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Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
A poesia que inspira e transforma
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Celestino da Silva - 1ª CRE
Rua do Lavradio 56 - Centro
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Andreia Carla Cerqueira Morais Salgado, Erika da Silva Philippini e Maurício Pereira de Mattos
Andreia Morais é mestre em Ensino de Artes Cênicas pela UNIRIO. Professora de Artes Cênicas da Rede Municipal do Rio de Janeiro, onde atua no NIAP/PROINAPE. Em 2019/2020 foi bolsista do Programa de Bolsas da SME. Em 2023 participou do livro: "Arte na linha de frente” com artigos escritos por professoras/es egressas/os do programa em parceria com docentes do PPGEAC.
Erika Philippini é assistente social do NIAP/PROINAPE, formada pela UFF, com especialização na Área de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes da USP. É autora do artigo “Vulnerabilidade, violência de gênero e HIV/DST-AIDS (2004)”.
Mauricio Mattos é psicólogo do NIAP/PROINAPE, graduado pela UERJ, com mestrado em Saúde Pública e especialização em Análise Institucional; cursa o doutorado em Saúde Pública no PPGSP/Fiocruz e participa do Coletivo de Estudos e Apoio Paideia. Atua também na gestão do NASF de Maricá/RJ.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Andreia Morais - Professora, Erika Philippini - Assistente Social e Maurício Mattos - Psicólogo
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
OBJETIVOS

O trabalho com a "poesia falada" foi realizado na unidade escolar no ano de 2022, a partir do interesse de uma professora regente de língua portuguesa em utilizar a metodologia com turmas de 6º ano em parceria com a equipe PROINAPE que atuava na escola.

O principal objetivo foi desenvolver um projeto com o dispositivo da “poesia falada” partindo do pressuposto que o uso da referida metodologia no processo pedagógico fortalece e contribui com o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade, além de ser um dispositivo usado para interpretação e expressão dos alunos/as. Segundo Fronckowiak (2005, p.3) “a contribuição da poesia na aprendizagem da leitura e escrita é relevante porque ela é essencialmente um texto para ser oralizado”.

HABILIDADES
6º ano - Língua Portuguesa - Ler com fluência e expressividade textos de diferentes gêneros discursivos, identificando os mecanismos de coesão e coerência.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Outubro/2022

Analisando as possibilidades de atuação na EM Celestino da Silva em 2022, percebeu-se o potencial dos estudantes das 2 turmas do 6º ano - totalizando 65 estudantes - para trabalhar com Poesia Falada, além do interesse e proximidade da professora de língua portuguesa - que havia participado da formação de Poesia Falada oferecida pelo NIAP no ano de 2020. Parte-se do pressuposto que o uso da referida metodologia no processo pedagógico fortalece e contribui com o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade, além de ser um dispositivo usado para interpretação e expressão dos estudantes.

Entendendo que no contexto desta unidade escolar existiam conflitos entre alunos decorrentes de questões de gênero e seus papéis atribuídos socialmente na contemporaneidade, optou-se por iniciar a intervenção a partir da proposição dessa discussão. Os recursos metodológicos utilizados no projeto foram: vídeos temáticos; material impresso, como livros, poesias e letras de música; dinâmicas de grupo, jogos e técnicas teatrais; rodas de conversa; processos avaliativos, dentre outros. Incialmente, a equipe lançou mão de materiais audiovisuais, poesias e letras de músicas para disparar as reflexões com alunas e alunos. Inicialmente, as atividades foram desenvolvidas com a utilização de vídeos e textos poéticos sobre desigualdade de gênero, em encontros semanais. Além disso, trabalhou-se com outras poesias relacionadas a adolescência, racismo, bullying, dentre outros assuntos relevantes. No segundo momento, foram utilizadas imagens impressas distribuídas para os participantes, com uma diversidade de temáticas e expressões, com vistas a possibilitar múltiplas leituras, interpretações e olhares. Também foi utilizada a linguagem teatral - com jogos oriundos do projeto do NIAP “O Corpo Expressivo no espaço escolar” - para promover a integração, desinibição e expressão dos estudantes.

Ao se iniciar o exercício da leitura de poesias com os grupos, percebeu-se que algumas alunas e alunos já produziam seus próprios textos poéticos, e que outros despertavam interesse para esse modo de escrita. Em função do contexto favorável, a equipe decidiu fomentar a produção de poesias autorais, com objetivo de estimular a potencialidade e o protagonismo dos alunos no processo artístico, criativo e crítico. “[...]A inspiração está longe de ser a condição única para construção de um bom texto poético. É sabido que ela ajuda muito e pode até constituir a força primeira para a criação do poema, mas sozinha não vai muito longe. O fazer poético depende da imaginação e do trabalho artesanal com a palavra”(SORRENTI, 2009. P. 50).” Então, solicitou-se aos estudantes que criassem poesias a partir do que as imagens suscitavam. O processo resultou na produção de uma coletânea de textos poéticos dos alunos das turmas 1601 e 1602, com mais de 20 poesias.

Avaliamos que o projeto teve um desenvolvimento importante e positivo, visto que contribuiu de forma relevante no processo de escolarização dos estudantes, ao provocar o exercício da elaboração de uma escrita subjetiva. Outro efeito observado foi a instauração de um clima poético na escola, que resultou na criação de um coletivo de poetas e na premiação de alunos em concurso desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em comemoração aos 200 anos da Proclamação da República do Brasil. Destaca-se os processos autônomos da unidade escolar, que se apropriou efetivamente da ferramenta pedagógica em diferentes contextos educacionais.
Referências Bibliográficas

FRONCKOWIAK, A. Como andar sem poesia? – A leitura de poemas na Educac?a?o Infantil. Anais do II Colo?quio “Leitura e Cognic?a?o” do Programa de Po?s-graduac?a?o em Letras da UNISC. Santa Cruz do Sul, 2005.

SORRENTI, S. A poesia vai a? escola – Reflexo?es, comenta?rios e dicas de atividades. Belo Horizonte: Aute?ntica Editora, 2009.

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