OBJETIVO GERAL:
Oferecer um espaço de escuta aos alunos da unidade escolar, visando uma aproximação da realidade vivenciada por esses adolescentes na atual conjuntura social, política, econômica e cultural, de modo a intervir nos aspectos psicossociais e institucionais que possam interferir no processo de ensino aprendizagem e no vínculo aluno-escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Facilitar a expressão dos sentimentos e afetos inerentes à fase da adolescência;
• Colaborar para a troca de experiências entre os participantes, de modo a favorecer elaborações a partir da sua própria fala e da escuta do outro;
• Contribuir para a promoção de saúde intra e extra muros escolares;
• Fomentar o pensamento crítico no sentido de fortalecer os sujeitos envolvidos na ação, para que estes se percebam detentores de direitos – tais como o direito à vida, à saúde, à educação, à moradia - mas, sobretudo, do direito de sonhar;
• Apoiar, a partir do exercício da interdisciplinaridade, o conjunto de profissionais da escola no processo de discussão e reflexão sobre os temas que atravessam as relações de ensino aprendizagem.
INTRODUÇÃO:
A ideia de desenvolver um grupo aberto para os educandos da E.M Cardeal Leme surgiu em 2020, no auge da Pandemia da COVID-19, quando as aulas ainda eram remotas. Este projeto foi denominado de #boraficarsuave. Neste contexto, os encontros aconteceram no formato on-line, com periodicidade quinzenal e voltados apenas para as turmas de 9º ano. Em 2022, o Projeto #boraficarsuave passou a ser presencial e ofertado para todas as turmas da escola - do 6º ao 9ºano. A criação e a manutenção de um projeto cujo objetivo principal é ofertar um espaço de escuta aos adolescentes dentro do ambiente escolar se justifica, não só pelo grande número de pedidos espontâneos para uma conversa com a equipe PROINAPE mas, sobretudo, pelo entendimento da escola como um espaço de socialização, principalmente entre as classes sociais desfavorecidas, considerando as desigualdades existentes e a dificuldade de acesso a serviços de lazer e cultura.
Entendemos a escola como um locus privilegiado de convívio com as diferenças, a diversidade, bem como a pluralidade de idéias e visões de mundo, na medida em que esta favorece o contato com múltilpos valores que vão além dos adquiridos no ambiente familiar.
Ao pensarmos em desenvolver este Projeto, nos pautamos na concepção de escola como uma instituição que não se limita à aquisição de conhecimento, mas que também tem, entre suas funções, a promoção de saúde, tal como defendem Lopes, Nogueira e Rocha (2018).
Neste sentido, o Projeto também teve como objetivos facilitar a expressão dos sentimentos e afetos inerentes à fase da adolescência; colaborar para a troca de experiências entre os participantes, de modo a favorecer elaborações a partir da sua própria fala e da escuta do outro e contribuir para a promoção de saúde intra e extra muros escolares.
METODOLOGIA:
A equipe optou pela realização de um grupo aberto com a metodologia de roda de conversa, com periodicidade quinzenal, tendo como público-alvo alunas e alunos do 6º ao 9º ano – limite de 30 participantes por encontro. A divulgação do Projeto e de seus respectivos encontros foi realizada por meio de cartazes e também a partir da entrada da equipe nas turmas.
Nos encontros, foram utilizadas diversas dinâmicas, algumas envolvendo recursos de poesia e música, visando facilitar a fala e o debate entre as/os participantes. Também foram realizados atendimentos individuais quando identificadas possíveis situações de vulnerabilidade psicossocial ao longo da execução dos encontros. A equipe buscou ainda realizar reuniões periódicas com a equipe gestora a fim de discutir o funcionamento do Projeto, bem como expor as principais questões apresentadas pelos alunos e reflexões oriundas destas.