ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

O estratégico bairro do Rio Comprido
19 Março 2018 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
RC elevado 400
Elevado Engenheiro Freyssinet. Foto Gaban, 2011, Wikimedia Commons

O Rio Comprido é um bairro da Zona Central do Rio de Janeiro, que integra a III Região Administrativa junto com o Catumbi, o Estácio e a Cidade Nova. Durante o século XIX, foi um dos lugares preferidos de moradia de condes, viscondes e barões, de ingleses e alemães, da classe média mais abastada. Localizado no sopé da vertente norte do Maciço da Tijuca, viu suas características bucólicas mudarem rapidamente desde a inauguração do Túnel Rebouças, em 1967, quando se transformou no principal corredor de interligação entre as zonas Norte e Sul da cidade.

Com casas bem estruturadas, cercadas por grandes quintais, sofreu mudanças ainda mais radicais em suas feições a partir da construção do elevado Engenheiro Freyssinet, aberto ao tráfego em 1974. Hoje, moram no Rio Comprido quase 45 mil habitantes, porém, só por essa via expressa e pela Avenida Paulo de Frontin, circulam cerca de 150 mil veículos por dia. Transformado em lugar de passagem, o bairro sofreu depreciação, mas também resistiu a ela, mantendo algumas características bucólicas e belas construções que contam muitas histórias.

Bica e aqueduto

No tempo em que o abastecimento de água era feito por meio de bicas e chafarizes públicos, o rio que dá nome ao bairro cumpriu função importante para a cidade. Chamado de Iguaçu durante o período colonial, tinha a foz localizada na confluência das avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas, onde chegava um braço da Baía de Guanabara chamado de Saco de São Diogo ou Enseada de São Cristóvão, que se estendia, na forma de manguezal, até as franjas do Campo de Santana. Junto com os rios Joana, Maracanã, Trapicheiros e Catumbi, que também desaguavam naquela área, integrava o estuário de São Diogo.

RC Topografia1500 ipp
Geografia do Rio Comprido e arredores, em 1500. Ilustração do Instituto Pereira Passos

Ainda na primeira metade do século XVII, foi construída, na foz do Iguaçu, uma bica, utilizada, principalmente, para o abastecimento de embarcações que ali chegavam adentrando a enseada – daí o nome de Bica dos Marinheiros. Em 2008, pesquisadores do setor do Patrimônio Histórico do município descobriram, na Rua Conde de Oliveira, no alto do Rio Comprido, próximo à Lagoinha, escombros de um aqueduto construído na primeira metade do século XIX.

RC aqueduto
Aqueduto do Rio Comprido. Foto Fernando Mello, 2008, Suih

Sabe-se que esse aqueduto fazia parte do sistema de expansão de abastecimento de água, chamado de “Encanamento do Maracanã”, implantado logo após a chegada da família real. Segundo informações do setor de Patrimônio Histórico do município, foi o mais importante sistema de captação e distribuição de água potável do Rio de Janeiro durante o século XIX. O que não se sabe ainda é se o aqueduto foi construído na primeira etapa das obras ou se posteriormente, já que o encanamento continuou sendo expandido e sofrendo melhorias nas décadas seguintes.

Casa do Bispo

Na foz do rio, também havia uma cancela posta pelos jesuítas para demarcar o início de suas terras – elas iam até a Usina e chegavam ao Engenho Novo. A sesmaria do Iguaçu – que se transformaria, séculos depois, em parte do bairro do Rio Comprido – foi doada por eles ao segundo bispo da cidade, Frei Francisco de São Jerônimo, que, em 1702, ergueu ali uma bela residência de campo e instalou o Colégio Episcopal de São Pedro de Alcântara. Mas, segundo Brasil Gérson, em seu livro Ruas do Rio, foi a partir do bispado de Frei Antônio do Desterro (1745-1773), quando a região já estava mais povoada, que a chamada “Chácara do Bispo” tornou-se famosa, ou a mais notável entre todas as demais.

RC CasadoBispo Enders 400
Casa do Bispo. Gravura de Thomas Enders, 1817. BN-Digital, domínio público

A presença das figuras eclesiais marcou tanto a história do bairro que uma de suas ruas mais importantes, aberta em 1844, foi batizada de Rua do Bispo. A casa de campo episcopal, que existe até hoje, não fica, contudo, ali localizada, e sim na Paulo de Frontin, via inaugurada em 1919 com o nome de Avenida Rio Comprido. É a mais antiga construção do bairro e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. Desde então, passou por vários donos. Entre eles, a Fundação Roberto Marinho, o Jornal do Brasil e o Centro Universitário Carioca, que a ocupa hoje.

Nobre adensamento

Como vários outros bairros do Rio de Janeiro, a ocupação e o adensamento populacional do Rio Comprido se incrementaram com a chegada da família real. A região foi beneficiada com várias obras e medidas implementadas pelo príncipe regente D. João, entre elas o aterro do Mangue de São Diogo, que visava melhorar a chegada à Quinta da Boa Vista e desenvolver a região no entorno.

Até então, o acesso do Rio Comprido à cidade se dava pelas estradas do Catumbi (atual Rua Itapiru) ou Mata-Porcos (no Estácio). Ao se chegar à Lagoa da Sentinela, aterrada no século XIX, era possível prosseguir ou pelo caminho de Mata-Cavalos (Rua do Riachuelo), ou por um outro que ia em direção ao Campo de Santana. Com o aterro do Mangue de São Diogo, o Rio Comprido ganhou mais uma alternativa de acesso. Também foi beneficiado com outras medidas de D. João, como a isenção do pagamento da décima urbana – uma espécie de IPTU da época – a quem construísse novas edificações na região.

RC Chacara ViscDeEstrla Bertichem 1856 400
Chácara do Visconde de Estrela, P. G. Bertichem, 1856, BN-Digital, domínio público

Nesse período, estabeleceu-se no Rio Comprido parte daqueles que chegaram com a família real, ou que vieram para o Rio de Janeiro em função das novas oportunidades geradas pela abertura dos portos. Entre eles, vários ingleses e alemães. Muitos nobres também lá se instalaram em chácaras e casarões. Na Rua Bela Vista (atual Barão de Itapagipe), por exemplo, morava não só o fidalgo que, depois de morto, emprestou seu nome ao logradouro, mas também os condes de Sucena e de Bonfim.

No bairro, ainda residiram os viscondes do Rio Comprido e de Estrela, além de funcionários públicos, profissionais liberais e militares de destaque, como o médico da Princesa Isabel, Manoel Pimentel, o vereador e membro da Academia Imperial de Medicina, Roberto Jorge Haddock Lobo, o marechal Floriano Peixoto, o jurista e jornalista republicano Aristides Lobo...

Transformações

RC PcaCondessaPauloFrontin
Praça Condessa Paulo de Frontin, antigo Largo do Bispo. Foto RCTK Carioca, 2011, Creative Commons

Com a chegada do bonde, em 1870, a população do Rio Comprido aumentou. O acesso ao bairro melhorou ainda mais com a modernização da região portuária e o aterro do Saco de São Diogo, que culminou com a inauguração da Avenida Francisco Bicalho, na primeira década do século XX. O adensamento também trouxe problemas urbanos. Antigos casarões começaram a se transformar em cortiços e o esgoto das moradias mais precárias corria a céu aberto. Além disso, o rio passou a sofrer transbordamentos constantes.

Esse cenário melhorou em 1919, quando o então prefeito Paulo de Frontin retificou o leito do rio (que passava pela Rua Aristides Lobo), canalizou-o e construiu, em suas margens, um boulevard arborizado (que hoje carrega o seu nome). O bairro mantinha, até a abertura do Túnel Rebouças, um certo tom bucólico, principalmente em função de sua porção voltada para o maciço da Tijuca, que dava acesso apenas à Santa Teresa e ao Trilho do Sumaré.

Estrutura

RC EMPP fotoDenisGahyva 2015
E. M. Pereira Passos, localizada na Praça Condessa Paulo de Frontin e inaugurada em 1922. Foto Denis Gahyva, 2015, Flickr, Creative Commons

Apesar de situado na Zona Central da cidade, a maior parte dos domicílios do Rio Comprido permanece residencial e o local conta com uma expressiva estrutura de ensino e saúde. Sua escola pública mais antiga é a E. M. Pereira Passos, inaugurada em 1922. No bairro também estão localizados o Colégio de Aplicação da Uerj, fundações educacionais (Bradesco e Osório) e universidades (Estácio e Unicarioca).

Entre os hospitais, destaca-se o da Aeronáutica, erguido na Rua Barão de Itapagipe, na década de 1930, no terreno em que ficava o casarão do Conde de Bonfim. Era lá que funcionava o Hospital Alemão, confiscado pelo governo federal durante a Segunda Guerra Mundial, quando se mudou para a Rua da Estrela com o nome de Hospital do Amparo.

No comércio, sobressai o Polo Têxtil, que atrai inúmeros profissionais e curiosos da área de moda e confecção de roupas, em função da grande quantidade de lojas especializadas em malhas, tecidos e aviamentos, que se estendem por um shopping e pela Rua Aristides Lobo.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
O leopoldinense bairro de Olaria

O leopoldinense bairro de Olaria

26/11/2020

Fábricas de tijolos, matadouro, futebol e samba marcam a trajetória do bairro.

Bairros Cariocas

texto
Bento Ribeiro: história do bairro, curiosidades e cultura popular

Bento Ribeiro: história do bairro, curiosidades e cultura popular

06/11/2020

Bairro leva nome de antigo prefeito do Rio, já recebeu Pixinguinha e foi morada de  poeta e sambistas consagrados.

Bairros Cariocas

texto
A natureza e a arquitetura de São Conrado

A natureza e a arquitetura de São Conrado

27/01/2020

Cercado pela natureza, o bairro abriga hotel projetado por Oscar Niemeyer e condomínios que se tornaram moradia de grandes artistas brasileiros.

Bairros Cariocas

texto
O bairro da Lagoa, cartão postal do Rio

O bairro da Lagoa, cartão postal do Rio

18/12/2019

Conheça a história de ocupação e urbanização da região.

Bairros Cariocas

texto
Grajaú, o interior em meio à metrópole

Grajaú, o interior em meio à metrópole

20/02/2019

Localizado na região da Grande Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o bairro do Grajaú é conhecido como um local tranquilo, de ruas largas e arborizadas, com muitas casas, jardins e clima residencial.

Bairros Cariocas

texto
Cordovil e a expansão do Rio para a Zona Norte

Cordovil e a expansão do Rio para a Zona Norte

04/02/2019

Bairro desenvolveu-se com a chegada do trem, a abertura da Avenida Brasil e a inauguração do conjunto habitacional construído para abrigar moradores removidos de favelas da Zona Sul.

Bairros Cariocas

texto
Laranjeiras, leito do Rio Carioca e de muitas histórias

Laranjeiras, leito do Rio Carioca e de muitas histórias

04/01/2019

A ocupação do bairro, hoje um point cultural, se acelerou com a chegada da Corte portuguesa ao Rio.

Bairros Cariocas

texto
Paciência: de moderna fazenda a bairro industrial

Paciência: de moderna fazenda a bairro industrial

02/01/2019

Suas feições urbanas começaram a surgir a partir da inauguração da Avenida Brasil.

Bairros Cariocas

texto
Brás de Pina, a Princesinha da Leopoldina

Brás de Pina, a Princesinha da Leopoldina

23/02/2018

Bairro surgiu de um empreendimento da família Guinle e foi palco do primeiro filme policial brasileiro, gravado em ruínas de antigo engenho.

Bairros Cariocas

texto
Lins de Vasconcelos

Lins de Vasconcelos

05/01/2018

Tipicamente residencial, bairro é berço de celebridades como Mussum e Carlos Heitor Cony, abriga complexo de comunidades e tem histórico associado ao carnaval.

Bairros Cariocas

texto
São Cristóvão: um olho no passado e o outro nas estrelas

São Cristóvão: um olho no passado e o outro nas estrelas

10/03/2017

Único bairro imperial da cidade conserva memória do período monárquico e congrega instituições de pesquisa em Astronomia.

Bairros Cariocas

texto
Oswaldo Cruz: berço da escola de samba Portela

Oswaldo Cruz: berço da escola de samba Portela

20/02/2017

Onde se encontra música e feijoada da melhor qualidade.

Bairros Cariocas

texto
Ramos, celeiro de bambas

Ramos, celeiro de bambas

12/01/2017

Imperatriz Leopoldinense, Cacique de Ramos e Fundo de Quintal reforçam a vocação sambista do bairro.

Bairros Cariocas

texto
Recreio dos Bandeirantes: um jovem bairro carioca

Recreio dos Bandeirantes: um jovem bairro carioca

29/12/2016

Natureza preservada, esportes, lazer e cultura - muitos são os atrativos da região.

Bairros Cariocas

texto
Rio batizou Acari

Rio batizou Acari

03/11/2016

Bairro da Zona Norte recebeu mesmo nome do curso d’água, que na língua tupi significa “rio dos peixes acarás”.

Bairros Cariocas

texto
Quintino Bocaiúva, celeiro de político e craque de futebol

Quintino Bocaiúva, celeiro de político e craque de futebol

09/09/2016

O lugar preserva, ainda, construções do século XIX, como a casa em que morou um presidente do Estado do Rio de Janeiro. 

Bairros Cariocas

texto
Trabalho, serviços e lazer convivem em Botafogo

Trabalho, serviços e lazer convivem em Botafogo

25/07/2016

Casarões do século XIX e XX coexistem em harmonia com as construções recentes no bairro, que é um dos principais polos comerciais da cidade.

Bairros Cariocas

texto
Gastronomia e comércio: dois bons motivos para conhecer Benfica

Gastronomia e comércio: dois bons motivos para conhecer Benfica

18/05/2016

O bairro, na zona norte da cidade, atrai moradores de vários pontos do Rio de Janeiro e mesmo de outros estados brasileiros.

Bairros Cariocas

texto
Sepetiba fazia parte da Fazenda Real, a Joia da Capitania

Sepetiba fazia parte da Fazenda Real, a Joia da Capitania

13/04/2016

Banhado pela baía de mesmo nome, no extremo oeste do Rio de Janeiro, o bairro que já foi fazenda Real, hoje, sofre com a poluição.

Bairros Cariocas

texto
Rocinha: de fazenda a maior favela do Rio de Janeiro

Rocinha: de fazenda a maior favela do Rio de Janeiro

17/02/2016

Em busca de trabalho no Rio, migrantes do Nordeste vieram para a Rocinha nas décadas de 1950 e 1960 e, hoje, são a maioria da população.

Bairros Cariocas

texto
Catumbi, local de origem para diversos movimentos sociais

Catumbi, local de origem para diversos movimentos sociais

18/12/2015

Carnaval, associação de moradores e escotismo: no decorrer da história, a população do bairro se uniu em torno de objetivos comuns.

Bairros Cariocas

texto
Muito que conhecer no Engenho de Dentro

Muito que conhecer no Engenho de Dentro

23/11/2015

Principal polo ferroviário da cidade no século XIX, o bairro histórico da Zona Norte passa por uma fase de grande renovação.

Bairros Cariocas

texto
Barra da Tijuca: o sertão que virou a Miami brasileira

Barra da Tijuca: o sertão que virou a Miami brasileira

13/11/2015

A região, que já foi chamada de “sertão carioca”, hoje é marcada por condomínios fechados e shopping centers, como a cidade americana.

Bairros Cariocas

texto
A história do Brasil passa pelo bairro da Glória

A história do Brasil passa pelo bairro da Glória

22/10/2015

Primeiro veio a igreja que batizou a localidade. Hoje, convivem no bairro prédios empresariais e praças históricas, tendo à frente a Marina.

Bairros Cariocas

texto
Realengo: educação e cultura na Zona Oeste

Realengo: educação e cultura na Zona Oeste

27/08/2015

A real origem do nome, a história, a importância militar e os lugares marcantes do bairro.

Bairros Cariocas

texto
Maré: uma cidade dentro do Rio de Janeiro

Maré: uma cidade dentro do Rio de Janeiro

12/08/2015

Composto por 15 comunidades, o bairro é um dos mais populosos do município.

Bairros Cariocas

texto
Catete faz lembrar barões do café e presidentes

Catete faz lembrar barões do café e presidentes

23/07/2015

O bairro guarda a memória de uma época de riqueza e poder, além de oferecer atrações como cinema, restaurantes e comércio variado.

Bairros Cariocas

texto
Centro do Rio de Janeiro, um mar de histórias

Centro do Rio de Janeiro, um mar de histórias

26/06/2015

Com intensa vida cultural, financeira e decisória, é também o local onde edifícios novos convivem com construções coloniais.

Bairros Cariocas

texto
A história do jovem bairro do Complexo do Alemão

A história do jovem bairro do Complexo do Alemão

12/06/2015

Com povoamento urbano marcado por várias formas de ocupação informal, o lugar é, hoje, um dos celeiros do funk carioca e da dança do passinho.

Bairros Cariocas

texto
Outros bairros da Baixada de Jacarepaguá

Outros bairros da Baixada de Jacarepaguá

07/04/2015

A história dos bairros do Tanque, Taquara, Pechincha, Praça Seca, Freguesia, Anil, Gardênia Azul e Curicica, criados após os desmembramentos da região da Grande Jacarepaguá.    

Bairros Cariocas

texto
Jacarepaguá, um bairro que se desmembrou em dez

Jacarepaguá, um bairro que se desmembrou em dez

07/04/2015

A história da região da Grande Jacarepaguá, que se desenvolveu e se transformou em vários bairros.

Bairros Cariocas

texto
Vila da Penha, local de literatura e diversão

Vila da Penha, local de literatura e diversão

02/03/2015

O bairro é predominantemente residencial e um dos mais valorizados da Zona Norte com opções de lazer e cultura para moradores e visitantes. 

Bairros Cariocas

texto
A arte brota em Vigário Geral

A arte brota em Vigário Geral

24/02/2015

Situado na Zona Norte, o bairro é considerado o segundo polo industrial do município, além de concentrar um forte comércio e diversas instituições culturais.

Bairros Cariocas

texto
O ecletismo de Padre Miguel

O ecletismo de Padre Miguel

04/02/2015

  Com longa tradição carnavalesca, o bairro da Zona Oeste deve seu nome a um clérigo, pioneiro na exibição de filmes no Rio de Janeiro.

Bairros Cariocas

texto
Marechal Hermes: o primeiro bairro operário do Brasil

Marechal Hermes: o primeiro bairro operário do Brasil

21/01/2015

Com uma das estações ferroviárias mais charmosas da cidade, o bairro conquista moradores, visitantes e, também, vira cenário de novelas e séries nacionais.

Bairros Cariocas

texto
Penha: terra de fé, de craques e de musicalidade

Penha: terra de fé, de craques e de musicalidade

13/01/2015

O bairro já foi reduto de artistas consagrados do choro e do samba, como Donga, que lançou Pelo Telefone na festa da Igreja da Penha, este ano em sua 380ª edição.

Bairros Cariocas

texto
Copacabana: de bucólico areal a um dos réveillons mais badalados do planeta

Copacabana: de bucólico areal a um dos réveillons mais badalados do planeta

09/12/2014

Milhares de cariocas e turistas são atraídos para o Ano-Novo do bairro, que ficou internacionalmente conhecido ao encarnar a imagem de brasilidade moderna e cosmopolita.

Bairros Cariocas

texto
A séria leveza de Vila Isabel

A séria leveza de Vila Isabel

02/12/2014

Personificado nas letras das canções de Noel Rosa, o primeiro bairro projetado do Rio sempre teve duas grandes vocações: a música e a política.

Bairros Cariocas

texto
Ilha do Governador se destaca na história do Rio

Ilha do Governador se destaca na história do Rio

14/10/2014

Para a maioria dos cariocas, a Ilha do Governador é um bairro. Mas, na verdade, trata-se de uma região administrativa da Zona Norte do Rio, à qual pertencem 15 bairros, de Bancários a Zumbi.

Bairros Cariocas

texto
Conheça os 15 bairros que integram a XX Região Administrativa – Ilha do Governador

Conheça os 15 bairros que integram a XX Região Administrativa – Ilha do Governador

13/10/2014

  A história dos 15 bairros que integram a Região Administrativa da Ilha do Governador.

Bairros Cariocas

texto
Guaratiba, celeiro urbano

Guaratiba, celeiro urbano

15/07/2014

O bairro da Zona Oeste do Rio se divide em sub-regiões que ainda preservam a natureza e sua vocação rural.

Bairros Cariocas

texto
Pedra de Guaratiba: jeito de interior no perímetro urbano

Pedra de Guaratiba: jeito de interior no perímetro urbano

10/06/2014

Caso você esteja precisando repousar a mente sem sair da cidade, uma boa sugestão é dar um pulo a Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste.

Bairros Cariocas

texto
O prazer de contemplar Barra de Guaratiba

O prazer de contemplar Barra de Guaratiba

03/06/2014

Um dos recantos mais bonitos da cidade fica na Zona Oeste. Parada obrigatória para quem vem de fora, o bairro é capaz de deixar deslumbrado até mesmo quem nasceu no Rio.  

Bairros Cariocas

texto
Camorim, patrimônio natural a ser preservado

Camorim, patrimônio natural a ser preservado

08/04/2014

Verdadeiro oásis no Rio de Janeiro, tanto em relação ao verde quanto à segurança, o bairro é recordista em crescimento populacional na cidade. Segundo o mais recente censo do IBGE, o aumento foi de 150% em relação ao censo anterior.

Bairros Cariocas

texto
Guadalupe: entre a indústria e a cultura

Guadalupe: entre a indústria e a cultura

25/03/2014

Guadalupe é um bairro de classe média e média baixa da Zona Norte da cidade em plena fase de transição. Teve um passado essencialmente industrial e hoje flerta com um futuro voltado para a arte e a cultura.

Bairros Cariocas

texto
Cascadura e o crescimento nos trilhos do trem

Cascadura e o crescimento nos trilhos do trem

11/03/2014

A inauguração, em 1858, da estação de trem de Cascadura levou o comércio para a região e deu início à vocação do bairro como lugar de passagem e de transbordo para milhares de pessoas que por ali circulam, diariamente.

Bairros Cariocas

texto
Santa Teresa das mil e uma histórias e outros carnavais

Santa Teresa das mil e uma histórias e outros carnavais

24/02/2014

Conheça as histórias, a vida cultural e os blocos de carnaval desse pitoresco bairro carioca, que tem presença marcante na vida da cidade, desde os tempos de sua fundação.

Bairros Cariocas

texto
De Estação Gambá a Piedade

De Estação Gambá a Piedade

17/02/2014

Conhecido na época do Império como Estação ou Parada “Gambá”, o atual bairro da Piedade mudou de nome por apelo dos moradores. Lá, surgiu a primeira universidade do subúrbio, nasceu o futebol de Zico e o escritor Euclides da Cunha foi assassinado, em um episódio polêmico.

Bairros Cariocas

texto
Bangu: o centro geográfico do Rio de Janeiro

Bangu: o centro geográfico do Rio de Janeiro

03/02/2014

Nos anos 40, Bangu despontava como um dos bairros de maior progresso do subúrbio carioca, trazendo à cidade modismos, expressões e até saudosos desfiles de misses que encantavam o Brasil.

Bairros Cariocas

texto
Tijuca, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro

Tijuca, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro

27/01/2014

Situada aos pés do Maciço da Tijuca, a localidade cresceu graças aos mananciais abundantes e fez história na cultura, na educação e na identidade carioca.

Bairros Cariocas

texto
Campo Grande e seu alto potencial para o desenvolvimento

Campo Grande e seu alto potencial para o desenvolvimento

27/12/2013

Natureza, empreendedorismo e riqueza histórica caracterizam a localidade, situada na Zona Oeste do Rio.

Bairros Cariocas

texto
Del Castilho cresceu em torno da fábrica de tecidos

Del Castilho cresceu em torno da fábrica de tecidos

23/12/2013

As instalações da fábrica foram preservadas e, hoje, abrigam um shopping.

Bairros Cariocas

texto
Valqueire, a Ipanema do subúrbio carioca

Valqueire, a Ipanema do subúrbio carioca

09/12/2013

Áreas verdes e condomínios de luxo de Vila Valqueire rendem comparações com o bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Bairros Cariocas

texto
Estácio, o berço do samba

Estácio, o berço do samba

03/12/2013

Em homenagem ao fundador da cidade do Rio de Janeiro, a localidade, então conhecida como Mata-Porcos, passou a se chamar Estácio de Sá em 14 de novembro de 1865. No entanto, só foi reconhecida como bairro em 1981.

Bairros Cariocas

texto
Aldeia tupi na origem da Pavuna

Aldeia tupi na origem da Pavuna

26/11/2013

A Pavuna é um dos locais mais antigos do Rio. É possível afirmar que já havia habitantes ali antes mesmo da fundação da cidade.

Bairros Cariocas

texto
Cidade de Deus, o bairro que virou filme

Cidade de Deus, o bairro que virou filme

18/11/2013

Embora fosse um bairro projetado, a Cidade de Deus acabou ocupada de forma desordenada, para atender aos desabrigados da grande enchente de 1966.

Bairros Cariocas

texto
Ilha de Paquetá, um paraíso na Baía de Guanabara

Ilha de Paquetá, um paraíso na Baía de Guanabara

26/08/2013

Cenário de guerra e fonte de inspiração para poetas. Conheça a ilha que atrai turistas e se destaca pelo patrimônio cultural e urbanístico. 

Bairros Cariocas

texto
Instalações militares e arquitetura modernista em Deodoro

Instalações militares e arquitetura modernista em Deodoro

06/08/2013

Deodoro, um dos bairros que integram a extensa área de treinamento do Exército conhecida como Campos de Gericinó, abriga um dos maiores conjuntos residenciais do Rio, tido como paradigmático do ponto de vista da arquitetura moderna.

Bairros Cariocas

texto
Bonsucesso, passado de importante centro industrial

Bonsucesso, passado de importante centro industrial

05/08/2013

O nome do bairro faz uma homenagem de agradecimento a Cecília Vieira de Bonsucesso. No ano de 1754, a proprietária do chamado Engenho da Pedra de Bonsucesso mandou reformar uma capela dedicada a Santo Antônio, construída em 1738, que ficava em suas terras e servia à comunidade.

Bairros Cariocas

texto
Encontro com a natureza em Grumari

Encontro com a natureza em Grumari

22/07/2013

Tudo em Grumari difere do restante da cidade. O bairro não é propriamente residencial, mas uma área de reserva ambiental, o que explica o baixo número de habitantes.

Bairros Cariocas

texto
Capela de engenho inspira o nome de Santíssimo

Capela de engenho inspira o nome de Santíssimo

05/07/2013

Situado no Parque Estadual da Pedra Branca, o bairro tem um dos IDHs mais baixos da cidade, mas já viveu períodos de maior prosperidade. Seu nome tem origem em 1750, quando a capela da região ganhou um sacrário para guardar as hóstias do Santíssimo Sacramento.

Bairros Cariocas

texto
Em Irajá, a segunda maior central de abastecimento da América Latina

Em Irajá, a segunda maior central de abastecimento da América Latina

20/06/2013

Foi no entorno da Capela de Nossa Senhora da Apresentação, fundada em 1613, que surgiu o primeiro núcleo de povoamento da sesmaria do Irajá, a maior do Rio - ia de Benfica a Campo Grande. Mas as feições de bairro só surgiram mesmo a partir de 1880, com a inauguração da Estrada de Ferro Rio D’Ouro.

Bairros Cariocas

texto
Em Santa Cruz, riqueza histórica e empreendedorismo

Em Santa Cruz, riqueza histórica e empreendedorismo

29/05/2013

A colonial Fazenda de Santa Cruz deu origem ao bairro que já foi destino de veraneio da família real e, hoje, abriga indústrias e um grande tesouro arquitetônico.

Bairros Cariocas

texto
Ipanema cheia de bossa

Ipanema cheia de bossa

26/04/2013

Mundialmente conhecido como território da bossa nova e das moças de corpo dourado, Ipanema ganhou fama nacional por ter sido palco de movimentos contestatórios.

Bairros Cariocas

texto
Cultura popular e polo comercial em Madureira

Cultura popular e polo comercial em Madureira

03/04/2013

Cantado em verso e prosa por músicas que integram o imaginário carioca, Madureira é um dos maiores berços do samba e o maior polo comercial da Zona Norte e segundo da cidade.

Bairros Cariocas

texto
Méier,

Méier, "o maioral"

22/03/2013

A ocupação da região começou quando Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro, doou aos jesuítas a extensa Sesmaria de Iguaçu, que incluía os atuais bairros do Grande Méier, além do Catumbi, Tijuca, Benfica e São Cristóvão.

Bairros Cariocas

texto
O discreto charme do Humaitá

O discreto charme do Humaitá

01/02/2013

Tradição e futuro se misturam no Humaitá. O bairro apresenta ruas tranquilas, casarões centenários, escolas tradicionais e algumas representações diplomáticas, além de abrigar um dos principais polos gastronômicos da cidade do Rio de Janeiro.

Bairros Cariocas

texto
Lapa: o reduto boêmio carioca

Lapa: o reduto boêmio carioca

03/12/2012

A Lapa começou a ser povoada no século XIX, com a construção de casarões para a Corte Portuguesa, e se transformou em reduto da boemia no início do século XX.

Bairros Cariocas