12/01/2024
Oficinas baseadas no material E Agora? Um rolé digital estimularam debates sobre o universo digital entre alunos participantes da Escola de Férias. Em sua quarta edição, o projeto tem espaço para a diversão, a socialização e o conhecimento.
Reportagens
25/10/2023
O guia tem como objetivo apoiar o trabalho das professoras e professores na abordagem sobre Cidadania Digital e na integração das tecnologias da informação e da comunicação às práticas pedagógicas, com base na Política Nacional de Educação Digital e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a partir do projeto E agora? Um rolé digital, voltado para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
E Agora? - Um Rolé Digital
23/08/2023
Fique por dentro de dois projetos que fazem parte da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede!
Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede
09/08/2023
Projetos que trabalham com midiaeducação na E.M. Joaquim Nabuco (2ª CRE) e no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) são destaques no bate-papo.
Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede
22/05/2023
O que faz um checador de notícias? O trabalho é essencial hoje, na era da pós-verdade. Este profissional atua geralmente em agências e núcleos de checagem nos principais veículos de comunicação, e se especializa para combater as fake news e a desinformação. Outra grande aliada desse combate é a educação midiática, uma vertente que vem crescendo no universo da comunicação digital. Este episódio de Digitalmente mostra o projeto-piloto desenvolvido pela Lupa Educação na E.M. Finlândia (7ª CRE), em Camorim. A iniciativa inclui oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas. Os professores da escola participaram de encontros que os orientaram a abordar a midiaeducação de forma transversal em suas disciplinas.
Digitalmente – segunda temporada
17/11/2022
Neste episódio, vamos conversar sobre conceitos relacionados às fake news, como viés de confirmação, liberdade de expressão, responsabilização e desinformação. A ideia é esclarecer e ampliar as possibilidades do professor para “educar-se e educar” seus alunos a respeito desse tema. Participam do episódio a jornalista especializada em Economia Daniela Machado, uma das coordenadoras do Educamídia e fundadora do Rezoom, uma plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação, e Gilmar Lopes, pesquisador da internet e criador do primeiro site de checagem de notícias do Brasil, o E-Farsas.
Digitalmente – primeira temporada
30/11/2020
Você sabe como identificar fake news? Confira, no vídeo, diversas dicas para aprender a reconhecer se uma notícia é falsa ou verdadeira. Mas lembre-se: na dúvida, não compartilhe!
Superdicas
25/07/2019
Como agir pedagogicamente diante do crescente ambiente de informações falsas?
Reportagens
26/12/2018
Caô Digital é um jogo eletrônico cujo objetivo é ensinar a identificar boatos e notícias falsas que circulam pela internet. A versão completa do jogo foi lançada na E.M. Joaquim Abílio Borges (2ª CRE), no Humaitá, que participou do desenvolvimento do produto. Jogue Caô Digital!
Curta e Compartilhe
08/10/2018
Desenvolver o pensamento crítico dos alunos com relação ao que leem, compartilham e publicam é fundamental para a democracia e para o exercício da cidadania.
Reportagens
14/06/2018
O crescente fenômeno das fake news preocupa pais e educadores. Os jornalistas Claudio Soares e Creso Soares Júnior, professor da PUC-Rio, falam sobre essa questão e explicam como é possível checar a veracidade de notícias e informações que circulam pela internet e por aplicativos de mensagem.
#educa