Pensando em estratégias para enfrentar a realidade dos impactos na aprendizagem dos estudantes com a pandemia da Covid-19, a equipe gestora da E.M. Domingos Bebiano (3ª CRE), uma escola de primeiro segmento e de turno único localizada em Inhaúma e que atende crianças oriundas, principalmente, do Complexo do Alemão, decidiu oferecer a eletiva Jornal Escolar para a turma do 5º ano, a fim de que fosse mais um momento em que aqueles alunos pudessem exercitar a Língua Portuguesa.
Transcorridos três bimestres do início do projeto, batizado de Domingos Bebiano News, o resultado se nota não apenas na melhoria da escrita, mas sobretudo no aumento da autoestima dos alunos participantes. À frente do jornal está o professor Jardel Magalhães. Ele conta que o trabalho tem sido bastante desafiador e que, desde o começo, o objetivo principal era desenvolver habilidades que conferissem protagonismo aos estudantes do 5º ano, a maioria deles fora da relação ideal idade-ano escolar.
Hoje, os olhos dos alunos brilham quando veem o resultado de seus esforços impressos e divulgados na comunidade escolar, o que, segundo o professor, cria um engajamento cada vez maior ao projeto. Hoje, o Domingos Bebiano News é uma das iniciativas escolares a integrar a fase inaugural da Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede. O professor Jardel Magalhães já está preparando a turma de 4º ano para assumir o projeto em 2023.
Produção e aprendizagem
Em vista da necessidade de aprendizagem dos alunos e baseada em um dos eixos (Leitura e Escrita) que norteiam as disciplinas eletivas da Rede, a direção da escola definiu, no início do ano, que o viés de atuação curricular do jornal atuaria na produção e pesquisa de diferentes tipos de texto. Com esta orientação, o professor Jardel Magalhães partiu para debater e definir com os alunos cada etapa de elaboração do jornal: “Desde o nome (Domingos Bebiano News) até a escolha das seções que compõem o jornal (Receitas da Família, Vi e Gostei etc.), tudo foi iniciativa dos próprios educandos, sob minha orientação”, explica.
Para chegar à definição das seções/editorias, o professor levou jornais para a turma e mostrou como eram estruturados. Foi neste processo que a turma decidiu que o Domingos Bebiano News também contaria com uma seção de quadrinhos: “As historinhas são produzidas na plataforma digital Pixton e elaboradas por um grupo de alunos mais habilidosos com o teclado e com as mídias digitais, mas sempre com sugestões do restante da turma”, observa Jardel Magalhães.
Gêneros textuais
O jornal busca valorizar a comunidade escolar. Há, por exemplo, a seção Receita da Família, em que os pais são incentivados a enviar seus segredos culinários: "O que exigimos é que os alunos sejam os próprios escritores da receita e obedeçam às regras de escrita desse tipo de texto”, explica o professor. Ainda segundo ele, cada gênero textual presente na edição do jornal é trabalhado em sala de aula. “Quando vejo erros, peço que corrijam ou reescrevam para que os textos estejam dentro dos padrões aprendidos”, acrescenta.
O gosto dos alunos pela cultura também é incentivado. Na seção Vi e Gostei, eles aprendem a produzir o gênero textual “sinopse”, a partir dos filmes que assistiram. A pesquisa é igualmente estimulada, pois precisam dela para escrever as seções de Charadas e Anedotas e Você Sabia?
A matéria de capa do Domingos Bebiano News também costuma exigir muita pesquisa, como é o caso da edição de setembro, que aborda os direitos das crianças. E, claro, como se trata de jornal, também não falta reportagem. Na edição de maio, que fala sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, foram entrevistados um aluno e uma professora que optaram por continuar usando máscara.
A edição final do jornal é feita pelo professor Jardel Magalhães, que tem o objetivo de incluir, cada vez mais, os alunos nesta etapa do trabalho. O Domingos Bebiano News tem tiragem impressa de 150 exemplares, distribuídos para a comunidade leitora da escola, principalmente para os alunos do 3º ao 5º ano e suas famílias. O jornal também é disponibilizado no formato digital, nas redes sociais da escola.
17/05/2023
Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio.
Andar
19/12/2022
A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil
Andar
12/12/2022
Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.
Andar
08/12/2022
A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.
Andar
02/12/2022
Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola.
Andar
28/11/2022
Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil
Andar
17/11/2022
Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar.
Andar
09/11/2022
Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.
Andar
04/11/2022
Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro
Andar
19/10/2022
Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania
Andar
14/10/2022
Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.
Andar
04/10/2022
A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.
Andar