ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Projeto Defesa Civil nas Escolas: orientações adaptadas para a Educação Especial
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Equador - 2ª CRE
Boulevard Vinte E Oito de Setembro 353 - Vila Isabel
AUTOR(ES)
Bruna Paesler, Monique Portela Bastos, Vera Lúcia Trombetta e Daniele Rampazio

  • Bruna Paesler é formada em Língua Portuguesa, pós-graduada em Alfabetização e regente de turma há 15 anos;

  • Monique Portela Bastos é professora regente de Sala de Recursos há 11 anos, psicopedagoga, neuropsicopedagoga e terapeuta ABA;

  • Vera Lúcia Trombetta é formada em Língua Portuguesa e regente de Classe Especial há mais de 15 anos;

  • Danielle Rampazio é formada em História e regente de turma há mais de 15 anos.


Todas nós estamos comprometidas com a importância da inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Esse é o caminho para a construção de uma sociedade que respeita as diferenças e valoriza o ser humano na sua essência
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora da sala de recursos- AEE, Professora regente anos iniciais e professoras da classe especial
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
CE-DI
CLASSES HOSPITALARES
Ensino Fundamental I na Rede
OBJETIVOS

O intuito maior do nosso projeto foi estabelecer a interação dos alunos do 5º ano com o público-alvo da Educação Especial, desmitificando a ideia de que o aluno da classe especial – ou seja, os alunos incluídos na E.M. Equador – não consegue entender o mundo à sua volta.

Por meio das orientações da Defesa Civil, assunto que permeia a vida social da maioria de nossas turmas (na eventualidade de incêndios, chuvas fortes, deslizamentos de terra etc.), trabalhamos inúmeras habilidades com os alunos do 5º ano e da Educação Especial, tendo como foco principal valorizar o respeito às diferenças e à diversidade humana.

HABILIDADES
5º ano - Anos Iniciais - Apresentar-se, dirigindo-se com gentileza e respeito a seu(s) interlocutor(es), com a necessária desenvoltura articulatória na fala, fazendo uso, se necessário, dos gestos como recurso expressivo.
5º ano - Anos Iniciais - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
5º ano - Anos Iniciais - Rejeitar qualquer atitude discriminatória a modos de falar, atuando de forma colaborativa em conversas.
5º ano - Ciências - Identificar a importância da cobertura vegetal para manutenção do ciclo da água.
5º ano - Geografia - Elaborar representações espaciais capazes de apontar as principais questões ambientais do seu bairro.
5º ano - Geografia - Identificar os principais elementos naturais do município do Rio de Janeiro, reconhecendo seus principais problemas ambientais.
5º ano - História - Compreender o conceito de cidadania e dos direitos humanos como conquistas históricas construídas socialmente, buscando aproximar esses temas com exemplos da realidade cotidiana do estado do rio de janeiro.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2022 até Novembro/2022

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO | A organização do nosso projeto seguiu o seguinte roteiro:

  • As turmas do quinto ano do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental da E.M. Equador terão aulas sobre protocolos de segurança em casos de incêndios e deslizamentos de terra ocasionados por condições climáticas hostis. As aulas serão ministradas pela professora regente das turmas citadas.
  • Após as explicações, iremos propor atividades durante as quais os alunos deverão produzir um pequeno texto explicativo com uma ilustração sobre o conteúdo abordado e apresentar à própria turma. A professora deverá organizar um vídeo curto sobre o assunto, adaptado para os alunos da Classe Especial.
  • Em seguida, as crianças deverão dividir-se em grupos de quatro a seis componentes e criar um jogo educativo sobre o assunto apresentado, que será destinado à turma de Educação Especial.

OPÇÕES DE CONCLUSÃO

  1. Após cada grupo confeccionar seu jogo, será feito um “jogão” coletivo, aproveitando todas as ideias trabalhadas. Somente um grupo irá apresentar a explicação e o vídeo para a Classe Especial.
  2. Todos os jogos serão apresentados aos alunos da Classe Especial. A articulação com o projeto político- pedagógico da unidade prioriza o respeito à diversidade humana..

Com uma dinâmica adaptada e com explicações diretas e objetivas, conseguimos trabalhar o tema da maneira mais concreta possível. E utilizamos como avaliação final o jogo dos sete erros e o jogo da memória para verificar se o assunto tratado havia sido compreendido por nossos alunos incluídos.

Percebemos que nossos alunos neurotípicos se surpreenderam com o resultado e também superaram deficiências como a de falar corretamente em público e a de ter mais paciência e calma para verbalizar e explicar determinado conceito. E entenderam que todos temos que superar alguma deficiência em algum momento da vida. Em suma, projeto resultou num processo de grande respeito às diferenças e às individualidades de cada um de nós, e demonstrou que juntos construímos a sociedade que vivemos.

Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.