Sou brasileira, professora de Ensino Fundamental na SME-Rio e pedagoga com habilitação em administração, supervisão, orientação e magistério.
Também sou psicopedagoga com vários outros cursos na área de educação.
Em plena pandemia resolvi investir no lúdico para despertar nos alunos o gosto pelo estudo em atividades presenciais e a distância.
Num período marcado por muito sofrimento – desemprego, internações e óbitos de familiares, amigos e vizinhos –, minhas aulas privilegiaram a aprendizagem com histórias, músicas, jogos, dramatizações e recursos como o Material Rioeduca e livros didáticos.
A média de idade dos alunos da turma 1101 era de seis anos. Como as medidas de prevenção ao contágio por covid-19 passavam a influir decisivamente na convivência escolar, algumas atividades antes realizadas com as crianças na escola precisaram ser praticadas em casa junto com os responsáveis.
Assim, sugeri que cada aluno, construísse, com a ajuda dos familiares, um foguete a partir de materiais de sucata e registrasse em vídeo ou texto escrito o passo a passo da construção e a relação dos materiais utilizados.
A interação necessária à realização da atividade possibilitou a união das famílias e o desenvolvimento oral e descritivo das crianças, aprimorando, desse modo, a comunicação em geral.
O envolvimento dos alunos ajudou nas tarefas escolares levando-os a se expressar melhor e ter mais foco em realizar suas tarefas escolares.
Com a experiência prazerosa desenvolvida na atividade com sucata, foi possível criar frases e textos a partir das experiências vividas e imaginadas pelos alunos nas brincadeiras com seus foguetes.