ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Webrádio Fala, Madrid!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Madrid - 2ª CRE
Rua Maxwell 8 - Vila Isabel
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Andréa Maria Rodrigues Dias

Meu nome é Andréa, sou graduada e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuo como PI de História na rede de ensino da Prefeitura do Rio desde 1995. Em minhas aulas, incentivo a produção de atividades cujo conteúdo possa ser assimilado por meio de filmes, peças, telejornais, podcasts e vídeos, estimulando a utilização das habilidades pessoais conquistadas através de interesses e vivências dos adolescentes.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI-História
A prática inscrita neste edital está relacionada com produção jornalística estudantil?
Sim.
Você gostaria de saber mais informações e participar da ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede)?
Sim.
Disciplina eletiva?
Não.
Total de alunos envolvidos
12 alunos, atualmente.
Recursos materiais e técnicos existentes para a realização das atividades do projeto
Celulares, tablets, computadores e internet.
Dias e horários das reuniões / encontros para realização das atividades do projeto
Reuniões online: semanalmente; Reuniões presenciais: mensalmente na escola.
Frequência de publicação de novos conteúdos do projeto
Depende da produção.
Exemplos de pautas trabalhadas pelos estudantes na iniciativa
Racismo, bullying, conectando webrádios.
Outras informações importantes sobre o projeto para que possamos conhecer melhor a prática desenvolvida por você na unidade escolar
Webrádio escolar, feita em parceria, que visa à discussão de temas importantes para a sociedade.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

Na produção das séries de podcasts, o projeto busca:

  • estimular o protagonismo dos alunos a partir da autoria de narrativas digitais que envolvam temáticas sociocientíficas relevantes para o grupo;
  • valorizar as ideias dos alunos e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades de interpretação, reflexão, criação, organização do pensamento, oralidade, leitura e produção de textos; e
  • estimular o desenvolvimento do senso crítico entre os estudantes;

A escolha de temas sociocientíficos pelos alunos na produção das séries de podcasts envolve articular conteúdos curriculares de forma interdisciplinar para abordar cada tema sob aspectos sociais, científicos, históricos, culturais, ambientais e éticos.

HABILIDADES
6º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
6º ano - Geografia - Identificar a resistência atual das comunidades indígenas e quilombolas.
6º ano - História - Relacionar os locais de vivência à formação de cultura, memória e história, comparando o uso de diferentes finalidades e linguagens usadas no passado e no presente.
6º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
7º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
7º ano - História - Identificar o continente africano como o continente berço da humanidade, contribuindo para o conhecimento da origem da espécie humana.
7º ano - Língua Portuguesa - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto
8º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
8º ano - História - Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
9º ano - História - Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão, com destaque ao reconhecimento de formas de lutas e de resistências à escravização no Brasil, e discutir a importância de ações afirmativas.
9º ano - Língua Portuguesa - Estabelecer relações entre as partes de um texto, identificando repetições e substituições que contribuem para a sua continuidade (substantivos, pronomes, palavras e/ou expressões mais gerais e mais específicas).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2020 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O projeto Webrádio Fala, Madrid! (WRFM) vem sendo desenvolvido desde 2020, a partir da parceria da professora da disciplina História na E.M. Madrid, um grupo de pesquisas da UFRJ (pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação do Laboratório de Tecnologias Cognitivas) e alunos do 6º ao 9º ano que desejarem participar das atividades do projeto e tiverem a autorização da família para esse fim.

Nossas reuniões online ocorrem uma vez por semana, com a participação de alunos, professores e pesquisadores da UFRJ. Já as presenciais acontecem uma vez ao mês na escola e nelas pontuamos o que são temas sociocientíficos, definimos que informações relevantes podem ser abordadas nos podcasts, pesquisamos; elaboramos os roteiros dos episódios, definimos quem fará as gravações, quem criará os títulos dos episódios, essas coisas.

Os podcasts são gravados por celulares de alunos, professora ou dos pesquisadores. Nas gravações, utilizamos o aplicativo Podcasters, que permite armazenamento gratuito e ilimitado, além de opções de edição. Este aplicativo distribui automaticamente as publicações para a plataforma Spotify. Os podcasts da WRFM estão disponíveis na Spotify e no Instagram, que foi escolhido pelos alunos o app oficial da WRFM.

Até o momento, foram produzidas quatro séries: a primeira, Vamos falar sobre racismo?, com 17 episódios, inclui duas entrevistas: uma com o professor de História e Filosofia da Ciência da UFRJ Francisco Rômulo Ferreira e outra com o ativista, ator e sociólogo Rodrigo França. A segunda série, Vamos falar sobre bullying?, tem 12 episódios e inclui uma entrevista com a neurocientista Marta Nudelman, doutoranda na UFF. A terceira, Tempestade de ideias, tem 10 episódios produzidos a partir de uma oficina de webrádio com as turmas de 6º e 7º ano. A quarta série, Conectando webrádios: Fala, Madrid! e Yandê, tem oito episódios produzidos a partir de uma entrevista conduzida pelos alunos do 9º ano com o indígena Anapuaka Tupinambá, criador da primeira webrádio indígena do Brasil.

A perspectiva pedagógica das narrativas digitais com a webrádio escolar se aproxima da Escolarização Aberta, uma abordagem que estimula a participação ativa de estudantes em projetos autênticos que envolvam a interação com pesquisadores, professores de áreas diversas, membros das comunidades locais, famílias etc. e permitam a aprendizagem curricular articulada à discussão de questões reais relevantes e à formação crítica e cidadã.

A WRFM permite ainda o desenvolvimento de temáticas presentes no PPP da Escola Madrid como Discussão sobre racismo estrutural e Respeito às etnias que compõem nossa sociedade.

Visamos uma formação acadêmica integral de estudantes conscientes e críticos, que são estimulados a ser protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e a ser multiplicadores do conhecimento adquirido dentro dos muros da escola.

A ideia inicial da Webrádio Fala, Madrid! surgiu no contexto da pandemia, objetivando manter os laços entre alunos e escola. Como a parceria entre a Escola Madrid e o Laboratório de Tecnologias Cognitivas, sob a coordenação da professora Miriam Struchiner, é duradoura, buscamos novamente essa parceria para desenvolver um projeto voltado ao protagonismo dos alunos na criação de uma webrádio escolar.

Os adolescentes que se interessaram e tiveram a permissão da família para participar do projeto passaram a integrar o grupo, decidindo sobre temas que fossem relevantes para o grupo, que pudessem ser abordados em áreas diversas do conhecimento e que pudessem se integrar às disciplinas escolares.

Sob minha supervisão e dos pesquisadores da UFRJ, iniciamos a produção da WRFM. O projeto entra em seu terceiro ano e tem resultado em aprendizado constante para nossos adolescentes, impactando diretamente o interesse deles em estar no espaço escolar, o aumento da sua autoestima e da sua autonomia e a alegria de serem protagonistas e multiplicadores de conhecimento.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort