ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Rio que te quero limpo
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Pio Xii - 5ª CRE
Rua dos Rubis 941 - Rocha Miranda
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Marcelli Martins
Sou professora desde 2003, com graduação em Pedagogia e especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Servidora municipal desde 2013, já atuei em turmas de berçário, maternal e, atualmente, atuo no Pré II. Flamenguista, gosto de ir ao Maracanã e desfilar no carnaval carioca.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré II
OBJETIVOS

  • Pesquisar com as crianças a história do bairro de Rocha Miranda;
  • promover ações que consolidem o compromisso da comunidade escolar com questões ambientais;
  • envolver essa comunidade na discussão da situação do entorno da escola;
  • conscientizar crianças e adultos sobre o descarte correto de lixo; e
  • valorizar o entorno da escola valorizando sua história e cultura.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Novembro/2023

Em 2022, numa roda de conversa inspirada nas diretrizes do projeto político-pedagógico do EDI – Eu Faço Parte Desse Lugar –, convidei os alunos da turma EI 51 a enumerar os lugares do bairro de Rocha Miranda que mais lhes chamavam a atenção. Como o nosso EDI fica próximo a um trecho do rio que percorre o bairro, fatos ligados à precária situação desse rio foram os assuntos mais citados. Dos animais que recorrentemente aparecem em suas águas, à sujeira provocada pelo descarte irregular de lixo no seu leito – sem contar as inundações provocadas pelo rio sob fortes chuvas, com impactos diretos na vida das crianças, já que as águas invadem suas residências –, todas essas vivências e questionamentos embasaram o subprojeto que elaboramos: Rio Que Te Quero Limpo.

Durante um passeio pelo bairro, conhecemos o rio e sua história relacionada ao garimpo de pedras preciosas em meados do século XIX. A atividade não só inspirou o batismo do rio (Rio das Pedras) como os nomes das ruas que o rodeiam no bairro – Rubis, Diamantes, Opalas, entre outras. Também observamos in loco a situação do rio e as crianças tiveram a oportunidade de conversar com moradores do bairro.

Nosso subprojeto contemplou trechos da BNCC que destacam que as crianças vivem em áreas e espaços diversos e que conhecer a sua realidade pode ser um ponto gerador de pertencimento e um facilitador de mudanças em seu meio. Como agentes de mudanças que somos, estar em conexão com o local em que vivemos e impactar a comunidade escolar e entorno sobre preservação e limpeza dos rios foram alguns dos objetivos trabalhados.

Para o registro de nossas pesquisas, escrevemos e ilustramos um livro: O rio, as pedras e a sujeira. Também confeccionamos uma maquete do bairro com as impressões das crianças sobre o local. Essas produções foram exibidas na Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) e no Festival Amazônia de Pé daquele ano. Nossas produções também foram expostas em nosso EDI, na Feira Literária, dando oportunidade a toda a comunidade escolar de ter acesso e poder debater ações sobre a despoluição e preservação do Rio das Pedras.
Registros
IMAGENS
Indo visitar o RIo das Pedrinhas para conhecer a situação do local
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort