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Educação midiática: como jovens e mídias digitais estão moldando o futuro
18 Outubro 2024 | Por Larissa Altoé
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Crianças, adolescentes e as mídias digitais: uma relação que deu match. Mas a questão vai além. Como ser cidadão no mundo atual sem entender o papel dos celulares, das tecnologias e das redes sociais no cotidiano?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) percebeu a importância desse movimento e, desde 1982 (veja infográfico), promove encontros globais para incentivar escolas a trabalharem com mídias digitais, ajudando crianças e adolescentes a desenvolverem pensamento crítico e usarem essas ferramentas de maneira consciente e produtiva.

 

Preparamos o infográfico acima para apresentar de modo breve os principais encontros mundiais sobre midiaeducação e suas contribuições-chave para a cidadania (Arte Nagan/MultiRio)

 

Com o estímulo da Unesco, outras instituições começaram a promover encontros voltados à educação midiática e à promoção de conteúdos de qualidade para o público infantojuvenil. Exemplo disso foi a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, promovida pela World Summit On Media For Children Foundation - fundação australiana sem fins lucrativos.

Em 2004 (veja o infográfico), essa Cúpula Mundial foi realizada no Rio de Janeiro, graças à iniciativa da MultiRio e da prefeitura, trazendo o debate sobre midiaeducação para o cenário brasileiro e latino-americano. O evento foi um marco na discussão do tema no país.

Desde 2011, os encontros da Unesco - que reuniam apenas governos federais - se capilarizaram e tomaram a forma de Semanas de Educação Midiática, passando a envolver diretamente os municípios. São as Global Mil (Media Education and Information Literacy) Week, que no Brasil chegam à sua segunda edição este ano. A Semana Brasileira de Educação Midiática acontece entre 29 de outubro e 1º de novembro.

A Andar promove a midiaeducação em escolas de todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro e vai participar da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática (Arte: Nagan/MultiRio)


Dentro deste cenário, estudantes do projeto Andar se reunirão em um fórum mediado pela MultiRio para refletir sobre as mudanças no ambiente digital desde a 4ª Cúpula Mundial, ocorrida há exatos 20 anos. Nestas duas décadas, vimos a ascensão das redes sociais (Facebook em 2004, YouTube em 2005, Twitter em 2006); o lançamento do iPhone, que mudou a forma de acessar a internet; o avanço da tecnologia 5G; e mais recentemente o boom da Inteligência Artificial Generativa, com o lançamento do ChatGPT, em 2022. Essa discussão será apresentada durante a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática.

A Semana reúne atividades que fortalecem a comunicação dos estudantes em temas como meio ambiente, mudanças climáticas, jornalismo de qualidade e direitos digitais. Professores de todo o Brasil estão convidados a compartilhar suas práticas. Para mais informações, acesse o site.

 
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