ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Representatividade e protagonismo infantil
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Frota Pessoa - 6ª CRE
Rua Acataia 205 - Costa Barros
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Antonia Alice de Sousa Farias
Sou professora de Educação Infantil na rede de ensino da Prefeitura do Rio, com graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB), concluída em 2012, e pós-graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), concluída em 2013. Integro o Coletivo de Professores Antirracistas kûabapé Ori. Participei de cursos livres e de oficinas voltados a uma educação antirracista e afrorreferenciada como Onã Infâncias e Relações Étnico-Raciais (15 horas); Oficina Escrita Literária Antirracista, ministrada pela professora Kiusam de Oliveira (3 horas); Práticas Antirracistas na Educação Básica, Awa Educadoras (20 horas); Griot Brinca e Conta, na Escola de Formação Paulo Freire (EPF-SME-Rio), 20 horas; Letramento Racial (10 horas); Formação em Artes Integradas para Professores do Programa Imagens em Movimento (40 horas); e Oficina Estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista, iniciativa do Unicef Brasil em parceria com o Instituto Promundo (8 horas).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré II
OBJETIVOS

  • (EI03001) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
  • (EI03E005) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com as quais convive;
  • (EI03E007) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida;
  • (EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história de seus familiares e de sua comunidade; e
  • (EI03EF02) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

As atividades que propusemos tiveram a intenção de valorizar as culturas africana e afro-brasileira ao exaltar nossa ancestralidade, através dos povos africanos e originários, e possibilitar às crianças da turma EI-52 do Pré II do EDI Frota Pessoa a oportunidade de se reconhecerem e se verem como sujeitos de suas próprias histórias.

A Educação Infantil é a porta de entrada para a Educação Básica, onde os valores civilizatórios contemplados pela intelectual e educadora negra Azoilda da Trindade são elevados ao seu nível máximo de experimentação. A circularidade das rodas está na experiência espaços externos às salas de atividades (quintal da escola) no contato com elementos naturais na horta ou no jardim. São conexões que permitem que crianças e educadores transcendam esses valores através do contato com a energia vital que emana de tudo o que nos cerca.

Nosso trabalho é anual e se pauta nos preceitos das Leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, atravessados pelo projeto político-pedagógico da unidade escolar Brincando se Aprende.

Nossa turma ganhou o nome de Ubuntu e nossas crianças entendem o significado da palavra e valorizam a importância desta filosofia africana.

A literatura afrorrefenciada sugerida pela Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) da SME-Rio permeia o nosso fazer pedagógico, onde as pautas do trabalho se fazem com a representatividade e o protagonismo dessas crianças, seja nas brincadeiras de origem africana e indígena, seja no contato com bonecos e livros em que se veem representadas.

Nota-se o quanto a autoestima das crianças é trabalhada e potencializada com a prática de leituras afrorreferenciadas. O empoderamento e o senso de pertencimento reinam em nossa sala de atividades e isso viabiliza o protagonismo das crianças.

Percebemos que esse pertencimento ultrapassa os muros da escola e pode ser observado nos relatos das famílias, em que pautas como a do colorismo e do lápis cor de pele estão relacionadas à cor da pele da criança possibilitada pela diversidade de tons dos gizes de cera. Também são valorizadas as características físicas, os cabelos e a diversidade das crianças.

As ações desenvolvidas contemplaram e valorizaram toda essa identidade cultural que está na pele. É visível a participação de toda a comunidade escolar, incluindo especialmente pais e responsáveis, no processo de potencializar e empoderar nossas crianças.

Registros
IMAGENS
Experiências com a Brincadeira Osami
Experiências Individuais com a Literatura Afrorreferenciada
Experiências com Elementos Naturais
Experiências com Giz Cor de Pele
Experiências Coletivas com a Literatura Afrorreferenciada
Experiência Coletiva Com a Literatura Indígena
Experiências com Giz Cor de Pele
Experiências Individuais com a Literatura Afrorreferenciada
Experiências com Elementos Naturais
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort