Publico envolvido
O público envolvido são crianças na faixa etária de 9 à 11 anos. O trabalho não impacta apenas aos alunos, mas também os responsáveis, a exemplo do “Sextou com sustentabilidade” (relatado com detalhes em um documento enviado em anexo).
Metodologia aplicada
O Movimento Sextou tem como meta transformar a sala de aula a sala de aula em um lugar em que a criança seja protagonista, onde ela enxerga elementos da sua cultura, como o pagode, o samba, a MPB, os filmes, as dinâmicas e as brincadeiras. O repertório não se atém ao que é conhecido pelos pequenos, mas também traz novos elementos para aumentar os seus repertórios culturais.
O Sextou aborda temáticas importantes do dia a dia dos alunos como o antirracismo, o feminismo, as Fake News, a intolerância religiosa, a educação socio-emocional e a sustentabilidade.
O Movimento ocorre às sextas-feiras do mês após alguns dias de tarefas escolares semanais. Funciona também como uma revisão de todo o conteúdo trabalhado num determinado período, porém, abordado de forma leve e descontraída, demonstrando, de forma prática aos alunos, a aplicação dos assuntos no cotidiano.
O planejamento é feito de forma mensal, mas é flexível a partir do surgimento de uma questão em sala e/ou na mídia que seja pertinente à construção do cidadão crítico.
Para a escolha das músicas e dos filmes, realiza-se uma sondagem dos gostos dos discentes por meio de conversas, escuta aos diálogos entre os alunos e das tendências nas redes sociais.
Utiliza-se um ukulele, um violão, um microfone e uma caixa de som para o momento musical, num formato de pocket show em roda ou U. Depois é realizado um quiz com os alunos baseado na canção.
O cinema é sempre realizado com pipoca. Assiste-se ao filme e, após, os alunos realizam uma atividade tendo como base o assunto da película.
A brincadeira é escolhida conforme a ocasião e a intencionalidade.
Habilidades competências desenvolvidas
O Movimento desenvolve as habilidades e competências recomendadas no bimestre segundo a priorização curricular, haja vista ser um projeto que também trabalhe a caráter de revisão conteúdos. O Sextou não apenas desenvolve essas habilidades mas também outras a partir das demandas sociais.
*Em anexo, estão descritas, de forma detalhada, as habilidades e competências de cada aula conforme a BNCC.
As práticas pedagógicas do Movimento vão ao encontro da proposta pedagógica da Escola Municipal O’Higgins que visa a cidadania crítica do educando – que contribua positivamente no corpo social.
Em anexo, estão detalhadas as seguintes aulas práticas do Movimento Sextou:
1 – O Sextou com pagode (2022)
2 – O Sextou e a Educação Socioemocional (2022)
3 – O Sextou feminista (2022)
4 – O Sextou Verdade ou fake? (Letramento tecnológico) (2022)
5 – O Sextou como forma de letramento racial (2022)
6 – O Sextou e a Educação Psicomotora (2022)
7 – O Sextou com Sustentabilidade (2023)
O movimento foi avaliado por meio de dois marcadores:
1 - As Avaliações Diagnósticas Bimestrais da Rede Municipal (Campo Proficiência)
2 – Um questionário realizado com os alunos e responsáveis no último bimestre do ano aferindo, aos educandos, o nível de satisfação com o Movimento Sextou e como ela vem à escola sabendo que, no dia haverá o Sextou e, aos responsáveis, se a vontade do filho (a) de vir à escola havia aumentado ou diminuido após a implementação do Sextou.
Com os dados obtidos, tem-se como feedback que o trabalho com o Sextou foi potente para gerar motivação por parte dos discentes de forma que contribuísse para a diminuição da evasão escolar, bem como para a melhora nas médias das turmas nas Avaliações Diagnósticas em Rede.
• Inseri os detalhes dos dados das avaliações junto ao documento em .pdf das práticas pela limitação de caracteres deste campo.