ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Conteúdos de Mídias
texto
MultiRio lança projeto guarda-chuva de Cultura Digital na Rede

MultiRio lança projeto guarda-chuva de Cultura Digital na Rede

05/08/2022

  Conheça o projeto que assume o desafio de repensar a Educação no contexto da nova cultura.

Reportagens

texto
Professora cria canal para ajudar docentes a integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica

Professora cria canal para ajudar docentes a integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica

10/06/2021

No canal Professores confusos com a tecnologia, Danielle Rodrigues compartilha tutoriais, dicas e sugestões de ferramentas on-line.

Reportagens

texto
Como criar jogos pedagógicos com o formulário do Google

Como criar jogos pedagógicos com o formulário do Google

14/04/2021

Professor de História Tiago Rattes usa estratégia de gamificação em proposta para alunos do 7º ano. Confira.

Reportagens

texto
Ensino híbrido: um novo modelo a ser adotado?

Ensino híbrido: um novo modelo a ser adotado?

17/03/2021

   Entenda porque ensino híbrido não é a mera soma de práticas remotas e presenciais.

Reportagens

texto
Rioeduca na TV: como assistir às videoaulas e outras dúvidas comuns

Rioeduca na TV: como assistir às videoaulas e outras dúvidas comuns

15/03/2021

Veja como acompanhar a programação e assistir às aulas de cada ano de escolaridade. O PORTAL MULTIRIO listou as perguntas mais frequentes.

Reportagens

texto
A conversa pode ser o melhor remédio para a prevenção de danos causados pelo uso intenso da internet

A conversa pode ser o melhor remédio para a prevenção de danos causados pelo uso intenso da internet

09/12/2020

Essa é a conclusão de diversos especialistas presentes no 5° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet.

Reportagens

audio
Muito além dos livros - T3 EP5

Muito além dos livros - T3 EP5

04/12/2020

Felizmente, existem infinitas portas e janelas para o conhecimento, além dos livros. Museus, cinema e outras linguagens do audiovisual, as artes visuais, a oralidade, a moda, enfim, tudo pode ser fonte de informação que contribui para que possamos construir nosso conhecimento.E quanto mais variadas as fontes, mais rico é o nosso acervo de experiências e aprendizados. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Natalia Christofoletti Barrenha – doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Multimeios da Universidade de Campinas (Unicamp). É autora do livro A experiência do cinema de Lucrecia Martel: resíduos do tempo e sons à beira da piscina.Maria Lia Gautério – mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem pós-graduação em Fotografia – Imagem, Memória e Comunicação pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). É professora de Artes Visuais no ensino médio e no curso de especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.Alexander Kellner – é paleontólogo, com mestrado e doutorado em Paleontologia. É pesquisador e professor no Museu Nacional da UFRJ e atual diretor da instituição. Participações por áudio:Vera Lúcia Borges – professora e pesquisadora no Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e autora do projeto de extensão A Contemplação da Paisagem.Eduardo Ades – diretor de documentários, aborda assuntos tão diversos como a vida de Torquato Neto, o Palácio Monroe, demolido em 1975, e o desastre de Mariana (MG). Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

video
Como identificar fake news

Como identificar fake news

30/11/2020

Você sabe como identificar fake news? Confira, no vídeo, diversas dicas para aprender a reconhecer se uma notícia é falsa ou verdadeira. Mas lembre-se: na dúvida, não compartilhe!

Superdicas

audio
Informação de qualidade - T3 EP2

Informação de qualidade - T3 EP2

13/11/2020

O programa debate a explosão de desinformação e de notícias falsas que assola hoje as redes sociais. Os convidados analisam as origens desse movimento e propõem formas de preparar melhor a sociedade para identificar e anular informações dessa natureza, o que eles chamam de “letramento informacional”. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Marianna Zattar – mestre e doutora em Ciência da Informação. É docente da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Alberto Calil – graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais . É professor associado I do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de Biblioteconomia em suas relações com as práticas socioculturais. Isabela Pimentel – formada em Jornalismo e História, é mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais, com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Fundou a Comunicação Integrada Cursos e Soluções, empresa que oferece consultoria de planejamento de comunicação integrada e gestão de crise a empresas. Fundou também a Escola de Comunicação e Crise, totalmente online, dedicada à capacitação de líderes em gestão de projetos, prevenção de crises e planejamento. Isabel é coautora do livro Diálogos: uma coleção de experiências para a aprimorar a comunicação com empregados (São Paulo, In House, 2019). Participações por áudios gravados:Ana Rita Cunha – jornalista e chefe de reportagem da agência de checagem de notícias Aos Fatos. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

texto
História e Geografia: <em>podcasts</em>, videoaulas e recursos para estudar em casa

História e Geografia: podcasts, videoaulas e recursos para estudar em casa

24/08/2020

Professores da Rede utilizam formatos de áudio e de vídeo, além de ferramentas como o Microsoft Sway, em propostas criativas e periódicas.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Planejamento: portfólio digital e estratégias de aproximação em tempos de isolamento social

Planejamento: portfólio digital e estratégias de aproximação em tempos de isolamento social

21/07/2020

A experiência da E.M. José Emygdio de Oliveira (5ª CRE) no desafio de tornar o ensino remoto mais democrático.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
<em>Hashtags</em>: o que são, como usá-las e sugestões pedagógicas

Hashtags: o que são, como usá-las e sugestões pedagógicas

09/07/2020

Criadas no Twitter, as hashtags já estão presentes em diversas mídias socias. Veja como usá-las de maneira efetiva.

Reportagens