As Rodas de Conversa aconteciam no contraturno com adesão voluntária de estudantes do nono ano escolar, convidados pela equipe pedagógica, para discutir temas propostos livremente pelo grupo. A metodologia desses grupos consiste em reunir os participantes formando um grande círculo para iniciar uma conversa a partir da livre manifestação de um ou mais participantes, sempre trazendo um fato novo, que consequentemente se desdobra a cada encontro.
Nosso público-alvo eram alunos das turmas 1901 e 1902. O grupo estava permanentemente aberto para inserção de novos integrantes, inclusive de outras turmas, que por vezes eram indicados por docentes ou por estudantes que já participavam da Roda. A periodicidade dos encontros era quinzenal, reunindo uma média de 15 a 20 jovens.
Observamos que essa atividade permite a realização de um acompanhamento sistemático dos adolescentes no espaço escolar e desperta a curiosidade de mais estudantes pelas rodas de conversa, tanto que nos procuram sinalizando outro colega que necessita conversar com a Equipe Proinape, resultando na formação de diferentes grupos de conversa. Estes espaços possibilitam maior interação entre colegas, oportunizando a descoberta de alguns talentos artísticos, ora escondidos por timidez; a valorização da autoestima e o exercício da empatia.
Vale lembrar que a pandemia de Covid-19 trouxe uma gama de experiências novas para todos nós e, sendo assim, partilhar emoções decorrentes dessas vivências ajudam de certo modo a aliviar a dor da perda, do sofrimento e do luto. Também desperta reflexões sobre projeto de futuro, sonhos, perspectivas, vida escolar e mercado de trabalho, pois são estudantes dos anos de terminalidade, em breve estarão em outra rede de ensino.