Verão. Tempo de crianças em férias e de dias mais longos e ensolarados, que nos convidam à vida ao ar livre, ao lazer, ao banho de mar e – por que não? – a um banho de cultura. Inúmeros museus da cidade estão fincados em meio a jardins, áreas arborizadas e outros atrativos naturais, permitindo que a descontração dos passeios ao ar livre se combine com informações sobre a arte, a cultura, a história e a natureza. Confira algumas dicas de passeios que o Portal MultiRio preparou para você.
A Ilha Fiscal, que ocupa uma área de sete mil metros quadrados na Baía de Guanabara e fica a pouco mais de um quilômetro do centro do Rio, é uma das opções. Pegar a balsa que parte do Centro Cultural da Marinha, na Avenida Alfredo Agache, próximo à Praça Quinze, é a melhor maneira de chegar à ilha, onde aconteceu o último baile do Império, seis dias antes da Proclamação da República.
Durante a viagem à Ilha Fiscal, assim batizada por ter sido um posto de observação da Alfândega, um guia da Marinha vai informando sobre diversos pontos da Baía de Guanabara que foram importantes na ocupação e defesa do Rio de Janeiro. Na chegada à ilha, o visitante logo se depara com o castelo em estilo neogótico e seu relógio alemão de corda, de quatro faces, instalado em seu torreão.
Além da ambientação do “último baile”, o castelo abriga uma exposição sobre as riquezas naturais do Pantanal; outra de miniaturas de navios; e outra sobre a presença da Marinha na região da Amazônia, onde os rios Solimões e Negro se encontram. O guia ainda leva o visitante ao salão superior do castelo, ornado com vitrais ingleses, que retratam o imperador d. Pedro II e a princesa Isabel.
Outra opção de passeio que combina mar com história é a visita ao Forte de Copacabana. Além da vista panorâmica das praias ao redor, do amplo espaço para lazer e da arquitetura, o forte abriga o Museu Histórico do Exército, que apresenta a história do Brasil sob a ótica militar. No Salão Colônia-Império, a exposição permanente retrata os principais fatos ligados à fase colonial, à expansão territorial pelas Entradas e Bandeiras, à chegada da corte portuguesa, à Proclamação da Independência, à Guerra do Paraguai e à Proclamação da República. Entre os episódios retratados, destaca-se a Batalha de Guararapes, ocorrida em 1648, que marca o nascimento do Exército Brasileiro.
No Salão República, os fatos históricos em exposição são a primeira Assembleia Constituinte, a Revolta da Armada, a Guerra de Canudos, os contatos do marechal Rondon com as nações indígenas, o Levante dos 18 do Forte, que marcou o início do Movimento Tenentista, e a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. O museu ainda tem um salão com acervo sobre os presidentes do Brasil.
Serviço
Ilha Fiscal
Espaço Cultural da Marinha, Av. Alfredo Agache, s/n, Centro
Telefone: (21) 2233-9165
Forte de Copacabana
Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Posto 6, Copacabana
Telefone: (21) 2521-1032