ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Professores da Rede Municipal adotam o podcast como ferramenta pedagógica
25 Setembro 2020 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
 
Alunos da E.M. Monte Castelo produziram podcast sob a orientação das professoras Pâmela Souza (Artes), Milene Leite e Maria Lúcia Cabral (ambas de Língua Portuguesa) (Foto: acervo da professora Pâmela)

O podcast despertou interesse em cerca de 300 professores da 6ª CRE, que participaram da oficina virtual para conhecer o uso do formato de arquivo digital em áudio para uso com alunos. A oficina de podcast ocorreu em junho e fez parte de uma formação sobre tecnologias digitais como ferramentas educacionais.

Pâmela Souza, professora de Artes, ministrou a oficina de podcast, durante a qual expôs o conceito e a história do formato, demonstrou os equipamentos necessários para a produção (basicamente, celular ou computador com gravador e software de edição de áudio; conexão com a internet, se for o caso de publicar na web), apresentou experiências pedagógicas com a ferramenta e deu um exemplo prático de como fazer um podcast usando o Audacity – software gratuito de edição digital de áudio.

Pâmela leciona na E.M. Levy Miranda, na Pavuna, para os anos finais do Ensino Fundamental, e é também responsável pelo Núcleo de Adolescentes Multiplicadores (NAM) da E.M. Monte Castelo, em Acari. Ambas as escolas são da 6ª CRE. Em 2019, ela desenvolveu podcasts com estudantes do 6º ao 9º ano. O podcast abaixo foi feito pelos alunos do NAM para explicar de forma bem humorada o que é o projeto.

 

Segundo Pâmela, a atividade pedagógica com podcast se inicia com uma pesquisa sobre o tema a ser abordado feita pelos alunos, sob sua supervisão. Em seguida, os adolescentes decidem para qual público querem falar. A partir daí, criam o roteiro, o texto e demais recursos a serem usados na produção. As tarefas – leitura, gravação, edição, etc. - são distribuídas de acordo com a aptidão dos membros do grupo. A divisão é feita por eles mesmos, o que permite trabalhar a autonomia e o autoconhecimento.  

O podcast acima, produzido em 2019, serviu de base para a participação do NAM na programação da faixa SocioEmocional da Escola.Rio, programação educativa que a SME está disponibilizando por meio da MultiRio na TV aberta digital (entre outros meios) para apoiar os estudos dos alunos. Pâmela adaptou o conteúdo de áudio para a TV, inserindo fundos coloridos e palavras escritas, além de incluir outros materiais audiovisuais gravados em 2020 com esse mesmo grupo de alunos, o que só foi possível porque os estudantes permanecem em contato com a professora Pâmela via whatsapp.

Pâmela Souza e alunos produtores de podcast da E.M. Monte Castelo (foto: arquivo da professora)

Os projetos de podcast desenvolvidos em 2019 nas duas escolas também tiveram suas particularidades. Pâmela contou em entrevista ao Portal MultiRio que os estudantes do NAM tiveram mais liberdade para improvisar na produção de podcasts porque o projeto é opcional e não há avaliação formal. Dessa maneira, os alunos arriscaram mais nos improvisos vocais, o que resultou em um produto final criativo, na avaliação da professora. Na E.M. Levy Miranda, o projeto foi feito em conjunto com as professoras de Língua Portuguesa Milene Leite e Maria Lúcia Cabral, envolvendo três turmas de 9º ano. Essa experiência conjunta entre Artes e Língua Portuguesa também foi enriquecedora para os adolescentes, na concepção de Pâmela.

"Foram os alunos da E.M. Levy Miranda que me apresentaram o podcast há dois anos. Eles ouviam funk nesse formato. Fui pesquisar para entender o que era podcast e passei a usar como ferramenta nas aulas. É enriquecedor prestar atenção no que os alunos trazem para a sala de aula. Eles têm muito a ensinar. Construir as aulas em diálogo com eles torna tudo mais interessante e eficaz. É uma troca na qual o professor com sua bagagem tem muito a contribuir", explicou Pâmela. A professora disse ainda que os alunos sabem fazer todo o podcast no celular – gravar, editar e publicar na internet -, mas que, para o trabalho em grupo, ela prefere usar gravador e computador. O primeiro público a ouvir o podcast foi o da própria escola. Depois, publicaram alguns na Sound Cloud, uma plataforma on-line de publicação de áudio. É importante notar que alguns aplicativos para gerenciar a publicação de podcasts são pagos ou tem versões pagas para oferecer mais serviços.

 

Entre os podcasts produzidos pelos estudantes da E.M. Levy Miranda está o exemplo acima sobre a trajetória da banda brasileira Paralamas do Sucesso. "A produção de podcasts possibilita trabalhar várias questões com os alunos além do conteúdo tradicional. Procuro desenvolver o senso crítico deles; falar sobre assuntos correlatos, como fake news e construção de narrativas em meios de comunicação diferenciados", ressaltou a professora.   

O que é e como surgiu o podcast

Podcast é um arquivo de áudio acessado via internet, em geral, de forma gratuita. Se o ouvinte desejar, pode se inscrever para receber automaticamente sempre que for publicado conteúdo novo de determinado autor. Atualmente, há os mais diversos tipos de programas oferecidos por meio de podcasts, com conteúdos que vão desde os humorísticos até os educativos, passando pelos informativos, entre tantas outras possibilidades. 

A palavra podcast vem das siglas inglesas pod (Personal On Demand, que quer dizer sob demanda) e broadcast (radiodifusão, ou seja, a transmissão de sinais por meio de ondas eletromagnéticas, como no caso da TV e do Rádio).

Na virada do século, o apresentador da MTV norte-americana Adam Curry começou a disponibilizar na internet arquivos digitais de áudio com seus programas. Depois dele, outras pessoas fizeram o mesmo e o jornalista de tecnologia do jornal The Gardian, Dannie Gregoire, deu o nome de podcasting a essa nova forma de distribuição de arquivos de áudio. Adam Curry havia criado o primeiro agregador de podcasts, disponibilizando o código na internet. Desse modo, Dave Winer pôde aperfeiçoar o sistema, incluindo o enclousure, um comando na assinatura RSS (Really Simple Syndication) que possibilitava avisar aos assinantes a cada novo áudio disponível.

MultiRio na onda dos podcasts

A MultiRio também oferece diferentes produtos no formato podcast. O Ouvi Falar, que está em sua segunda temporada, é uma coprodução com a UniRio e aborda temas relacionados à Ciência. Já a audioteca possui podcasts dos mais variados assuntos, como literatura, personalidades, sustentabilidade e experiências escolares. Nesse último quesito, vale a pena ler também a reportagem da série MCE, que mostra o uso recente do podcast por outras professoras da Rede.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
1º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

1º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

03/12/2020

Confira os conteúdos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
3º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

3º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

03/12/2020

Confira os conteúdos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
4º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

4º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

03/12/2020

Confira os conteúdos do 4º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
EJA II - Material de Complementação Escolar (MCE)

EJA II - Material de Complementação Escolar (MCE)

01/12/2020

Confira os conteúdos do EJA I.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
EJA I - Material de Complementação Escolar (MCE)

EJA I - Material de Complementação Escolar (MCE)

01/12/2020

Confira os conteúdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Carioca II - Material de Complementação Escolar (MCE)

Carioca II - Material de Complementação Escolar (MCE)

01/12/2020

Confira os conteúdos do Carioca II.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
4º Ano Carioca - Material de Complementação Escolar (MCE)

4º Ano Carioca - Material de Complementação Escolar (MCE)

01/12/2020

Confira os conteúdos do 4º Ano Carioca.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Carioquinha - Material de Complementação Escolar (MCE)

Carioquinha - Material de Complementação Escolar (MCE)

01/12/2020

Confira os conteúdos do Carioquinha.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Carioca I - Material de Complementação Escolar (MCE)

Carioca I - Material de Complementação Escolar (MCE)

01/12/2020

Confira os conteúdos do Carioca I.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
NAM acolhe adolescentes e agrega valor positivo à escola

NAM acolhe adolescentes e agrega valor positivo à escola

27/10/2020

O projeto está presente em todas as CREs e é baseado no diálogo.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Como escolas e professores têm se apropriado do formato de <em>lives</em>

Como escolas e professores têm se apropriado do formato de lives

11/09/2020

O fenômeno das transmissões de vídeo ao vivo invadiu as redes sociais no período da pandemia. Confira algumas iniciativas na Rede Pública Municipal de Ensino.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
História e Geografia: <em>podcasts</em>, videoaulas e recursos para estudar em casa

História e Geografia: podcasts, videoaulas e recursos para estudar em casa

24/08/2020

Professores da Rede utilizam formatos de áudio e de vídeo, além de ferramentas como o Microsoft Sway, em propostas criativas e periódicas.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Livro de memórias: registro afetivo no isolamento social

Livro de memórias: registro afetivo no isolamento social

11/08/2020

Professora Danielle Pereira, da E.M. José Eduardo de Macedo Soares (3ª CRE), cria e-book para crianças expressarem sentimentos e vivências durante a pandemia.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Educação Especial: iniciativas, formação e propostas para o período de isolamento social

Educação Especial: iniciativas, formação e propostas para o período de isolamento social

06/08/2020

Sugestões para a rotina dos alunos, curso de Libras, materiais acessíveis e a programação da Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Educação a Distância e Ensino Fundamental

Educação a Distância e Ensino Fundamental

04/08/2020

O isolamento social tornou o ensino remoto realidade para os alunos que conseguem manter o vínculo com a escola. Entenda os prós e os contras dessa situação.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Planejamento: portfólio digital e estratégias de aproximação em tempos de isolamento social

Planejamento: portfólio digital e estratégias de aproximação em tempos de isolamento social

21/07/2020

A experiência da E.M. José Emygdio de Oliveira (5ª CRE) no desafio de tornar o ensino remoto mais democrático.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Educação Física: atividades para fazer em casa

Educação Física: atividades para fazer em casa

03/07/2020

Jogos, adaptações de modalidades esportivas e até atividade de faz de conta envolvendo exercícios de ioga entre as sugestões.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Os múltiplos lugares da música na Educação

Os múltiplos lugares da música na Educação

01/07/2020

As diversas atividades e projetos espelham as múltiplas possibilidades da música.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Atraindo o interesse dos alunos durante a pandemia: a experiência de duas professoras

Atraindo o interesse dos alunos durante a pandemia: a experiência de duas professoras

26/06/2020

Elas conseguiram a adesão de quase 100% dos alunos às atividades que fazem pela internet.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Aplicativos e vídeos prontos podem ajudar nas atividades educativas a distância

Aplicativos e vídeos prontos podem ajudar nas atividades educativas a distância

16/06/2020

Professores da Rede estão usando recurso digitais gratuitos para ensinar a distância. Conheça experiências que estão funcionando.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Direitos autorais: 14 dúvidas mais comuns

Direitos autorais: 14 dúvidas mais comuns

16/06/2020

Especialista responde a perguntas enviadas pela comunidade escolar durante o #educa sobre Direitos autorais.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Rede Municipal do Rio capacita professores para o uso de plataformas digitais

Rede Municipal do Rio capacita professores para o uso de plataformas digitais

04/06/2020

Docentes têm buscado novos conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas e metodologias educacionais.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
O impacto do isolamento social nas práticas pedagógicas e na equidade do ensino

O impacto do isolamento social nas práticas pedagógicas e na equidade do ensino

29/05/2020

Período da pandemia tem sido profícuo em debates e novas aprendizagens.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Direito autoral: cuidados na hora de produzir e compartilhar conteúdos on-line

Direito autoral: cuidados na hora de produzir e compartilhar conteúdos on-line

25/05/2020

Professores devem estar atentos ao produzir e compartilhar vídeos e demais conteúdos educativos na internet. Confira alguns cuidados que devem ser tomados.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Pandemia exige mais atenção com a segurança na internet

Pandemia exige mais atenção com a segurança na internet

22/05/2020

 Temas mais procurados costumam ser alvo de hackers.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
A tecnologia no aperfeiçoamento profissional do pedagogo

A tecnologia no aperfeiçoamento profissional do pedagogo

19/05/2020

Dia 20 de maio é dedicado ao pedagogo. Conheça possibilidades de capacitação.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Livro, um grande aliado do conhecimento e da diversão

Livro, um grande aliado do conhecimento e da diversão

16/04/2020

Conheça divesrsos sites que oferecem livros on-line gratuitos.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Como manter o equilíbrio físico e mental durante o isolamento social

Como manter o equilíbrio físico e mental durante o isolamento social

15/04/2020

Psicólogos, pediatras, nutricionista e professores de Educação Física orientam sobre como viver melhor esse momento de restrição.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Experimentos científicos para fazer em casa: divirta-se e aprenda com eles!

Experimentos científicos para fazer em casa: divirta-se e aprenda com eles!

08/04/2020

Estimule a curiosidade das crianças e dos adolescentes!

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Professores compartilham aulas e outros conteúdos educativos on-line

Professores compartilham aulas e outros conteúdos educativos on-line

03/04/2020

Balé, Língua Portuguesa, arte com massinha, poesia e diversos outros conteúdos - educadores estão postando nas redes. Aproveite!

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Educação Especial: atividades para fazer em casa durante a suspensão das aulas

Educação Especial: atividades para fazer em casa durante a suspensão das aulas

02/04/2020

 Alunos especiais precisam continuar desenvolvendo habilidades nesse período!

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Atividades gratuitas na internet para professores, alunos e responsáveis em isolamento social contra o coronavírus

Atividades gratuitas na internet para professores, alunos e responsáveis em isolamento social contra o coronavírus

26/03/2020

Há possibilidades para adultos e crianças, como shows, leitura de histórias e passeios virtuais. Torne sua estadia em casa mais leve.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Como desenvolver atividades em casa durante a suspensão das aulas

Como desenvolver atividades em casa durante a suspensão das aulas

20/03/2020

É hora de revisar conteúdos e de realizar atividades educativas e divertidas com as crianças!

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Espaço de SER - Material de Complementação Escolar (MCE)

Espaço de SER - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

O Espaço de SER (Sentir, Expressar e Relacionar) é um programa que trabalha as habilidades socioemocionais dentro da escola.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
2º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

2º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
5º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

5º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
6º Ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

6º Ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
7º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

7º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos do 7º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
8º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

8º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos do 8º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
#TáNaRede - Material de Complementação Escolar (MCE)

#TáNaRede - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos compartilhados por professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
9º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

9º ano do Ensino Fundamental - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Educação Infantil - Material de Complementação Escolar (MCE)

Educação Infantil - Material de Complementação Escolar (MCE)

13/03/2020

Confira os conteúdos da Educação Infantil.

Material de Complementação Escolar (MCE)

egebey1453 multirio.txt