Meu nome é Andréa, sou graduada e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuo como PI de História na rede de ensino da Prefeitura do Rio desde 1995. Em minhas aulas, incentivo a produção de atividades cujo conteúdo possa ser assimilado por meio de filmes, peças, telejornais, podcasts e vídeos, estimulando a utilização das habilidades pessoais conquistadas através de interesses e vivências dos adolescentes.
Na produção das séries de podcasts, o projeto busca:
A escolha de temas sociocientíficos pelos alunos na produção das séries de podcasts envolve articular conteúdos curriculares de forma interdisciplinar para abordar cada tema sob aspectos sociais, científicos, históricos, culturais, ambientais e éticos.
O projeto Webrádio Fala, Madrid! (WRFM) vem sendo desenvolvido desde 2020, a partir da parceria da professora da disciplina História na E.M. Madrid, um grupo de pesquisas da UFRJ (pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação do Laboratório de Tecnologias Cognitivas) e alunos do 6º ao 9º ano que desejarem participar das atividades do projeto e tiverem a autorização da família para esse fim.
Nossas reuniões online ocorrem uma vez por semana, com a participação de alunos, professores e pesquisadores da UFRJ. Já as presenciais acontecem uma vez ao mês na escola e nelas pontuamos o que são temas sociocientíficos, definimos que informações relevantes podem ser abordadas nos podcasts, pesquisamos; elaboramos os roteiros dos episódios, definimos quem fará as gravações, quem criará os títulos dos episódios, essas coisas.
Os podcasts são gravados por celulares de alunos, professora ou dos pesquisadores. Nas gravações, utilizamos o aplicativo Podcasters, que permite armazenamento gratuito e ilimitado, além de opções de edição. Este aplicativo distribui automaticamente as publicações para a plataforma Spotify. Os podcasts da WRFM estão disponíveis na Spotify e no Instagram, que foi escolhido pelos alunos o app oficial da WRFM.
Até o momento, foram produzidas quatro séries: a primeira, Vamos falar sobre racismo?, com 17 episódios, inclui duas entrevistas: uma com o professor de História e Filosofia da Ciência da UFRJ Francisco Rômulo Ferreira e outra com o ativista, ator e sociólogo Rodrigo França. A segunda série, Vamos falar sobre bullying?, tem 12 episódios e inclui uma entrevista com a neurocientista Marta Nudelman, doutoranda na UFF. A terceira, Tempestade de ideias, tem 10 episódios produzidos a partir de uma oficina de webrádio com as turmas de 6º e 7º ano. A quarta série, Conectando webrádios: Fala, Madrid! e Yandê, tem oito episódios produzidos a partir de uma entrevista conduzida pelos alunos do 9º ano com o indígena Anapuaka Tupinambá, criador da primeira webrádio indígena do Brasil.
A perspectiva pedagógica das narrativas digitais com a webrádio escolar se aproxima da Escolarização Aberta, uma abordagem que estimula a participação ativa de estudantes em projetos autênticos que envolvam a interação com pesquisadores, professores de áreas diversas, membros das comunidades locais, famílias etc. e permitam a aprendizagem curricular articulada à discussão de questões reais relevantes e à formação crítica e cidadã.
A WRFM permite ainda o desenvolvimento de temáticas presentes no PPP da Escola Madrid como Discussão sobre racismo estrutural e Respeito às etnias que compõem nossa sociedade.
Visamos uma formação acadêmica integral de estudantes conscientes e críticos, que são estimulados a ser protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e a ser multiplicadores do conhecimento adquirido dentro dos muros da escola.
A ideia inicial da Webrádio Fala, Madrid! surgiu no contexto da pandemia, objetivando manter os laços entre alunos e escola. Como a parceria entre a Escola Madrid e o Laboratório de Tecnologias Cognitivas, sob a coordenação da professora Miriam Struchiner, é duradoura, buscamos novamente essa parceria para desenvolver um projeto voltado ao protagonismo dos alunos na criação de uma webrádio escolar.
Os adolescentes que se interessaram e tiveram a permissão da família para participar do projeto passaram a integrar o grupo, decidindo sobre temas que fossem relevantes para o grupo, que pudessem ser abordados em áreas diversas do conhecimento e que pudessem se integrar às disciplinas escolares.
Sob minha supervisão e dos pesquisadores da UFRJ, iniciamos a produção da WRFM. O projeto entra em seu terceiro ano e tem resultado em aprendizado constante para nossos adolescentes, impactando diretamente o interesse deles em estar no espaço escolar, o aumento da sua autoestima e da sua autonomia e a alegria de serem protagonistas e multiplicadores de conhecimento.