ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. The TED Talks Channel, YouTube. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg.
ANDRADE, Inaldete Pinheiro. Construindo a auto-estima da criança negra. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: 2005, Edições MEC/BID/UNESCO.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, 2004.
CALÇA, Rafael; COSTA, Jefferson. Graphic MSP: Jeremias - Pele. Barueri, SP: Panini, Brasil, 2018.
CALÇA, Rafael; COSTA, Jefferson. Graphic MSP: Jeremias - Alma. Barueri, SP: Panini, Brasil, 2020.
FERREIRA, A. de J. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista De Educação Pública, 21 (46), p. 275-288, 2012.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo. 2ª ed. Brasília/Rio de Janeiro: Fundação Palmares/OR Editor Produtor, 2002.
TRINDADE, Azoilda Loreto da. Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação infantil. In: Valores afro-brasileiros na Educação. Boletim 22, TV Escola/MEC, 2005.
VERGUEIRO, Waldomiro. O Uso das HQS no ensino. In: RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009. p. 7-30.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver; 2009.
YANG, Gene. Comics belong in the classroom. The TED Talks Channel, YouTube. 2018. Disponível em .