ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Decolonizando o Currículo
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EM Rodrigo Otávio - 11ª CRE
Rua Antônio de Almeida 11 - Moneró
AUTOR(ES)
Marcia Gloria da Costa Lima Henrique
Sou formada em Letras Português-Literatura, pós-graduada em Administração Escolar e História da África. Especialização em Jovens e Adultos. Sou concursada pela Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro como Professor Docente II. No Estado, fui Diretora Adjunta do CEJA Ilha do Governador por quinze anos. Sou militante do Instituto de Pesquisas Negras do Movimento Negro.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor Docente II
OBJETIVOS
Construção de identidade preta e indígena através do conhecimento e reconhecimento do protagonismo dessas etnias em nosso país e na história da humanidade.
HABILIDADES
2º ano - Anos Iniciais - Reconhecer o respeito às diferenças como expressão dos nossos direitos e dos outros.
4º ano - Anos Iniciais - Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade ou no campo, destacando os modos de vida de povos e comunidades tradicionais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até atualmente
Todas as minhas práticas levam em consideração um currículo antirracista e decolonial. Cito o exemplo da alfabetização, da atual turma 1201 ter sido a partir de histórias que escrevi sobre o Baobá, até a participação nos Projetos da Prefeitura privilegiar biografias negras: No Festa de 2022, os alunos apresentaram a biografia de Pixinguinha e, em 2021, o sexto ano participou da Mostra de Dança com a biografia de Ruth de Souza e o Teatro do Negro de Abdias Nascimento.
Os alunos da turma 1201, oriundos da turma 1101, onde lecionei em 2021, têm o Baobá como grande Griot contador de histórias. As meninas pretas se identificam com as princesas das histórias pretas que conto.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.