ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio
SÉRIE
04 Outubro 2022 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes

Fotografia colorida. Grupo de alunos e professores de escolas do Rio, posicionados em pé e à frente, agachados. Atrás, estão um painel colorido e dois telões em cada lateral .

Estudantes que participam de iniciativas de jornalismo escolar espalhadas por toda a cidade, junto com seus professores, estiveram reunidos na quarta-feira (28 de setembro) no primeiro encontro da Andar – Agência de Notícias dos Alunos da Rede. O projeto, realizado pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, busca formar uma rede de trocas e colaboração em torno da produção de notícias estudantil, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas. Após um ciclo inicial de mapeamento e visitas às escolas, e a realização de formações para estudantes e professores, a plataforma da Andar estará disponível a todo o público no início do próximo ano.

São 11 as iniciativas escolares participantes da primeira fase da Andar, uma de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da cidade, reunindo estudantes e professores de todo o Rio. No encontro, realizado na MultiRio, houve a apresentação de todos os projetos escolares, e todos puderam conhecer mais sobre as diferentes propostas e sobre a Andar. O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Antoine Lousao, destacou aos participantes a importância de dar visibilidade a essas práticas e da formação de rede na Andar.

“Quero parabenizar os alunos e as equipes das escolas - professores e gestores - escolhidos entre vários projetos realizados na Rede, em todas as CREs. Isso coloca holofote em projetos bem-sucedidos e também é uma oportunidade, porque, num mundo onde, potencialmente, todo mundo é produtor de conteúdo, o que faz a diferença é como se vai qualificar essa prática”, disse o secretário municipal de Educação do Rio.

Além de desenvolver habilidades tanto técnicas quanto críticas em relação às mídias, o secretário destacou o papel protagonista das crianças e jovens da Andar.

“Vocês são influenciadores, tendo papel de protagonismo na unidade escolar, e agora, com esse projeto, têm a possibilidade de ir além dos muros da escola que estudam”, acrescentou.

A subsecretária de Ensino do município, Teresa Pontual, ressaltou o trabalho pedagógico da Secretaria que propõe práticas com sentido aos estudantes, nas quais as habilidades do currículo a serem desenvolvidas se desenvolvem em podcasts, vídeos e jornais.

“A Andar tem total conexão com o currículo, porque existem muitas habilidades que podem ser trabalhadas a partir do jornalismo. O projeto também não está limitado ao formato do jornal impresso, e prevê várias formas de transmitir notícias, como podcast, audiovisual e revista digital. Além de trabalhar muitas habilidades, os alunos veem sentido. Nosso currículo trabalha numa perspectiva sociointeracionista, é muito bom ver as crianças colocando tudo o que elas estão aprendendo para um uso social”, ressaltou Teresa Pontual.

O presidente da MultiRio, Paulo Miranda, lembrou que a agência de notícias estudantil faz parte de um guarda-chuva de ações dentro do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação que promovem o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.

“A Andar é uma atividade pioneira, com poucas iniciativas semelhantes no nosso país. A agência é um projeto pelo qual temos muito carinho e entusiasmo, porque pode ser considerada uma síntese da razão de ser da MultiRio. Ela tem, em sua essência, o tema da midiaeducação, ao lidar com a linguagem jornalística nas diversas mídias, e promove o protagonismo dos nossos estudantes. Apoia ainda essas iniciativas com o conhecimento e a experiência da MultiRio e de parceiros em temas como distinção entre fato e opinião, fake news e o domínio das técnicas de produção de áudio, vídeo e gráfica, além de oferecer o suporte de uma plataforma para integração e disseminação dessas atividades”, disse Paulo Miranda.

Nesse sentido, a parceria com a Lupa, hub de combate à desinformação, é um dos destaques no objetivo comum de promover a reflexão sobre questões como fake news e o olhar crítico sobre as mídias na Educação básica. Segundo Gilberto Scofield Jr., consultor de Educação da Lupa, é uma atuação que deve ser construída a partir das experiências das escolas.

“Os objetivos da Lupa, da Secretaria e da MultiRio convergem, com trabalhos no mesmo formato, colaborativo, sendo algo moldado com a comunidade de professores e em parceria com os alunos. Como é algo que precisa ser transversal, a ideia não é ter uma “cadeira” de desinformação, mas sim ser trabalhado dentro de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática. Trabalhar com a Educação básica significa ter “desinformações” características, de acordo com o ano de escolaridade”, disse Scofield Jr.

Nayara Lorrana e Evellyn Maciel, ambas com 12 anos e estudantes da Escola Municipal Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe, participam do jornal digital Os Carioquinhas, uma das iniciativas da Andar.

“É sensacional participar da agência. Muito bom, uma experiência muito nova”, disse Nayara. Para Evellyn, o próprio encontro foi uma novidade: “para mim, é um aprendizado a mais. Porque aqui a gente já aprendeu muitas outras coisas”.

As unidades escolares que participam da primeira fase da Andar são as seguintes:

1ª CRE
E.M. Estados Unidos

2ª CRE
E.M. Rodrigo Mello Franco de Andrade

3ª CRE
E.M. Domingos Bebiano

4ª CRE
E.M. Bernardo de Vasconcellos

5ª CRE
E.M. Oswaldo Teixeira

6ª CRE
E.M. Isaías Alves

7ª CRE
E.M. Finlândia

8ª CRE
E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

9ª CRE
E.M. Barão de Santa Margarida

10ª CRE
E.M. Doutor Sócrates

11ª CRE
E.M. Anísio Teixeira

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

17/05/2023

Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio. 

Andar

texto
Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

19/12/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil

Andar

texto
Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

12/12/2022

Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.

Andar

texto
Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

08/12/2022

A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.

Andar

texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar

texto
Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

28/11/2022

Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil 

Andar

texto
Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

17/11/2022

Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar. 

Andar

texto
Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

09/11/2022

 Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.

Andar

texto
Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

04/11/2022

Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro

Andar

texto
Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

01/11/2022

  Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.

Andar

texto
Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

19/10/2022

Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania

Andar

texto
Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

14/10/2022

Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.

Andar