ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Experiências em alfabetização na Rede são destaque do primeiro dia da VI Semana de Alfabetização
11 Setembro 2018 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Thiago Gomide, assessor especial da MultiRio, auxilia Naara Maritza, professora alfabetizadora, que é observada pelas colegas Cássia de Souza e Marly Gonçalves (Foto: Alberto Jacob Filho).

“A escola tem uma responsabilidade social. As crianças não chegam totalmente iletradas. Elas vão ao supermercado, ao shopping, acompanham a mãe na inscrição para o Ensino Fundamental, conhecem o valor da escrita, da leitura e da Matemática em diferentes momentos sociais. Cabe aos professores desenvolver competências e habilidades”. Essa é a convicção de Marly Gonçalves, professora alfabetizadora da E.M. Holanda (11ª CRE) que se apresentou na tarde do primeiro dia da VI Semana de Alfabetização, evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação.

Em seu projeto Recontando Histórias, ela utiliza livros de literatura com o 1º ano. “Minha principal preocupação não é corrigir as crianças quando escrevem. Procuro acolhê-las e incentivar que mostrem o que sabem. A partir da produção, norteio os rumos do aprendizado.”

Mais duas professoras alfabetizadoras mostraram suas experiências escolares. Naara Maritza, do Ciep Doutor Bento Rubião (2ֺª CRE), na Rocinha, mostrou o livro interativo que construiu com seus alunos. A ideia surgiu a partir de sua preparação para um seminário sobre professores pesquisadores de suas próprias práticas. No livro, a turma apresentou o Brasil para colegas de Bogotá, na Colômbia. “Eles conversaram via WhatsApp e webcam com estudantes colombianos e trocaram informações sobre os países: comidas, futebol, festas tradicionais, meios de transporte, dinheiro etc. A partir das pesquisas, produziram diversos gêneros textuais – convite, receita, guia turístico. O Duolingo (plataforma dedicada ao ensino de idiomas) ajudou no espanhol. Mostrei a eles que a gente usa a escrita para viver. Em uma das atividades, eles queriam escrever Flamengo. O dígrafo só aparecia mais à frente no Caderno Pedagógico, mas isso não representou dificuldade e lógico que escrevemos Flamengo. A realidade se sobrepôs à cartilha. Trabalhamos a Matemática de diversas maneiras. Fizemos, por exemplo, um cardápio dizendo quanto custava uma coxinha de galinha em reais e na moeda colombiana, e calculamos o fuso horário entre os dois países, desenhando os ponteiros dos relógios. Por meio do Google Earth, vimos um pouco de Bogotá.”

Cássia de Souza, professora da E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), mostrou o projeto Descobrindo o Egito, que desenvolveu por ocasião da Copa do Mundo de Futebol. “Quis sair do eurocentrismo e privilegiar um país da África, falar dos negros como protagonistas”, explicou a professora. Ela trabalhou a escrita com palavras típicas: faraó, múmia, deserto. Noções de Geografia também tiveram lugar de destaque na busca do país no globo terrestre. Com a Matemática, explorou formas geométricas a partir da pirâmide.

A partir da esquerda: Renata Surrage, Márcia Dias, Roberto Antunes e Marcellus Silveira, professores coordenadores na SME de Língua Inglesa, Educação Física, História e Geografia, respectivamente (Foto: Alberto Jacob Filho).

Além das experiências de campo, a tarde contou com a participação de Renata Surrage, Márcia Dias, Roberto Antunes e Marcellus Silveira, professores coordenadores na SME de Língua Inglesa, Educação Física, História e Geografia, respectivamente. Eles falaram sobre como cada uma dessas áreas pode contribuir no processo de alfabetização. Renata disse que “segundo pesquisas, o aprendizado de Língua Inglesa não atrapalha a alfabetização na língua materna. O aprendizado se dá por meio de experiências e, nesse sentido, a língua adicional só tem a contribuir”.

Márcia Dias falou que a Educação Física agrega na saúde geral e no desenvolvimento da oralidade. Roberto Antunes salientou que a nova concepção de História mostra que ela é feita por todos, pelo povo, e não pelos grandes personagens, em datas fixas. Por isso, devemos ensinar para as crianças a história do local onde estão inseridas. Marcellus Silveira lembrou que, de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular, é preciso também alfabetizar para História e Geografia. “Nos primeiros anos, devemos ensinar espacialidade e privilegiar a própria história de vida dos alunos”, afirmou.

Matemática – Como ensinar?

André Régis, doutorando em Educação pela UFRJ, explicou como a Matemática pode ser mais atraente (Foto: Alberto Jacob Filho).

O doutorando em Educação pela UFRJ André Luiz Régis foi convidado para falar sobre numeramento. Ele compartilhou com o auditório cheio de professores da Rede como o ensino da Matemática pode ser mais eficiente e acessível. “Mais importante que apontar o erro é perguntar para o aluno como ele chegou àquele resultado. Há estratégias diferentes de cálculo. Propor desafios e suscitar a curiosidade também motiva”, explicou André. Ele indicou o livro Mentalidade matemática, de Jo Boaler, que traz atividades práticas e divulga a ideia de que todos podem aprender.

A MultiRio transmite ao vivo a VI Semana de Alfabetização aqui no Portal e no Facebook. Confira a programação: quarta-feira (12), das 9h45 às 12h e das 14h15 às 17h; sexta-feira (14), das 9h30 às 12h e das 14h30 às 16h30.

Acompanhe também a cobertura do evento, atualizada ao longo da semana. Em breve, os vídeos das palestras e debates também estarão disponíveis.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
video
Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição

Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição

13/02/2019

Mesa-redonda com Margarida dos Santos, professora do Colégio de Aplicação da Uerj, Gina Paula, da Gerência de Ensino Fundamental da SME, e Luan Gomes, da Gerência de Educação da 4ª CRE, sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição.

VI Semana de Alfabetização

video
Breve histórico da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio

Breve histórico da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio

13/02/2019

Uma contextualização histórica da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, por Teresa Cristina Araújo, supervisora da 3ª CRE, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio. E uma conversa com a professora Cecilia Goulart, doutora em Letras e coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Cultura e Práticas Educativas, sobre oralidade, leitura e produção de textos.

VI Semana de Alfabetização

video
A docência e a produção de conhecimentos em alfabetização

A docência e a produção de conhecimentos em alfabetização

13/02/2019

Palestra sobre educação literária com Cintia Barreto, doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Candido Mendes. Confira, também, a mesa-redonda "A docência e a produção de conhecimentos em alfabetização", com as professoras Liliane Marins, da Gerência de Alfabetização, Raquel Moraes, da E.M. São Domingos (3ª CRE), Adriana Afonso, do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), e Letícia Santos da Cruz, da Gerência de Educação da 9ª CRE.

VI Semana de Alfabetização

video
Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

13/02/2019

A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva participam da VI Semana de Alfabetização. As duas falam sobre "Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo", durante o evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

VI Semana de Alfabetização

video
A integração das áreas de conhecimento em alfabetização

A integração das áreas de conhecimento em alfabetização

13/02/2019

A mesa "A integração das áreas de conhecimento em alfabetização" contou com Renata Surrage, Márcia Dias, Roberto Antunes e Marcellus Silveira, professores coordenadores na SME de Língua Inglesa, Educação Física, História e Geografia, respectivamente. Eles falaram sobre como cada uma dessas áreas pode contribuir no processo de alfabetização.

VI Semana de Alfabetização

video
Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização

Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização

13/02/2019

A professora da Uerj Amélia Ribeiro Escotto, a professora da Rede Municipal de Ensino do Rio e do programa de pós-graduação em Educação Básica da Uerj Jonê Baião e a coordenadora de revisão curricular da SME Cristina Lima participam da VI Semana de Alfabetização da SME. Elas conversam sobre oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.

VI Semana de Alfabetização

video
Mesa de abertura

Mesa de abertura

13/02/2019

A Secretaria Municipal de Educação realizou a VI Semana de Alfabetização, reunindo professores alfabetizadores e especialistas em torno de debates, mesas-redondas e apresentações de trabalhos na Escola de Formação Paulo Freire.

VI Semana de Alfabetização

texto
Emoção caracteriza o encerramento da VI Semana de Alfabetização

Emoção caracteriza o encerramento da VI Semana de Alfabetização

18/09/2018

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental foi o principal tema da tarde do dia 14.

VI Semana de Alfabetização

texto
Alfabetização e discurso: histórico e prática docente

Alfabetização e discurso: histórico e prática docente

18/09/2018

Percursos, métodos e experiências são destaque na manhã do terceiro e último dia da VI Semana de Alfabetização.

VI Semana de Alfabetização

texto
Educação literária, docência e produção de conhecimentos em alfabetização

Educação literária, docência e produção de conhecimentos em alfabetização

14/09/2018

Professoras alfabetizadoras da Rede Municipal e a palestrante Cíntia Barreto falam sobre literatura infantil e a prática docente na alfabetização.

VI Semana de Alfabetização

texto
Os novos caminhos da escola

Os novos caminhos da escola

14/09/2018

Palestrantes do segundo dia da VI Semana de Alfabetização abordam a importância da relação escola-sociedade-cultura.

VI Semana de Alfabetização

texto
Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas Orientações Curriculares para a Alfabetização

Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas Orientações Curriculares para a Alfabetização

11/09/2018

Tema é debatido na abertura da VI Semana de Alfabetização, organizada pela SME-Rio.

VI Semana de Alfabetização