ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Conteúdos de Comunicação
texto
Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

17/11/2022

Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

video
Privacidade e segurança

Privacidade e segurança

17/11/2022

Este episódio discute, a partir da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a noção de internet segura e sua importância, o conceito de privacidade na web e que tipos de crimes mais comuns nas redes, dando algumas pistas sobre medidas de segurança para usar as redes na escola e fora dela. Participa deste episódio Walter Capanema, advogado, coordenador-geral e professor da pós-graduação em Direito Digital do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Rio de Janeiro (Ierbb/MPRJ). É coordenador-geral e professor dos cursos de extensão sobre Direito Eletrônico e sobre Proteção de Dados e Novas Tecnologias na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Digitalmente

video
Direitos autorais na internet

Direitos autorais na internet

17/11/2022

A partir da compreensão de que a internet não é uma terra sem lei, vamos discutir, neste episódio, a importância do tema, especialmente para os educadores, destacando os efeitos da apropriação indevida de conteúdos e de produtos produzidos por terceiros sem o devido crédito ou remuneração. O episódio conta com a participação Claudio Lins de Vasconcelos, advogado especializado em mídia, cultura e propriedade intelectual.

Digitalmente

video
Cultura maker

Cultura maker

17/11/2022

Como aprender a partir de uma perspectiva prática, entender o que é cultura maker, destacando a importância de um ensino baseado na experiência do aluno, na criatividade e no pensamento crítico e colaborativo. Participa deste episódio Luciano Meira, pedagogo, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Inovação e Artefatos Digitais. Luciano também é coordenador de Ciência e Inovação na Joy Street, doutor em Matemática e maker.

Digitalmente

video
Publicidade infantil

Publicidade infantil

17/11/2022

A publicidade infantil já é proibida no Brasil e em diversos países. No entanto, empresas insistem em utilizar estratégias para disseminar o consumismo entre as crianças. Para discutir essas práticas, o programa apresentará as modalidades de publicidade infantil e de plataformas digitais com este fim, abordar o consumo online e discutir o papel da escola no contexto do estímulo ao consumo consciente. Participa deste episódio Marcelo Andrade, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), e doutorando em Ciências da Comunicação na USP.

Digitalmente

video
Os muitos modos de ler o mundo

Os muitos modos de ler o mundo

17/11/2022

O episódio trata das diferentes possibilidades de leitura e constituição de conhecimento, considerando a integração de diferentes abordagens: transmídia, edutainment, crossmídia, snack culture, segunda tela, multiplataformas, realidade virtual e streaming. Participa deste episódio Carolina Sanches, jornalista, escritora, pedagoga e ludóloga. Carolina é uma das fundadoras do Lerconecta.

Digitalmente

video
O tempo de tela e os novos regimes de atenção

O tempo de tela e os novos regimes de atenção

17/11/2022

Vamos discutir como podemos conviver de forma mais saudável com a presença das tecnologias no nosso dia a dia e entender como elas impactam direta e indiretamente a nossa vida. Participam deste episódio a professora Patricia Bado, doutora em Neurociência, que pesquisa a saúde mental na infância e adolescência, e Anna Lucia Spear King, psicóloga e fundadora do Instituto Delete, da UFRJ.

Digitalmente

video
Fake news

Fake news

17/11/2022

Neste episódio, vamos conversar sobre conceitos relacionados às fake news, como viés de confirmação, liberdade de expressão, responsabilização e desinformação. A ideia é esclarecer e ampliar as possibilidades do professor para “educar-se e educar” seus alunos a respeito desse tema. Participam do episódio a jornalista especializada em Economia Daniela Machado, uma das coordenadoras do Educamídia e fundadora do Rezoom, uma plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação, e Gilmar Lopes, pesquisador da internet e criador do primeiro site de checagem de notícias do Brasil, o E-Farsas.

Digitalmente

texto
Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

04/11/2022

Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Impressões Digitais: autoavaliação em cultura digital está aberta a professores da Rede Municipal do Rio

Impressões Digitais: autoavaliação em cultura digital está aberta a professores da Rede Municipal do Rio

26/09/2022

Após as respostas às perguntas, a ferramenta on-line oferece ao professor um retorno sobre seu nível de apropriação e sugestões para seu desenvolvimento profissional

Impressões Digitais

video
Como identificar fake news

Como identificar fake news

30/11/2020

Você sabe como identificar fake news? Confira, no vídeo, diversas dicas para aprender a reconhecer se uma notícia é falsa ou verdadeira. Mas lembre-se: na dúvida, não compartilhe!

Superdicas

audio
Democratização do conhecimento - T3 EP3

Democratização do conhecimento - T3 EP3

19/11/2020

Vivemos num tempo em que a internet ocupa parte importante de nossas vidas, inclusive no âmbito da comunicação. No entanto, milhões de pessoas ainda são excluídas desse acesso, o que atrapalha seu desenvolvimento em todos os sentidos, inclusive, o econômico e o educacional. Além dos livros, das bibliotecas e dos museus, como é possível tornar mais democrático o acesso à informação e ao conhecimento? Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Simone Weitzel – professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), bacharel em Biblioteconomia  e mestre e doutora em Ciência da Informação.Diana Passy – formada em Editoração, trabalha há 12 anos no mercado editorial, atuando com jovens leitores. Criou a Flipop, um festival de literatura pop focado em jovens leitores.Jaílson de Souza e Silva – geógrafo, com mestrado em Educação e doutorado em Sociologia da Educação . É pós-doutor pelo John Jay College of Criminal Justice of City University of New York. É professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), fundou o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, foi secretário de Educação do município de Nova Iguaçu (RJ) e subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Participações por áudios gravados:Sarha Santos – estudante Elisa Machado – professora da Escola de Biblioteconomia da UnirioRaíssa Luara de Oliveira, a Lua – estudante de 12 Anos, criou a Biblioteca Mundo da Lua na comunidade dos Tabajaras, em Copacabana. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar