ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
DIÁLOGOS E ESCUTAS COM OS ADOLESCENTES
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Avenida dos Desfiles I - 1ª CRE
Avenida Salvador de Sá S/nº Setor 13 - Cidade Nova
AUTOR(ES)

Dinorah Nery - assistente social formada na UFRJ, pós-graduada em Terapia de Família na Cândido Mendes, atua como Assistente Social na Secretaria Municipal de Educação desde2008.
Juliana Dal-Bello - assistente social formada na UFF, pós-graduada em Serviço Social e o Trabalho com Famílias na UNISUAM, atua como Assistente Social na Secretaria Municipal de Educação desde 2008.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
assistentes sociais do PROINAPE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
Carioca I
Carioca
OBJETIVOS

- O principal objetivo é acolher, oferecendo um espaço de escuta e fomentando discussões e reflexões sobre os diversos temas da adolescência.

- Desenvolver rodas de conversas com os/as discentes sobre adolescências, que possam acolher, apoiar, fortalecer e dinamizar; questões ligadas ao mercado de trabalho (Programa Jovem Aprendiz, cursos, oficinas etc.), questões ligadas a relacionamentos interpessoais, violência, bullying, família, e sobre saúde mental/ emocional.

- Colaborar para o fortalecimento dos vínculos e da valorização do espaço escolar.

- Fomentar discussões sobre mercado de trabalho, profissionalização e a importância da continuidade da escolarização;

- Estimular a escola a adotar novas estratégias pedagógicas e de participação dos alunos;

- Colaborar para o fortalecimento da articulação da escola com a rede local, pensando em estratégias para a frequência/permanência do(a) aluno(a) na escola.

- Articular junto à rede socioassistencial para realização das oficinas.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Novembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Público
Alunos
Competências da BNCC
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Eixo de trabalho do NIAP
Acolhimento Psicossocial e Vínculo Escolar

O PROJETO DIÁLOGOS E ESCUTAS COM OS ADOLESCENTES, se dividiu em quatro linhas de ação: 1) Trabalho realizado nas turmas- realizamos encontros com as turmas apontadas, através de levantamento de demanda com os alunos a respeito de suas dificuldades o tema relacionamento interpessoal/bullying foi o apontado como o percursor dos debates, corroborando com o pedido da direção. Ao longo desses quatro encontros abordamos as temáticas: Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes pautados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), com dinâmicas de convivência desdobrando as pautas de bullying, respeito e convívio no espaço escolar. Com este trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de se escutarem e perceberem como é possível o convívio mais harmonioso. Foram realizados, ainda dois grupos de meninos, um grupo de seis alunos, e outro grupo com três alunos que se envolveram em situações de conflitos na escola e alguns em furtos no bairro.

2) Grupo aberto- Foram as rodas de conversas abertas, onde eles participaram de forma espontânea, após o término da aula. Para este trabalho acontecer, realizamos junto à direção da escola avisos para os responsáveis autorizarem a participação dos alunos interessados na atividade. Os assuntos abordados foram: adolescência, fase cheias de descobertas, aprendizagens, conflitos e dúvidas, relacionamento amoroso e/abusivo, cuidado com o corpo, prevenção e vida saudável (importância do sono, uso abusivo de telas, uso de drogas etc.). destacamos que nas rodas de conversa, também foram utilizadas dinâmicas e sempre os encontros terminaram com músicas escolhidas pelos adolescentes.

3) Projeto de Vida com alunos de 8º e 9ª anos e Projeto Carioca 1 e 2- Foram trabalhados temas relacionados a profissionalização, Programa Jovem Aprendiz e continuidade na vida estudantil. Essas atividades foram realizadas em parceria com a Fundação MUDES.

4) Evento de culminância (28/09/23) - Sugerimos uma ação coletiva em SETEMBRO para comemorar o mês do adolescente e sensibilização e prevenção no set. AMARELO. Envolveu toda a comunidade escolar e vários parceiros institucionais.

Sobre o trabalho realizado com os alunos da EM Jenny Gomes podemos afirmar que esta prática foi de fundamental importância para acolhimento dos alunos, criando um espaço de escuta, atenção e reflexão sobre vários temas e aspectos da vida. Os alunos puderam falar, amadurecer e realizar condutas e relacionamentos mais saudáveis principalmente no espaço escolar. Conduzindo assim uma melhora na convivência no espaço escolar. Esse retorno tivemos da direção, professores e também os alunos onde falaram o quanto gostaram dos encontros, das rodas de conversa e principalmente do evento de setembro. Seguem pedindo por mais encontros e nós do PROINAPE continuamos a acreditar que essas formas de acolher, transformam vidas e que possibilitam novas práticas e abordagens docentes no espaço escolar, fazendo uma maior aproximação entre profissionais da escola e alunos. Importante mencionar a fundamental parceria com a equipe gestora da escola, a qual a todo momento esteve presente no planejamento.
Referências Bibliográficas

CARDOSO Marta Rezende (org.). Adolescentes. São Paulo: Escuta, 2006, 216 p.

FREIRE, Paulo. Prefácio. In: SNYDERS, Georges. Alunos Felizes. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1993.

_________, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de

Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.

https://cresspr.org.br/2021/10/11/qual-o-papel-do-servico-social-na-luta-pelo-direito-das-criancas/

https://view.genial.ly/62704110b92b0b0011f55330/learning-experience-didactic-unit-sobre-o-niap-e-o-percurso-das-infancias-as-adolescencias

https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/silva_werle.pdf

ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PÁGINAS NA INTERNET:

20231026 132432 417413299746187 1 - YouTube bora pra escola

VID 20231002 WA0007 - YouTube resumo do evento

Registros
IMAGENS
entrada na turma 1701
entrada na turma de 7102
grupo com meninos imagem de como me sinto
dia do evento Dia do Adolescente foto oficina de DJ
Dia do evento Dia do Adolescente foto oficina de robótica
Dia do evento foto da oficina Consciência sobre Setembro Amarelo
dia do evento oficina Sexualidade na Adolescência
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.