Para quem tem curiosidade sobre assuntos do céu e do universo, uma ótima pedida é a visita ao Museu de Astronomia (Mast), em São Cristóvão. O Mast fica localizado dentro do campus do Observatório Nacional, uma área de cerca de 44 mil metros quadrados com muitas árvores, jardins, 16 edificações de valor histórico e um meteorito de duas toneladas, encontrado na década de 1920 na cidade de Luziânia, em Goiás.
A sede do museu fica aberta ao público de terça-feira a domingo, inclusive feriados, e tem exposições que agradam a adultos e crianças. As Estações do Ano, a Terra em Movimento – com várias curiosidades sobre os ciclos dos dias e das noites, as fases da Lua e os planetas do Sistema Solar – é uma delas. Outra exposição, A Química na História do Universo, da Terra e do Corpo, faz uma linha do tempo que relaciona a história das ciências químicas aos elementos encontrados no universo, no nosso planeta e no nosso organismo.
Nos pavilhões da Luneta Equatorial e do Círculo Meridiano de Gautier, também se pode ver outras exposições: uma delas aborda questões sobre a natureza do tempo; outra apresenta a espectroscopia, técnica que revolucionou a Astronomia ao permitir que se conheça a matéria, a temperatura, a massa e a velocidade de deslocamento dos astros. Exceto em janeiro, o Mast também promove observações do céu nas quartas-feiras e nos sábados, a partir das 18h30, em dias de céu aberto.
Ainda em São Cristóvão, a visita ao Museu Nacional, localizado em meio aos jardins da Quinta da Boa Vista, é diversão cultural garantida para adultos e crianças. Ambientadas no vasto espaço da antiga residência oficial da família real, as exposições de Antropologia Biológica, Arqueologia, Etnologia, Paleontologia, Geologia e Zoologia levam o visitante a uma grande viagem pelos tempos mais longínquos da história da Terra e da humanidade.
O Museu Nacional tem várias atrações: meteoritos, dinossauros, baratas pré-históricas, múmias do Egito e dos Andes, artefatos das culturas africana, mediterrânea e pré-colombiana, armas e ferramentas neolíticas, aves empalhadas há mais de 200 anos, além de centenas de outros objetos intrigantes, que suscitam não só a nossa curiosidade, mas também a dos cientistas. Este é o caso de Luzia, ossada encontrada em Lagoa Santa (MG), que ficou famosa por ser a mais antiga da pré-história brasileira e por ter uma morfologia craniana completamente distinta da dos índios atuais. A reconstituição da face dela pode ser vista na exposição de Antropologia Biológica do museu.
Trem da Ciência
Para quem gosta de ciência, uma outra excelente opção de lazer é a visita ao Museu da Vida, fincado no meio do imenso e arborizado campus da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. O circuito começa na recepção, onde o visitante pode embarcar no Trenzinho da Ciência para chegar ao museu, que tem quatro espaços temáticos: Passado e Presente, Parque da Ciência, Ciência em Cena e Biodescoberta. Cada um desses espaços apresenta exposições permanentes, que giram em torno de temas como energia, ótica, percepção sensorial, biodiversidade e história da ciência.
Serviço
Museu de Astronomia (Mast)
Rua General Bruce, 596 – São Cristóvão
Telefone: (21) 3514-5200
Museu Nacional
Quinta da Boa Vista – São Cristovão
Telefone: (21) 2562-6900
Museu da Vida
Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos
Telefone: (21) 3865-2121