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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Uma carta para Jeremias
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery - 9ª CRE
Avenida Cesario de Melo 7431 - Inhoaíba
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
William Mathias Moreira
Doutorando em Educação pela UERJ, com bolsa pela FAPERJ. Mestre em História Social da Cultura na PUC-Rio, com bolsa pela CAPES. Graduado em História na UERJ, em Arquivologia na UNIRIO e em Pedagogia também pela UERJ. É pesquisador no grupo de pesquisa 'Ser em vibração: estética, psicanálise, linguagem e educação' na UERJ. Integrante do Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural (LEEHPAC) da PUC-Rio.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor dos Anos Iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
HABILIDADES
4º ano - Anos Iniciais - Escrever textos apresentando espaçamento entre as palavras.
4º ano - Anos Iniciais - Explorar oralmente a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
4º ano - Anos Iniciais - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
4º ano - Anos Iniciais - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
4º ano - Anos Iniciais - Identificar o assunto de um texto.
4º ano - Anos Iniciais - Identificar os elementos que compõem a narrativa, como tempo, espaço e personagem.
4º ano - Anos Iniciais - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
4º ano - Anos Iniciais - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
4º ano - Anos Iniciais - Planejar, individual e coletivamente, a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor.
4º ano - Anos Iniciais - Produzir textos individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim, passado, presente e futuro), observando os elementos que compõem a narrativa.
4º ano - Anos Iniciais - Reconhecer estrutura da narrativa: - situação inicial; - complicação (conflito gerador e clímax); - desfecho.
4º ano - Anos Iniciais - Reconhecer os elementos da narrativa: – narrador (foco narrativo); - personagem (principal e secundários), – protagonista e antagonista e suas características físicas e psicológicas; – tempo/espaço da narrativa.
4º ano - Anos Iniciais - Relacionar assunto de textos lidos a seu conhecimento de mundo.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2023 até Setembro/2023
Objetivo(s), em consonância com as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena
A ideia principal é através dos quadrinhos selecionados Jeremias: Pele e Jeremias: Alma (Rafael Calça e Jefferson Costa) na educação básica pública periférica, numa proposta antirracista, instigá-las ao letramento racial, ampliar assim sua cultura visual e promover a decolonização do olhar através do debate. Fortalecendo a prática da Lei 10.639/03, ao mesmo tempo que desenvolvemos a escrita e leitura individual ou coletiva através de elaboração de uma carta ao personagem principal após debate oral sobre a interpretação da história e a vivência dos educandos. O objetivo é que, ao se espelharem na tragetória do persongem título, possam, assim como ele entender que não precisam aceitar o lugar onde o racismo estrutural deseja que ocupem, oferecendo a possibilidade de autonomia epistemológica e autoestima estética que rompa com a mentalidade colonial que destrói a subjetividade da população negra, auxiliando a construção dos educandos como sujeitos histórico-políticos.
Utilizando-se das obras de Rafael Calça e Jefferson Costa, vencedores do Prêmio Jabuti de 2019, da série “Graphic MSP” que visa abordar de forma diferenciada os personagens clássicos da Turma da Mônica, no caso Jeremias: Pele e Jeremias: Alma, até pouco tempo o único personagem negro da turma que nunca tinha ganhado uma história solo, foi realizada uma leitura coletiva após o empréstimo em rodízio de exemplares físicos das obras para a leitura individualizada em sala ou em casa. Nessas histórias em quadrinhos é discutida a percepção que Jeremias ganha de si como negro a partir de episódios racistas na juventude na escola ao mesmo tempo que descobre mais sua própria ancestralidade a partir da interação com o passado de sua própria família e sua vontade de ser também criador de histórias. O objetivo é oferecer aos educandos de maneira dupla tanto o letramento racial quanto o desenvolvimento de suas habilidades em torno da interpretação textual e visual. Após a leitura coletiva na sala de leitura usando computador e projetor, procuramos desenvolver o debate oral de ideias a partir da relação que os alunos faziam da leitura e suas vivências, além disso, incentivamos a escrita deles de uma carta para o personagem principal, que poderia ser individual ou coletiva, incluir desenhos e também a análise interpretativa deles das duas histórias em quadrinhos. A atividade foi aplicada em duas turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental.
O impacto foi positivo, os alunos se sentiram participantes e interessados em debater as situações vividas por Jeremias e entender que muitas delas não são aceitáveis em ambiente escolar e que deveriam se posicionar quando elas ocorressem. Produziram muitas cartas e desenhos que demonstraram o engajamento dos mesmos em relação a atividade, uma vez que ela foge da abordagem tradicional das habilidades que devem desenvolver. Juntos produziram também um espaço de leitura na sala que, controlado por eles mesmos, ajudavam ao desenvolvimento da leitura, com empréstimo diários de livros e quadrinhos. Os alunos, ao se identificarem com os sentimentos do personagem título, passaram a identificar situações passadas de racismo recreativo e de bullying ou misoginia, buscando uma mudança de comportamento em relação a forma que se relacionam, o que impactou os problemas de agressividade dentro das duas turmas, melhorando a convivência e aumentando a cooperação de todos.
Referências Bibliográficas

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ANDRADE, Inaldete Pinheiro. Construindo a auto-estima da criança negra. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: 2005, Edições MEC/BID/UNESCO.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, 2004.

CALÇA, Rafael; COSTA, Jefferson. Graphic MSP: Jeremias - Pele. Barueri, SP: Panini, Brasil, 2018.

CALÇA, Rafael; COSTA, Jefferson. Graphic MSP: Jeremias - Alma. Barueri, SP: Panini, Brasil, 2020.

FERREIRA, A. de J. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista De Educação Pública, 21 (46), p. 275-288, 2012.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo. 2ª ed. Brasília/Rio de Janeiro: Fundação Palmares/OR Editor Produtor, 2002.

TRINDADE, Azoilda Loreto da. Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação infantil. In: Valores afro-brasileiros na Educação. Boletim 22, TV Escola/MEC, 2005.

VERGUEIRO, Waldomiro. O Uso das HQS no ensino. In: RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009. p. 7-30.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver; 2009.

YANG, Gene. Comics belong in the classroom. The TED Talks Channel, YouTube. 2018. Disponível em .

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