UNIDADE DE ENSINO
EM Ministro Plínio Casado - 4ª CRE
Rua Pequeri 237 - Brás de Pina
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Christiane Villar Nogueira; Douglas Eduardo da Conceição Diógenes.
Formada em Licenciatura plena em pedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, com experiência em pesquisas na área de políticas públicas. Atua como professora do ensino fundamental, no Município do Rio de Janeiro, desde 2013.
Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ (2015), graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, e Educação Popular, Educação e Trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: educação integral, políticas educacionais. Atualmente trabalha Secretaria Municipal de Educação como Professor de Ensino Fundamental, com experiência de ensino em diversos níveis de escolaridade. Encara com entusiasmo a oportunidade de exercer funções que circundam a educação, tendo experiência em promover um ambiente de aprendizagem para todos os alunos e levar as vivências e discussões para construir um debate sobre a educação.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF - 40h
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
OBJETIVOS
Diminuir a baixa frequência e a frequência irregular;
Minimizar baixa participação/envolvimento dos responsáveis no acompanhamento escolar dos alunos;
Aumentar o interesse nos componentes curriculares propostos.
Aumentar o repertório linguístico e cultural dos alunos;
Desenvolver habilidades, tais como: concentração, desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicomotor;
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas em atividades com diferentes gêneros textuais.
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer oralmente, em diferentes textos, a palavra como unidade gráfica.
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Este projeto consiste na apresentação do projeto com Tema Cantando e Encantando com o 1º ano da E.M. Ministro Plínio Casado, baseado na utilização do instrumento musical flauta doce. A Escola fica na comunidade Divinéia, no bairro de Brás de Pina. Atende a um público do entorno, muitos em condições de vulnerabilidade social e que lidam com conflitos armados constantes na comunidade. Encontramos na flauta doce, instrumento brincante, um recurso didático/pedagógico para otimizar a alfabetização/letramento das turmas do 1º ano da escola. Todavia, a baixa frequência e/ou frequência irregular, dias letivos sendo ministrados remotamente por conta de conflitos na comunidade, pouco engajamento dos responsáveis no acompanhamento escolar de seus filhos e o desinteresse nas matérias escolares, se tornaram problemas significativos na aprendizagem dos alunos. O projeto se justifica quando melhora da frequência, tornando a frequência regular com o atrativo das oficinas de flauta, aumentando o engajamento dos responsáveis com a unidade escolar e o encantamento das crianças com a possibilidade de tocar um instrumento. O trabalho desenvolve habilidades/competências que são essenciais para o processo de alfabetização e estão para além dos componentes curriculares, como criatividade, sensibilidade, coletividade, concentração, desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor. O projeto abrange diversas áreas dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular do 1° ano de escolaridade. Fundamentamos a nossa prática com uma proposta em que conversássemos com os nossos educandos sobre a riqueza da cultura historicamente construída. Entendemos que a aula pautada somente na escrita no quadro não iria atender toda a convicção pedagógica contida no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Diante disso, ensinamos técnicas iniciais tais como, modo de segurar e intensidade do sopro. Trabalhamoscom músicas que contém as notas musicais superiores da flauta (SI, LA, SOL, DÓ,RÉ).
Acreditamos que alfabetização tem princípios. E esses princípios são regidos por fundamentos políticos sociológicos epistemológicos e culturais. Desta maneira, debater os conceitos literatura, multiletramento e alfabetização/ letramento contribuem de forma significativa para aprendizagem dos educandos. Quando pensamos no Projeto Cantando e Encantando com o 1° ano, utilizando a flauta como instrumento brincante, fundamentamos o trabalho com uma proposta em que conversássemos com os nossos educandos a riqueza da cultura historicamente construída. Com isso, os debates da professora Corsino sobre Alfabetização não tem receita, mas têm princípios, o livro Vários Escritos de Antonio Candido e o livro Multiletramentos na escola dos autores Roxane Rojo e Eduardo de Moura Almeida, contribuíram em nossa fundamentação teórico-metodológica. O texto da professora Patrícia Corsino auxilia de forma significativa para as discussões da proposta do projeto. O pressuposto de uma concepção pedagógica que acredita na troca de conhecimento entre educadores e educandos de acordo com a autora não prende-se a métodos, passo a passo ou a uma receita. Corsino apresenta um debate rico sobre os princípios da alfabetização de uma perspectiva progressista onde o interesse da criança está no centro da relação ensino-aprendizagem. Ao refletir sobre a leitura e escrita, ela afirma que os textos não podem aparecer na escola apenas com a finalidade de ensinar a ler e a escrever. Eles precisam exercer funções reais, que façam parte das ações cotidianas e que ampliem as práticas vividas pelas crianças. Durante a execução das oficinas de flauta doce, utilizamos os variados tipos de textos para ampliar o repertório musical e cultural dos alunos, como cantigas populares, música erudita e MPB. Com as turmas do primeiro ano, nosso objetivo é a alfabetização. Mas não é apenas a aquisição do mecanismo da escrita e da leitura. Entendemos que a aula com uma didática tradicional e livresca não iria atender toda a proposta política e pedagógica que nós acreditamos. Aprofundamos os conceitos de literatura para desenvolver as atividades com os alunos. Na obra Vários Escritos, Candido conceitua literatura como todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura e vai além, desde o que chama- mos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações (2011). Então, conforme vimos no livro Multiletramentos na escola, é de suma importância que a escola proporcione aos alunos o contato com diferentes gêneros, suportes e mídias de textos escritos (2012), o texto literário foi o ponto de partida, onde iniciamos a leitura das músicas que tocaríamos na flauta doce. A partir disso, incluímos outras mídias para desenvolver a proposta. Estas mídias se encontram no dia a dia dos alunos, tal como plataformas de vídeos na internet.
Referências Bibliográficas