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Boas Práticas
Anos Iniciais
Movimento Sextou: a escola como lugar de felicidades
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM O'higgins - 8ª CRE
Rua Bombaim S/nº - Bangu
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Moisés Machado Nascimento Glória
Moisés Machado é professor (SME-RJ), pedagogo, músico, escritor, poeta, especialista em Educação e pós-graduando em História da África e da Diáspora Atlântica.
Vencedor do 1°Premio Nacional Perestroika de criatividade docente pelo Movimento Sextou (@movimentosextou) – em que utiliza a música, as brincadeiras, as dinâmicas e o cinema no processo de ensino-aprendizagem com os alunos.
Põe em prática a lei 10.639/03 propondo em sala de aula práticas antirracistas efetivas por meio do ensino da história e geografia africanas, da evidência de figuras pretas importantes na história nacional e internacional e da valorização da cultura favelada.
Como escritor, publicou seus textos em duas antologias intituladas "Sentindo na pele"(contos) e "A poética da resistência"(poemas).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor PEF
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
O Movimento Sextou é uma iniciativa que visa, por meio da música, das brincadeiras e do cinema, tornar o espaço da escola um ambiente de felicidades, onde o aluno sente prazer e motivação em estar, sendo ele o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo inicial diminuir a evasão escolar e objetivo final, processual, formar um cidadão crítico, que atue na sociedade como um ser transformador, que saiba lidar com temas urgentes como o antirracismo, o feminismo, a intolerância religiosa, as Fake News e a sustentabilidade.
HABILIDADES
4º ano - Artes Visuais - Educação Física: Participar de jogos e brincadeiras de forma individual, coletiva e inclusiva. Identificar diferenças de habilidade motora, gênero, idade e força, já começando a demonstrar uma postura cooperativa e solidária. Artes Cênicas: Identificar possibilidades cênicas em texto não teatral, em imagens visuais e em composições sonoras.
4º ano - Artes Visuais - Identificar as formas distintas das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
4º ano - Ciências - Identificar alternativas de CONSUMO CONSCIENTE dos materiais utilizados na escola ou no seu cotidiano.
4º ano - História - Identificar fatos da vida cotidiana, usando uma base temporal (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) nos diferentes espaços que frequenta.
4º ano - História - Perceber as diferenças entre os espaços públicos, privados e as áreas de preservação ambiental no contexto de sua comunidade, bairro, cidade ou município.
4º ano - Língua Portuguesa - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
4º ano - Língua Portuguesa - Inferir em diferentes gêneros textuais, informações implícitas.
4º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
4º ano - Língua Portuguesa - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
4º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos individual e coletivamente, com uma sequência lógico -temporal ( início, meio, fim, passado, presente e futuro), observando os elementos que compõem a narrativa.
4º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos estruturais de texto em versos (verso, estrofe, rima, ritmo etc).
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Educação Física - Demostrar atitude de respeito e socialização em jogos cooperativos,. Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena. Participar de jogos e brincadeiras, de forma individual e coletiva, Identificardiferenças de habilidade motora, gênero, idade, força, já começando a demonstrar uma postura cooperativa e solidária
5º ano - História - Compreender o conceito de cidadania e dos direitos humanos como conquistas históricas construídas socialmente, buscando aproximar esses temas com exemplos da realidade cotidiana do estado do rio de janeiro.
5º ano - História - Valorizar o respeito à diversidade e à pluralidade da sociedade brasileira, buscando exemplo de aplicação desses pressupostos no cotidiano da vida social e escolar.
5º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
5º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por recursos coesivos articuladores de relações de sentido (tempo, lugar, causa, dúvida, comparação, conclusão).
5º ano - Matemática - Elaborar e resolver situações-problema com números naturais, envolvendo as operações de adição e subtração e suas diferentes ideias: juntar, acrescentar, tirar, completar e comparar.
5º ano - Matemática - Resolver e elaborar situações-problemas do cotidiano com números naturais, envolvendo os diferentes significados das operações. Adição (juntar e acrescentar), subtração (retirar, comparar e completar), multiplicação (soma de parcelas iguais, retangular e combinatória) e divisão (distribuição e medida).
5º ano - Matemática - Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo os diferentes significados das operações.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Publico envolvido

O público envolvido são crianças na faixa etária de 9 à 11 anos. O trabalho não impacta apenas aos alunos, mas também os responsáveis, a exemplo do “Sextou com sustentabilidade” (relatado com detalhes em um documento enviado em anexo).

Metodologia aplicada

O Movimento Sextou tem como meta transformar a sala de aula a sala de aula em um lugar em que a criança seja protagonista, onde ela enxerga elementos da sua cultura, como o pagode, o samba, a MPB, os filmes, as dinâmicas e as brincadeiras. O repertório não se atém ao que é conhecido pelos pequenos, mas também traz novos elementos para aumentar os seus repertórios culturais.

O Sextou aborda temáticas importantes do dia a dia dos alunos como o antirracismo, o feminismo, as Fake News, a intolerância religiosa, a educação socio-emocional e a sustentabilidade.

O Movimento ocorre às sextas-feiras do mês após alguns dias de tarefas escolares semanais. Funciona também como uma revisão de todo o conteúdo trabalhado num determinado período, porém, abordado de forma leve e descontraída, demonstrando, de forma prática aos alunos, a aplicação dos assuntos no cotidiano.

O planejamento é feito de forma mensal, mas é flexível a partir do surgimento de uma questão em sala e/ou na mídia que seja pertinente à construção do cidadão crítico.

Para a escolha das músicas e dos filmes, realiza-se uma sondagem dos gostos dos discentes por meio de conversas, escuta aos diálogos entre os alunos e das tendências nas redes sociais.

Utiliza-se um ukulele, um violão, um microfone e uma caixa de som para o momento musical, num formato de pocket show em roda ou U. Depois é realizado um quiz com os alunos baseado na canção.

O cinema é sempre realizado com pipoca. Assiste-se ao filme e, após, os alunos realizam uma atividade tendo como base o assunto da película.

A brincadeira é escolhida conforme a ocasião e a intencionalidade.

Habilidades competências desenvolvidas

O Movimento desenvolve as habilidades e competências recomendadas no bimestre segundo a priorização curricular, haja vista ser um projeto que também trabalhe a caráter de revisão conteúdos. O Sextou não apenas desenvolve essas habilidades mas também outras a partir das demandas sociais.

*Em anexo, estão descritas, de forma detalhada, as habilidades e competências de cada aula conforme a BNCC.

As práticas pedagógicas do Movimento vão ao encontro da proposta pedagógica da Escola Municipal O’Higgins que visa a cidadania crítica do educando – que contribua positivamente no corpo social.

Em anexo, estão detalhadas as seguintes aulas práticas do Movimento Sextou:

1 – O Sextou com pagode (2022)

2 – O Sextou e a Educação Socioemocional (2022)

3 – O Sextou feminista (2022)

4 – O Sextou Verdade ou fake? (Letramento tecnológico) (2022)

5 – O Sextou como forma de letramento racial (2022)

6 – O Sextou e a Educação Psicomotora (2022)

7 – O Sextou com Sustentabilidade (2023)

O movimento foi avaliado por meio de dois marcadores:

1 - As Avaliações Diagnósticas Bimestrais da Rede Municipal (Campo Proficiência)

2 – Um questionário realizado com os alunos e responsáveis no último bimestre do ano aferindo, aos educandos, o nível de satisfação com o Movimento Sextou e como ela vem à escola sabendo que, no dia haverá o Sextou e, aos responsáveis, se a vontade do filho (a) de vir à escola havia aumentado ou diminuido após a implementação do Sextou.

Com os dados obtidos, tem-se como feedback que o trabalho com o Sextou foi potente para gerar motivação por parte dos discentes de forma que contribuísse para a diminuição da evasão escolar, bem como para a melhora nas médias das turmas nas Avaliações Diagnósticas em Rede.

• Inseri os detalhes dos dados das avaliações junto ao documento em .pdf das práticas pela limitação de caracteres deste campo.

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