O intuito maior do nosso projeto foi estabelecer a interação dos alunos do 5º ano com o público-alvo da Educação Especial, desmitificando a ideia de que o aluno da classe especial – ou seja, os alunos incluídos na E.M. Equador – não consegue entender o mundo à sua volta.
Por meio das orientações da Defesa Civil, assunto que permeia a vida social da maioria de nossas turmas (na eventualidade de incêndios, chuvas fortes, deslizamentos de terra etc.), trabalhamos inúmeras habilidades com os alunos do 5º ano e da Educação Especial, tendo como foco principal valorizar o respeito às diferenças e à diversidade humana.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO | A organização do nosso projeto seguiu o seguinte roteiro:
OPÇÕES DE CONCLUSÃO
Com uma dinâmica adaptada e com explicações diretas e objetivas, conseguimos trabalhar o tema da maneira mais concreta possível. E utilizamos como avaliação final o jogo dos sete erros e o jogo da memória para verificar se o assunto tratado havia sido compreendido por nossos alunos incluídos.
Percebemos que nossos alunos neurotípicos se surpreenderam com o resultado e também superaram deficiências como a de falar corretamente em público e a de ter mais paciência e calma para verbalizar e explicar determinado conceito. E entenderam que todos temos que superar alguma deficiência em algum momento da vida. Em suma, projeto resultou num processo de grande respeito às diferenças e às individualidades de cada um de nós, e demonstrou que juntos construímos a sociedade que vivemos.