Promover diferentes formas de expressão dos alunos sobre questões da adolescência que atravessam o seu desenvolvimento psicossocial, como: luto pela saída da infância, o luto da perda de entes queridos, a ideação suicida, a automutilação, os encontros e desencontros do amor e da sexualidade, o racismo, o machismo/feminismo como efeito das múltiplas violências e da desigualdade social no cotidiano escolar; Fomentar os processos de leitura, interpretação de texto, escrita e oralidade dos alunos participantes e ouvintes; Instrumentalizar os alunos para que gradualmente ocupem seu lugar de fala na vida, enfrentando suas angústias, dúvidas e medos, estimulando o respeito à diversidade dentro de si e do outro; Contribuir na formação do “aluno cidadão” consciente de seus direitos e deveres, usando a “palavra” como mediadora de convivências e conflitos; Fomentar através do protagonismo dos alunos o envolvimento da comunidade escolar na discussão e nas ações contra as múltiplas violências.
AUGUSTO JUNIOR, J.D. Algumas possibilidades da psicana?lise diante da angu?stia envolvida no impossi?vel de educar. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2020.
AUGUSTO JUNIOR, J.D. (org). Poesias ao vento: tempo de resistência. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2022.
BRASIL. Ministe?rio da Educac?a?o. Base nacional comum curricular. Brasi?lia, DF: MEC, 2017. Disponi?vel em: . Acesso em: 21 de março 2020.
CHIACHIRI, Maria Ângela de Freitas. Metodologia do ensino: produção de textos. Batatais, SP: Claretiano, 2013.
GAIA, Ce?lia; GOULART, Marina. Metodologia do ensino: Formac?a?o do leitor. Batatais, SP: Claretiano, 2013.
MORAIS, Andreia; OLIVEIRA, Maria Rejane; JÚNIOR, Jair Dias Augusto (organizadores). Poesias ao vento. Nova Iguac?u, RJ: Entorno, 2017.
MORENO, Ana Paula, AUGUSTO JR., Jair Dias, Amaral, Simone (organizadores). Poesias ao vento: a brisa virou ventania, Rio de Janeiro: auto publicação, 2018.
MORENO, Ana Paula, AUGUSTO JR., Jair Dias, AMARAL, Simone (organizadores). Poesias ao vento: Lindsay presente! Rio de Janeiro: auto publicação, 2019.
OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogene?ticas em discussa?o. Sa?o Paulo: Summus, 1992.