ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Brinquedos: como escolher?
12 Dezembro 2013 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Brinquedo - INMETRONatal à vista – as crianças começam a escolher presentes e fazer seus pedidos. Pais, familiares e amigos se veem diante de um mundo de opções, ponderam e fazem as escolhas que julgam adequadas. Mas o que deve ser considerado, por exemplo, ao comprar um brinquedo? Veja algumas recomendações do Procon-RJ:

* Observe a faixa etária da criança: para escolher o produto mais adequado e seguro, é preciso considerar a idade, o interesse, as habilidades e as limitações da criança.

* Procure o selo do Inmetro: o Instituto Nacional de Metrologia só aprova os produtos após uma série de testes. O selo, presente no rótulo do brinquedo, garante que este foi fabricado conforme as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

* Verifique a faixa etária do brinquedo: também é importante, porque alguns produtos possuem peças pequenas, pontiagudas ou contêm corantes ou outras substâncias prejudiciais.

* Fique atento às características do brinquedo: observe se emite ruídos excessivos, que podem causar danos à audição; se tem formas e cheiros que imitam alimentos, fazendo com que a criança tenda a levá-lo à boca; ou, ainda, se contém substâncias tóxicas ou de fácil combustão.

* Verifique o prazo de validade do brinquedo: embora muita gente não saiba, brinquedos também têm prazo de validade.

* Observe as condições de garantia do brinquedo: brinquedos são bens duráveis que, segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, têm garantia legal de 90 dias, que se completa com a garantia contratual fornecida pelo fabricante.

Voltar para a matéria principal

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp