Nossa atividade se iniciou quando distribuí e li para os alunos trechos do livro Ideias para adiar o fim do mundo que falam da cultura indígena de povos brasileiros e estrangeiros e da sua relação com a natureza e o sonho. A obra foi escrita pelo filósofo, ambientalista e poeta Ailton Krenak e distribuída às escolas do Município pela Gerência de Leitura (GEL) da SME-Rio.
Destaquei parágrafos para que os alunos que se sentissem à vontade pudessem lê-los para a turma (quem quisesse podia levar o livro para ler na íntegra em casa). Aproveitamos para discutir tópicos relacionados, como: De que modo nos relacionamos hoje com a natureza? Trazemos alguma herança indígena em nosso dia a dia? Temos ascendentes indígenas em nossas famílias?
Depois, partimos para a questão que é o tema central do livro: estamos mesmo no fim do mundo? De que forma podemos adiá-lo? Como salvar o planeta? Da discussão que se seguiu, surgiram ações práticas para atingir esses objetivos, tendo o meio ambiente como pano de fundo. Como registro, pedi aos alunos que colocassem essas propostas por escrito ou sob a forma de desenho no papel.