ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Roda de conversa: fortalecendo o vínculo dos alunos com a escola
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Alfredo de Pires Flores - 9ª CRE
Rua Rodrigues de Abreu 10 - Campo Grande
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Amanda Santos e Marcos Xavier

  • Amanda Santos concluiu graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) em 2004 e pós-graduação em Gestão Educacional Integrada pela Faculdade Afonso Claudio em 2013. Atua como professora na rede municipal do Rio desde 2007. Já atuou em escolas da Prefeitura Municipal de Paracambi (RJ), da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ) e em escolas particulares.
  • Marcos Xavier é formado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB), com pós-graduações em Psicopedagogia, Sexualidade Humana e Gestão Integrada. Marcos é mestre em Sexologia na área educacional, concluiu curso de extensão em Filosofia Clínica, é coordenador em escola particular e atua como professor do Neja da rede estadual de escolas da Seeduc-RJ. No Município, Marcos faz parte do Proinape da 9ª CRE.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professores
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Carioca II
OBJETIVOS

  • Organizar uma roda de conversa para que os alunos possam relatar suas vontades e aptidões;
  • Planejar um trabalho que tenha como base o comportamento agressivo da turma;
  • Projetar aulas com temas relacionados a diversidade, tolerância, respeito e responsabilidade;
  • Orientar os discentes sobre a importância da cordialidade e o exercício da empatia; e
  • Compreender e discutir tópicos (sugeridos em diagnoses iniciais) levados pelos mediadores, desenvolvendo, assim, habilidades como diálogo, comunicabilidade e cooperação.

HABILIDADES
Carioca II - Sala de Leitura - Localizar informação explícita. Reconhecer/inferir o tema. Estabelecer relações entre o texto e conhecimentos prévios, vivências, valores e crenças.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Novembro/2022

A partir de uma queixa da direção da E.M. Professor Alfredo de Pires Flores sobre o comportamento de uma turma (Carioca II), uma miniequipe do Proinape da 9ª CRE foi deslocada até a escola para conhecer a equipe pedagógica e os alunos, cujas idades variavam entre 13 e 15 anos. O primeiro passo foi fazer uma roda de conversa para a equipe tomar pé na situação e elaborar uma diagnose dos tópicos que os alunos estavam interessados em discutir.

Assim, temas como diversidade de gênero, bullying, cyberbullying, uso de álcool e drogas, infecções sexualmente transmissíveis e problemas de saúde mental passaram a ser discutidos em encontros quinzenais sob a forma de rodas de conversa, dinâmicas e palestras com exibição de vídeos. Todas as atividades foram planejadas com interlocução constante da equipe gestora e da professora da turma.

Durante o ano, um caso de agressão abalou a turma e duas propostas pedagógicas foram acertadas então. Uma, a produção de um vídeo sobre violência na escola; outra, a montagem de uma fotonovela de revista, cujo conteúdo abordava situações como suicídio, bullying e cyberbullying. A organização de todo esse material levou em consideração a problemática vivida pela turma.

Nas rodas de conversa ficou nítida a importância da ação dos mediadores que privilegiou a fala dos alunos com relação aos conteúdos propostos.

As atividades pedagógicas criaram um espaço positivo para o compartilhamento de ideias e para o exercício da escuta das experiências relatadas pelos alunos.

Ao final do projeto, a equipe pedagógica identificou noa alunos uma proatividade jamais evidenciada em uma aula tradicional. Esse protagonismo desencadeou um processo de reflexão sobre suas escolhas que impactou diretamente as relações de respeito e empatia na turma.

Registros
IMAGENS
FOTONOVELA
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort