ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Identidade e diversidade no contexto social
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Nova Holanda - 4ª CRE
Rua Projetada S/nº - Maré
AUTOR(ES)
Josiane Santos de Melo
Meu nome é Josiane. Sou especialista em Dança e Expressão Corporal e formada em Pedagogia.

Sou professora da rede municipal carioca desde 2016. Atuei até 2021 nas turmas de alfabetização por escolha e por querer estar bem perto da Educação Infantil, onde aprendi a ser e a me constituir na professora que sou hoje (por meio das vivências experimentadas e sentidas durante 15 anos na rede particular).

Por acreditar e perceber que é na Educação Infantil que todo o processo de aprendizagem começa a se desenvolver, amo estar onde estou, trabalhando com o lúdico e o encantamento e despertando o interesse dos alunos através do afeto, das artes e da música.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora
OBJETIVOS
• Levar o aluno a identificar-se como indivíduo na sociedade, como um ser único que pensa, fala, interage com o outro e com seu entorno, identificando suas características próprias como: gostos, físicas, seu jeito de ser.

• Conhecer sua ancestralidade e o lugar onde mora, valorizando sua história e a cultura na qual está inserido, respeitando as semelhanças e diferenças que encontramos em nossa sociedade.

ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar o assunto de um texto lido ou ouvido.
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer e nomear as letras do alfabeto a partir do próprio nome e dos nomes dos colegas de turma.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Dezembro/2021
Buscando a participação integral da turma e da família no processo ensino-aprendizagem, desenvolvi algumas propostas de atividades bem divertidas e diversificadas que partem do encantamento através de músicas, artes, recortes. colagem, gravuras e vídeos, entre outros recursos.

Vygotsky concebe o homem como um ser que pensa, raciocina, deduz e abstrai, mas também como alguém que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza (1999, p. 120).

Assim, percebo que, para aprender, o aluno tem que querer, tem que ter curiosidade, sentir e fazer. Há que existir nele um envolvimento socioafetivo com todos envolvidos no processo.

Essa sequência didática era para ter sido de uma semana, mas a trabalhamos por muito tempo e abordamos questões que tinham de ser desenvolvidas diariamente.

Uma atividade sempre puxava outra. Em certo dia, por exemplo, meus alunos tiveram que se pintar e não se reconheciam como crianças negras ou pardas. Foi quando entramos no conceito de Família, com quem me pareço?

Muitas crianças, não se reconheciam como pretas ou pardas, quando tiveram de fazer um desenho de si mesmas. Queriam usar somente o giz de cera “cor de pele” (cor bege). A partir desse momento, conversamos e levei às aulas atividades que trabalhassem essas situações.

Nesse sentido, havia no Material Rioeduca um rap composto por uma menina negra, intitulado Menina pretinha. Esse rap foi trabalhado com a turma, de diferentes formas. E, inclusive, no final dessa sequência didática, tivemos uma apresentação da Dança da menina pretinha para toda a escola.

No final de tudo, os anos de escolaridade se juntaram e dançaram juntos e a canção virou febre na escola. Até hoje ela é lembrada. A partir daí, então, sucederam-se diversas conversas e aulas sobre questões étnico-raciais.
Esta sequência didática realizada com a turma 1101 trouxe grandes aprendizados. Os alunos puderam reconhecer-se como indivíduos únicos, com características semelhantes a seus familiares.

Entenderam que fazem parte de uma sociedade, de um lugar e de um planeta. Conhecer o grupo de alunos, estar mais perto dos responsáveis é fundamental para o sucesso da aprendizagem.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.