma roda de conversa, com todas as alunas de ambas as Ejas e blocos, foi realizada e dali surgiram muitas falas, muitos desabafos sobre a violência doméstica, sendo uma atividade que trabalhou bastante a questão emocional e todas, entre alunas e professoras, saíram do encontro bastante sensibilizadas e reflexivas sobre o que foi falado tanto na roda de conversa quanto ao longo dos 3 dias anteriores de atividades.