Os encontros com os alunos cativados pela poesia no 1º semestre aconteciam semanalmente com cerca de uma hora de duração. Participavam através de oficinas e rodas de conversa alguns estudantes do 3º ao 5º ano, somando no total 25 integrantes.
Nas oficinas falavam poesias no formato Hai Kai de origem japonesa (poesias de três versos), a partir do livro “Os Hai Kais do Menino Maluquinho” do escritor Ziraldo. As poesias do livro eram escolhidas pelas crianças.
No 2º semestre, foi proposto que eles escrevessem poesias autorais, tendo o apoio da equipe somente para escrever, principalmente com aqueles que não eram alfabetizados. Sinalizava-se para as crianças que a criação partisse delas. Cabe ressaltar, que os estudantes do 3º ano preferiam criar suas poesias em grupos de dois ou mais participantes. No caso de alunos do 4º e 5º anos alguns trouxeram poesias prontas e outros produziram nos encontros, individualmente. Os recursos utilizados foram: poesias, dinâmicas com desenhos e gravuras.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, v. 15, p. 259-268, 2001.
NUNES, Palmira Baroni. Alfabetização e poesia.Revista Educação Pública - 2011. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/ar tigos/11/10/alfabetizaccedilatildeo-e poesia Acesso em 07/11/2022
ZIRALDO. Os hai-kais do menino maluquinho. Editora Melhoramentos, 2013.
ANDRADE, Simei Santos; SANTOS, Raquel Amorim dos. Ludicidade como prática de liberdade: os jogos de regras na perspectiva do método Paulo Freire. In: TEDESCO, Anderson Luiz; LACERDA, Tiago Eurico de (org.). Paulo Freire 100 anos: o centenário de um pensamento intempestivo. Curitiba: Bagai, 2020. p. 143-154. ISBN 978-65-87204-69-7. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/969. Acesso em:. 06/06/2023