Em 2022, numa roda de conversa inspirada nas diretrizes do projeto político-pedagógico do EDI – Eu Faço Parte Desse Lugar –, convidei os alunos da turma EI 51 a enumerar os lugares do bairro de Rocha Miranda que mais lhes chamavam a atenção. Como o nosso EDI fica próximo a um trecho do rio que percorre o bairro, fatos ligados à precária situação desse rio foram os assuntos mais citados. Dos animais que recorrentemente aparecem em suas águas, à sujeira provocada pelo descarte irregular de lixo no seu leito – sem contar as inundações provocadas pelo rio sob fortes chuvas, com impactos diretos na vida das crianças, já que as águas invadem suas residências –, todas essas vivências e questionamentos embasaram o subprojeto que elaboramos: Rio Que Te Quero Limpo.
Durante um passeio pelo bairro, conhecemos o rio e sua história relacionada ao garimpo de pedras preciosas em meados do século XIX. A atividade não só inspirou o batismo do rio (Rio das Pedras) como os nomes das ruas que o rodeiam no bairro – Rubis, Diamantes, Opalas, entre outras. Também observamos in loco a situação do rio e as crianças tiveram a oportunidade de conversar com moradores do bairro.
Nosso subprojeto contemplou trechos da BNCC que destacam que as crianças vivem em áreas e espaços diversos e que conhecer a sua realidade pode ser um ponto gerador de pertencimento e um facilitador de mudanças em seu meio. Como agentes de mudanças que somos, estar em conexão com o local em que vivemos e impactar a comunidade escolar e entorno sobre preservação e limpeza dos rios foram alguns dos objetivos trabalhados.